Mestrado

Informações Gerais:

O Mestrado visa ao aperfeiçoamento pessoal do pesquisador pela aquisição de uma metodologia de pesquisa e redação avançadas, comprovando a capacidade de lecionar a Teologia num campo específico.

O aluno é admitido no programa em uma das Áreas de Concentração e das Linhas de Pesquisa do Programa (acesse o link para ver as linhas de pesquisa), de acordo com o seu projeto de dissertação. O professor-orientador acompanhará a elaboração de sua dissertação.

O curso de Mestrado tem a duração máxima de 24 meses, salvo em casos especiais previstos no Regulamento do Curso. Recomenda-se, contudo, a sua conclusão, com a defesa da dissertação, no prazo acima indicado.

As aulas são ministradas pela tarde, das 14h às 17h40.

Ingresso no Programa

Para a admissão ao Mestrado é necessário levar em consideração os seguintes requisitos:

a) Entrevista conduzida pelo Coordenador da Pós-Graduação ou por um professor por ele designado, cujos temas serão os estudos anteriores, a monografia de bacharelado, as prospectivas de futuro e outros assuntos pertinentes.

b) Avaliação do histórico escolar: O candidato deverá apresentar o certificado de conclusão de curso superior com a nota mínima 8,0 (oito) ou conceito equivalente. Caso não tenha feito estudos filosóficos, deverá fazer créditos filosóficos sob a orientação do Coordenador da Pós-Graduação antes de apresentar-se para o exame do Projeto de Dissertação. Candidatos que não tiverem o Bacharelado eclesiástico em Teologia Católica (bacharelados feitos em faculdades de teologia reconhecidas pela Santa Sé - Vaticano) farão um exame de suficiência em Teologia Católica.

c) Apresentação do parecer de dois ex-professores seus referente à capacidade intelectual do candidato e sua aptidão para o estudo em nível de Pós-Graduação.

d) Conhecimento de línguas: o candidato deverá atingir a aprovação no exame de língua estrangeira, visando à avaliação de conhecimento suficiente para ler e compreender uma obra de Teologia, numa das seguintes línguas: italiano, francês, inglês ou alemão. Candidatos cuja língua materna não seja o português deverão fazer o exame de conhecimento instrumental de língua portuguesa. Candidatos cujo trabalho tenha ênfase em estudos bíblicos devem comprovar o conhecimento básico de línguas bíblicas (grego e/ou hebraico) mediante apresentação de respectiva documentação. Caso falte esse conhecimento, o candidato deverá providenciá-lo ao longo dos dois primeiros semestres do Mestrado, sob indicação do seu orientador.

e) Entrega do Projeto de Dissertação a ser avaliado por uma Comissão Examinadora composta por 2 (dois) professores, excluído o orientador do Projeto. Cabe ao Coordenador da Pós-Graduação designar o professor que orientará o candidato na elaboração do Projeto de Dissertação segundo os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação.

Requisitos para a obtenção de Grau

a) Obtenção de 30 créditos, dos quais 24 correspondentes a cursos e seminários (no mínimo 12 na área em que se matriculou), mais 6 seminários de leitura (acesse o arquivo para seminários de leitura no rodapé desta página), valendo 1 crédito cada um.

b) Apresentar, ao Conselho da Pós-Graduação, a Dissertação de Mestrado, orientada por um professor do Programa e, depois de aprovada, defendê-la. A defesa tem a duração aproximada de 80 minutos e será feita diante de uma Comissão Examinadora composta pelo Orientador e mais dois professores, dos quais um de outra instituição acadêmica.

c) Entrega, na Secretaria, num prazo de 4 meses a contar da defesa, de 2 exemplares impressos e 1 em CD da dissertação, corrigida segundo as indicações dos examinadores. 

  Arquivo para Download:
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto - Belo Horizonte - MG - CEP31720 300 - Como chegar? Tel (31) 3115 7000 - Fax (31) 3115 7015