FAJE
Características do currículo

 

1. Modalidades de atividades

a) Disciplinas teóricas: trata-se de aulas de caráter predominantemente expositivo.

b) Exercícios práticos: são as aulas nas quais a participação ativa do aluno é essencial ao método adotado: seminários de leitura, seminário de síntese, seminário de pesquisa e redação, seminário de monografia, exame final compreensivo.

c) As disciplinas teóricas e os exercícios práticos podem ser de caráter obrigatório ou optativo.


2. Periodização e horário

a) Ainda que os pré-requisitos formais para a matrícula em determinada disciplina sejam reduzidos ao mínimo, as disciplinas teóricas e os exercícios práticos são escalonados segundo uma seriação/periodização ideal, que deverá ser normalmente seguida pelo aluno.

b) Os cursos são ministrados no horário da manhã (das 08h00min às 11h40min). Havendo, contudo, necessidade, os alunos deverão estar abertos à possibilidade de encontros no período da tarde (grupos de estudos, atividades de revisão ou avaliação, participação no programa de monitoria, acompanhamento de estudos).

 

3. Sistema de créditos

a) Atribuição de créditos

Cada disciplina teórica ou exercício prático confere determinado número de créditos, correspondentes a certo número de horas de trabalho escolar, cuja soma permite a integralização do currículo. Cada crédito corresponde a 15 (quinze) horas de trabalho escolar, equivalente a uma hora por semana em um período letivo ordinário (quinze semanas). Os créditos atribuídos a cada disciplina teórica ou exercício prático referem-se ao tempo dedicado a diferentes modalidades de trabalho escolar, a saber, horas de aulas teóricas, predominantemente expositivas, horas de aulas práticas, i.e., com participação estrutural dos alunos (seminários). Exemplo: Teologia Fundamental: 4 cr. = 60 horas/semestre de trabalho escolar = 4 horas/semana de aulas teóricas.

b) Valor curricular dos créditos

Os créditos das disciplinas obrigatórias com conteúdo programático pré-determinado correspondem a 80% do total dos créditos do currículo do Bacharelado civil (96% no Bacharelado eclesiástico). Os temas e programas das outras disciplinas e exercícios práticos podem variar de ano para ano.

Para a integralização do currículo, o aluno deve obter 174 créditos obrigatórios do campo principal de estudos (126 no Bacharelado eclesiástico) e mais 36 créditos do campo complementar. Os créditos eventualmente excedentes constarão do histórico escolar do aluno, mas não serão computados para a integralização do seu currículo.

Nos casos de transferências, o aluno só poderá colar grau na Faculdade, se tiver cursado nela, com aprovação, pelo menos, dois terços dos créditos constantes do currículo da Graduação.

 

4. Duração do curso

Duração mínima: tendo em vista o número de horas de estudo pessoal exigido para o acompanhamento proveitoso do curso e a realização dos seus objetivos, requer-se dos alunos dedicação integral ao estudo. Com isso, é possível completar o curso em 08 períodos letivos ordinários (06 no Bacharelado eclesiástico).

Duração máxima: perfaz 12 períodos letivos ordinários (10 no Bacharelado eclesiástico), a partir da matrícula inicial. Vencido esse prazo, o aluno perde o direito a continuar no curso.

 

Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto - Belo Horizonte - MG - CEP31720 300 - Como chegar? Tel (31) 3115 7000 - Fax (31) 3115 7015