FAJE
Processo Seletivo

Processo Seletivo - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Filosofia

Inscrições: 

• Período: de 16 de agosto a 04 de novembro de 2016

• Horário: Dias úteis das 09h 30min. às 12h e das 13h30min. às 16h 30min.

• Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação

Documentos para inscrição:

a) formulário de inscrição, devidamente preenchido, acompanhado de uma (1) fotografia 3x4cm;
b) cópia do diploma de graduação expedido por estabelecimento oficialmente reconhecido, ou de outro documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso antes de iniciadas as atividades escolares do Programa de Mestrado;
c) histórico escolar;
d) cópia impressa do curriculum vitae na Plataforma Lattes;
e) prova de estar em dia com as obrigações eleitorais e/ou militares, no caso de ser candidato brasileiro;
f) cópia de documento oficial de identidade e do cadastro de identificação do contribuinte (CPF);
g) quatro (4) exemplares do Projeto de Pesquisa que pretende desenvolver como Dissertação, dentro de uma das Linhas de Pesquisa do Programa, depositados na Secretaria de Pós-Graduação, no ato da inscrição;
h) comprovante do pagamento da taxa de inscrição de R$150,00 (cento e cinquenta reais).

Obs.: A inscrição poderá ser feita por correio, instruída com toda a documentação indicada no item IV, até a data de 04 de novembro de 2016.

Processo de Seleção

a) Pré-requisito: Deferimento do pedido de inscrição, em função da análise da documentação apresentada

b) Provas:

As provas de seleção dos candidatos cuja inscrição houver sido deferida realizar-se-ão na sede da Faculdade no período de 21 a 25 de novembro de 2016, e constarão de:

a) Dia 21 de novembro de 2016, das 9 às 11h.
Prova escrita
, com peso 3 (três), sobre temas filosóficos formulados, a critério da Banca Examinadora, a partir dos seguintes textos:
• ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.15-61.
• SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o fundamento da moral. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.107-164.

b) Dia 21 de novembro de 2016, das 13h30min às 15h30min.
prova escrita
, com peso 01 (um), que consistirá na tradução de um texto filosófico em uma das seguintes línguas estrangeiras: Francês ou Inglês, segundo a opção do candidato. É permitida utilização de dicionário.

c) Entrevista em torno do Projeto de Pesquisa apresentado, com peso 6 (seis), na qual será avaliada a aptidão do candidato em função da clareza dos objetivos, a qualidade e exequibilidade do seu projeto, e o domínio da respectiva temática. Dia e horário da entrevista será programado no dia da realização da primeira prova.

Linhas de Pesquisa

• Ética: Estudo da problemática de fundamentação do ethos ao longo da história do pensamento filosófico, com especial ênfase nas tentativas atuais de arbitrar consensos diante da pluralidade de opiniões que se entrechocam num mundo globalizado. 

 Filosofia da Religião: Abordagem do problema da transcendência divina na perspectiva, seja de uma Filosofia da Religião, em sentido estrito, que parte do fenômeno religioso, seja de uma Teologia Filosófica, que pergunta sobre o sentido último da existência humana.

Público alvo: O programa está destinado a graduados na área de filosofia ou em outras áreas acadêmicas, que demonstrem potencial e motivação para realizar estudos aprofundados e pesquisa no campo da filosofia.

c) Critérios de Aprovação: Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem:

• Nota mínima 07 (sete) na média ponderada das três provas;

• Classificação segundo o valor decrescente da média ponderada alcançada até o preenchimento das 15 (quinze) vagas.

Obs.: Em caso de empate, prevalecerão sucessivamente: a maior nota na entrevista, na prova escrita sobre temas filosóficos, na análise do curriculum vitae.

Observações importantes

• As aulas são ministradas pela tarde, das 14 às 17h 40min. e concentradas ordinariamente, em três dias da semana. Os créditos são obtidos normalmente em dois períodos letivos.

• São oferecidas quinze (15) vagas para ingresso no primeiro semestre de 2017.

• Além dos admitidos via processo seletivo, portadores de diploma Graduação poderão cursar disciplinas isoladas do programa de Mestrado a critério da Coordenação.

• Os candidatos aprovados que não tenham estudos em filosofia deverão cursar disciplinas filosóficas de caráter propedêutico, a critério da Coordenação.

• É, porém, recomendável que a formação filosófica básica seja obtida antes do início do Mestrado.

• A temática do Projeto de Pesquisa, elemento de peso no processo de seleção e fundamental para o bom sucesso do curso, deverá estar no âmbito de uma das linhas de pesquisa do programa (Ética ou Filosofia da Religião) e, quanto possível, no campo de pesquisa e especialização de um dos seus professores. 

• Recomenda-se aos candidatos que, para a definição do tema de seu Projeto de Pesquisa e sua elaboração, solicitem, com suficiente antecedência, mediante a Coordenação, a orientação, presencial ou à distância, de um dos professores do programa.

• Na análise do curriculum vitae dos candidatos serão valorizados a graduação e/ou especialização em filosofia em cursos conceituados, bem como trabalhos e publicações acadêmicas, que demonstrem domínio da metodologia de pesquisa e produção científica na área das ciências humanas e sociais.    

Estrutura curricular

• Para a obtenção do título, além da aprovação na dissertação (sem atribuição de créditos), o aluno deverá cursar com aprovação um total de 20 créditos, assim distribuídos:

8 (oito) créditos de duas disciplinas obrigatórias para todos os alunos de Éticaou Filosofia Religião.

10 (dez) créditos de disciplinas optativas pertencentes à linha de pesquisa do aluno;

2 (dois) créditos correspondentes a dois exercícios de “Leitura orientada” no campo da respectiva linha de pesquisa.

Coordenação

• Prof. Dr. Delmar Cardoso
e-mail: coordpgfilo@faculdadejesuita.edu.br

  Arquivo para Download:
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto - Belo Horizonte - MG - CEP31720 300 - Como chegar? Tel (31) 3115 7000 - Fax (31) 3115 7015