FAJE
Ementas das disciplinas Mestrado em Filosofia 1.º e 2.º semestres de 2016

                                          

EMENTAS DAS DISCIPLINAS - 1.º e 2.º SEMESTRES DE 2016

Programa de Pós-Graduação - Filosofia

 

1.º  SEMESTRE

0. DISCIPLINA OBRIGATÓRIA ( 4 CRÉDITOS)

FP.016102. A Questão Filosófica de Deus – Prof. Dr. João A. Mac Dowell

 

Depois de apresentar a problemática religiosa no mundo atual, o curso discute, em primeiro lugar, a questão da racionalidade da fé, e, em seguida, as principais tentativas de justificar a existência de um ser infinitamente perfeito e absolutamente transcendente, concentrando-se nas interpretações do dinamismo do espírito humano na sua abertura ilimitada para o todo.

 

1. LINHA DE PESQUISA: ÉTICA (DISCIPLINAS OPTATIVAS)

 

FP.116103. T. E. em História da Ética moderna: Liberdade e sociedade no pensamento ético moderno, 2 cr. – Prof. Dr. Édil Guedes

 

Este curso propõe-se a examinar as concepções de liberdade, seus desdobramentose suas relações com a emergência e o desenvolvimento da sociedade moderna no pensamento ético de cinco autores representativos: Adam Smith, John Stuart Mill,Immanuel Kant, Georg W. F. Hegel e Karl Marx.

 

FP.116104. T. E. em Ética contemporânea: A superação do abismo da desigualdade social – um problema para a filosofia? , 2 cr. - Prof. Dr. Elton Vitoriano Ribeiro

 

Este curso pretende estudar os problemas fundamentais referentes à discussão acerca da pergunta pela possibilidade de superação do abismo da desigualdade social. O caminho para tal questionamento é duplo: (1) primeiro perguntando-se pelos fundamentos filosóficos da relação entre ética, política e sociedade na filosofia social contemporânea (liberalistas e comunitaristas); (2) depois analisando filosoficamente os conceitos de pobreza e de justiça presentes em toda discussão sobre uma possível superação da desigualdade social. O objetivo final do curso é mostrar que este é um problema importante para a ética filosófica e, também, lugar de incidência sócio-político-cultural da filosofia em nossas sociedades.

 

FP.116106. T. E. em Ética moderna A Filosofia Moral de David Hume – Um relato dos sentimentos, 2 cr. – Prof. Dr. Bruno Pettersen

 

Quais são as relações entre a razão e as paixões na determinação das virtudes e dos vícios humanos? Para responder a tal questão investigaremos a teoria moral de David Hume (1711-1776) em sua obra Investigação acerca dos Princípios da Moral, onde ele apresenta uma inovadora visão da simpatia e da avaliação utilitária da moral.

 

FP.1161LO. Leitura Orientada em Ética I, 1 cr. - Vários professores

 

 

2. LINHA DE PESQUISA: FILOSOFIA DA RELIGIÃO (DISCIPLINAS OPTATIVAS)

 

FP.216105. T. E. sobre o Fenômeno Religioso: Símbolo e Imaginação na Experiência Religiosa, 2 cr. – Prof. Dr. Marco Heleno Barreto

 

Refletiremos ao longo do curso sobre as diversas questões que surgem em conexão com a mediação simbólica na experiência religiosa, com ênfase para o papel que cabe à imaginação. Especial atenção será dada à necessidade do símbolo para a expressão do sagrado, e ao problema correlato da modalidade de conhecimento que se pode atribuir à experiência religiosa que se estrutura apoiando-se na imaginação simbólica.

 

FP.015113. T. E. em Filosofia e Mística: O inexprimível no pensamento de Vladimir Jankélévitch, 2 cr. – Prof. Dr. Clovis Gontijo

 

O reconhecimento de “objetos” em seu cerne intraduzíveis para a linguagem verbal aparece como um dos aspectos fundamentais da obra de Vladimir Jankélévitch (1903-1985). Alguns dos conceitos-chave que permeiam a obra do filósofo francês contemporâneo, remetem ao inexprimível, como o je-ne-sais-quoi, o indizível e o inefável. Até mesmo um conceito como o encanto (charme), de conotações estéticas e ontológicas, estrutura-se a partir de uma série de referências negativas, que incluem algo de inapreensível, indeterminado e, de certo modo, imperscrutável para uma inteligência e uma linguagem de pretensão definitória. Assim, ao examinar estes termos e as suas nuanças torna-se possível ter acesso ao núcleo do pensamento jankélévitchiano, eminentemente dedicado a temas evasivos, fugidios, impalpáveis, “noturnos”. Além disso, a análise do inexprimível em Jankélévitch permitirá fecundo diálogo com a tradição mística cristã, cujo discurso apofático é recuperado pelo discípulo de Bergson e aplicado ao plano da imanência, no qual constatamos, por meio de experiências como o amor, o perdão, a temporalidade e a música, um trans87

Filosofia bordamento de sentido que “impede que o humano se identifique exclusivamente ao falado”. Ao longo do curso, serão examinadas algumas referências determinantes para a construção do inexprimível jankélévitchiano, como o silêncio diante do Bem supraessencial e a graça em Plotino, a contemplação da “escuridão luminosa” em A vida de Moisés de Gregório de Nissa, a Teologia Mística de Pseudo-Dionísio Areopagita e o no-sé-qué evocado por São João da Cruz no Cântico espiritual. Ao fim deste estudo, esperamos ser capazes de responder: os termos relativos ao inexprimível, propostos por Jankélévitch em continuidade com a mística, são uma espécie de curinga destituído de significado próprio ou são capazes de lançar luzes, ao menos indiretamente, sobre o que não podemos conceituar de modo conclusivo?

 

FP.2161LO. Leitura Orientada em Filosofia da Religião I, 1 cr. – Vários professores

 

2.º SEMESTRE

0. DISCIPLINA OBRIGATÓRIA ( 4 CRÉDITOS)

 

FP.016201. Ética - Prof.ª Dr.ª Cláudia M. R. Oliveira

 

O homem e a sociedade contemporâneos encontram-se continuamente confrontados com desafios éticos radicais. É preciso recolocar continuamente a questão ética fundamental: “como devemos viver?” O curso pretende, levando em consideração os principais paradigmas da ética — ou seja, os paradigmas teleológico, utilitarista e deontológico —, interrogar a respeito da relação que podemos estabelecer entre ética e praxis, ética e política, ética e economia, e ética e ciência.

 

1. LINHA DE PESQUISA: ÉTCA (DISCIPLINAS OPITATIVAS)

 

FP.116207. T. E. em Ética Contemporânea: O Conteúdo da Experiência Perceptual, 2 cr. – Prof. Dr. Daniel De Luca

 

O objetivo do curso é, basicamente, investigar a experiência perceptual e ativa dos seres humanos com o mundo físico. Pretendemos analisar em que medida essa experiência envolve conceitos acerca do seu conteúdo; ou se, de outro modo, trata-se de uma experiência não conceitual. Diferentes respostas têm sido dadas a esse problema, em grande medida por conta do enfoque ou dos comprometimentos pelos quais ele é analisado. De todo modo, trata-se de um problema importante na filosofia da mente contemporânea, que engaja filósofos de diferentes correntes de pensamento, muitas vezes em debates abertos sobre o tema. Na primeira etapa do curso, veremos a posição conceitualista de John McDowell; em seguida, procuraremos avaliar algumas alternativas importantes a essa posição, como as propostas de Christopher Peacocke e de Adrian Cussins.

 

FP.016208. T. E. em Ética e Política: Eric Voegelin – Religião e Totalitarismo na Modernidade, 2 cr. – Prof. Dr. Álvaro Pimentel

 

O curso apresentará o diagnóstico de Voegelin relativo à crise espiritual da modernidade. A vida política encontra-se, em consequência de tal crise, constantemente afetada por uma tendência a perverter-se e a assumir formas autoritárias e violentas.

 

FP.016209. T. E. em Religião e Ética: Ética e Religião no Tractatus de Wittgenstein, 2 cr. – Prof. Dr. Paulo Margutti Pinto

 

O curso pretende apresentar os aspectos mais relevantes da concepção de ética e suas relações com a religião no Tractatus de Wittgenstein.

 

FP.016210. T. E. Religião e Filosofia: S. Kierkegaard – Reflexões sobre o Amor em suas dimensões ética e religiosa, optativa, 2 cr. – Prof. Dr. Fernando Rey Puente

 

O objetivo do curso é o de tratar o tema do amor na obra do filósofo dinamarquês focando-o sob duas perspectivas diversas, a dimensão ética e a dimensão religiosa do mesmo. Claro que nessa discussão estará pressuposta a dimensão estética do amor, pois se sabe que Kierkegaard elaborou em sua filosofia uma complexa relação entre o que ele denominou os estádios da vida, a saber, o estético, o ético e o religioso. O curso, portanto, pretende analisar o amor ressaltando sob essas distintas perspectivas apoiando-se na interpretação de duas obras do pensador dinamarquês, a saber, Ou...Ou e As obras do amor.

 

FP.1162LO. Leitura Orientada em Ética II, 1 cr. - Vários professores

 

2. LINHA DE PESQUISA: FILOSOFIA DA RELIGIÃO (DISCIPLINAS OPTATIVAS)

 

FP.016208. T. E. em Religião e Política: Eric Voegelin – Religião e Totalitarismo na Modernidade, 2 cr. – Prof. Dr. Álvaro Pimentel

 

O curso apresentará o diagnóstico de Voegelin relativo à crise espiritual da modernidade. A vida política encontra-se, em consequência de tal crise, constantemente afetada por uma tendência a perverter-se e a assumir formas autoritárias e violentas.

 

FP.016211. T. E. em Religião e Fenomenologia: Fenomenologia do corpo e interfaces entre Filosofia e Metafísica, 2 cr. – Prof. Dr. Nilo Ribeiro

 

Trata-se de mergulhar no estudo da “viragem fenomenológica da filosofia” processada nas últimas décadas e seu impacto sobre a questão do corpo e da carne num viés ético-filosófico e metafísico-teológico. O estudo se debruçará sobre textos seletos dos filósofos franceses Michel Henry, Merleau-Ponty, Jean-Luc-Nancy e Emmanuel Lévinas, tendo como escopo apresentar a novidade e a contribuição desses autores para o pensamento encarnado em curso na histórica de tradição filosófica e teológica atuais.

 

FP.016209. T. E. em Religião e Ética: Ética e Religião no Tractatus de Wittgenstein, 2 cr. – Prof. Dr. Paulo Margutti Pinto

 

O curso pretende apresentar os aspectos mais relevantes da concepção de ética e suas relações com a religião no Tractatus de Wittgenstein.

 

FP.016210. T. E. Religião e Filosofia: S. Kierkegaard – Reflexões sobre o Amor em suas dimensões ética e religiosa, 2 cr. – Prof. Dr. Fernando Rey Puente

 

O objetivo do curso é o de tratar o tema do amor na obra do filósofo dinamarquês focando-o sob duas perspectivas diversas, a dimensão ética e a dimensão religiosa do mesmo. Claro que nessa discussão estará pressuposta a dimensão estética do amor, pois se sabe que Kierkegaard elaborou em sua filosofia uma complexa relação entre o que ele denominou os estádios da vida, a saber, o estético, o ético e o religioso. O curso, portanto, pretende analisar o amor ressaltando sob essas distintas perspectivas apoiando-se na interpretação de duas obras do pensador dinamarquês, a saber, Ou...Ou e As obras do amor.

 

FP.2162LO. Leitura Orientada em Filosofia da Religião II, 1 cr. –Vários professores

 

 

  Arquivo para Download:
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto - Belo Horizonte - MG - CEP31720 300 - Como chegar? Tel (31) 3115 7000 - Fax (31) 3115 7015