FAJE
Regulamento

O texto completo do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade está à disposição dos interessados no rodapé desta página.

As disposições de caráter mais prático são apresentadas a seguir.

 

1. Orientações para os candidatos

· Anualmente são oferecidas quinze (15) vagas para ingresso no primeiro semestre, mediante Processo Seletivo realizado no mês de novembro.

· O Edital para o Processo Seletivo, divulgado no mês de junho, fixa as datas para inscrição entre agosto e outubro.

·  O Processo seletivo consta das seguintes provas:

a) Prova escrita com peso 03 (três), sobre temas filosóficos formulados a critério da Banca Examinadora;

b) Prova escrita, com peso 01 (um), que consistirá na tradução de um texto filosófico em uma das seguintes línguas estrangeiras: alemão, francês ou inglês, segundo a opção do candidato. É permitido o uso de dicionário;

c) Entrevista em torno do Projeto de Pesquisa apresentado, com peso 06 (seis), na qual será avaliada a aptidão do candidato em função da clareza dos objetivos, a qualidade e exeqüibilidade do seu projeto, e o domínio da respectiva temática. O horário das entrevistas será divulgado tão logo se determine o número de inscrições deferidas.

· Critérios de Aprovação: São considerados habilitados os candidatos que obtiverem:

a) Nota mínima 07 (sete) na média ponderada das três provas;

b) Classificação segundo o valor decrescente da média ponderada alcançada até o preenchimento das 15 (quinze) vagas.

Obs.: Em caso de empate, prevalecerão sucessivamente: a maior nota na entrevista, na prova dissertativa, na análise do curriculum vitae.

· Os candidatos aprovados que não tenham estudos em filosofia deverão cursar disciplinas filosóficas de caráter propedêutico, a critério da Coordenação. Os créditos obtidos nessas disciplinas não são contados para a integralização do currículo de Mestrado.

· É, porém, recomendável que a formação filosófica básica seja obtida antes do início do Mestrado, propriamente dito, mesmo por aqueles que foram aprovados e classificados no Processo Seletivo, que, neste caso, terão direito à sua vaga no ano seguinte.

· A temática do Projeto de Pesquisa, elemento de peso no processo de seleção e fundamental para o bom sucesso do curso, deverá estar no âmbito de uma das linhas de pesquisa do programa (Ética ou Filosofia da Religião) e, quanto possível, no campo de pesquisa e especialização de um dos seus professores.

· Recomenda-se aos candidatos que, para a definição do tema de seu Projeto de Pesquisa e sua elaboração, solicitem, com suficiente antecedência, mediante a Coordenação, a orientação, presencial ou à distância, de um dos professores do programa.

·  Na análise do curriculum vitae dos candidatos serão valorizados a graduação e/ou especialização em filosofia em cursos conceituados, bem como trabalhos e publicações acadêmicas, que demonstrem domínio da metodologia de pesquisa e produção científica na área das ciências humanas e sociais.   

· Além dos admitidos via processo seletivo, portadores de diploma superior poderão cursar disciplinas isoladas do programa de Mestrado a critério da Coordenação.

 

2. Orientações para os alunos

Cada aluno, ao ser admitido no programa, será incluído em uma das linhas de pesquisa, de acordo com o seu projeto de dissertação e deverá escolher um professor-orientador, dentre os indicados pela Coordenação, o qual acompanhará o seu desempenho acadêmico e, em particular, a elaboração da dissertação.

- O curso de Mestrado terá a duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser prorrogado em casos especiais com autorização do Colegiado do Curso. Trata-se do prazo para a entrega da dissertação, já aprovada pelo Orientador, na Secretaria do Curso.

- Antes de matricular-se nas disciplinas de cada período letivo, o aluno deverá organizar o seu programa de estudos, de comum acordo com o professor-orientador.

 -O estudante, com a anuência de seu orientador, poderá solicitar ao Colegiado a alteração da matrícula, dentro do prazo estabelecido no calendário escolar.

- São condições para a aprovação em cada disciplina a nota mínima de 60 pontos e a freqüência a no mínimo 75% das atividades programadas, vedado o abono de faltas. A nota mínima para aprovação na dissertação é de 70 pontos.

- O estudante que obtiver nota inferior a 60 mais de uma vez, na mesma ou em diferentes disciplinas, será excluído do curso.

- Para efeito da integralização do currículo de Mestrado, os créditos obtidos em qualquer disciplina só terão validade de 36 (trinta e seis) meses, salvo no caso previsto no art. 38, parágrafo único, do Regulamento do Curso.

- Até 08 créditos de disciplinas do currículo do Curso de Mestrado, cursadas com aprovação, como disciplinas isoladas, antes da admissão do aluno no Programa, poderão ser a aproveitados para a integralização do currículo de Mestrado.

- Com aprovação do Colegiado, disciplinas correspondentes a até 1/3 dos créditos exigidos para a integralização do currículo poderão ser cursadas em programas de pós-graduação reconhecidos de outras instituições.

- Com aprovação do Colegiado de ambos os cursos, o estudante poderá matricular-se em disciplina do programa de pós-graduação em Teologia da Faculdade, afim da sua linha de pesquisa, como disciplina optativa.

- O aluno admitido no Programa deverá apresentar para apreciação do Colegiado seu Projeto Definitivo de dissertação, já aprovado pelo Orientador, até 12 meses depois do início do curso, i.e. até o final do mês de fevereiro subseqüente ao ingresso.

- Será excluído, por abandono do curso, o estudante que deixar de renovar a matrícula em cada período letivo, sem autorização do Colegiado.

  Arquivo para Download:
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto - Belo Horizonte - MG - CEP31720 300 - Como chegar? Tel (31) 3115 7000 - Fax (31) 3115 7015