FAJE
Doutorado

No Doutorado, o acento é posto na abordagem original e abrangente do tema escolhido para a elaboração de uma tese. Importa, antes de tudo, a genuína e confiável contribuição do pesquisador para a Ciência Teológica.

O aluno é admitido no programa em uma das Áreas de Concentração e das Linhas de Pesquisa do Programa  (acesse o link para ver as linhas de pesquisa), de acordo com o seu projeto de tese. O professor-orientador acompanhará a elaboração de sua tese

O curso de Doutorado tem a duração máxima de 48 meses, salvo em casos especiais previstos no Regulamento do Curso. Recomenda-se, contudo, a sua conclusão, com a defesa da tese, no prazo acima indicado.

As aulas são ministradas pela tarde, das 14h às 17h 40min.

Ingresso no Programa:

O processo de admissão ao Doutorado leva em consideração os seguintes requisitos:

a) Participação em entrevista, conduzida pelo Coordenador da Pós-Graduação ou por um professor por ele designado, cujos temas serão os estudos anteriores, a dissertação de Mestrado, a proficiência nas línguas exigidas para a elaboração da tese, as prospectivas de futuro e outros assuntos pertinentes.

b) Avaliação do histórico escolar: o candidato deverá apresentar o certificado de conclusão de Mestrado com a nota mínima 8,0 (oito) ou conceito equivalente. Candidatos que não tenham feito estudos filosóficos deverão fazer créditos filosóficos sob a orientação do Coordenador da Pós-Graduação antes de apresentar-se para o exame do Projeto de Tese. Candidatos que não tiverem o Mestrado em Teologia Católica deverão fazer um exame de suficiência em Teologia Católica (link exame de suficiência) segundo as orientações dadas pelo Coordenador de Pós-Graduação.

c) Conhecimento de línguas: o candidato deverá atingir a aprovação no exame de língua estrangeira, visando à avaliação de conhecimento suficiente para ler e compreender uma obra de Teologia, em duas das seguintes línguas: francês ou italiano; inglês ou alemão. Candidatos cuja língua materna não seja o português deverão fazer o exame de conhecimento instrumental de língua portuguesa. Os candidatos deverão demonstrar, ou adquirir nos dois primeiros semestres do Doutorado, proficiência no(s) idioma(s) exigido(s) pela natureza de seu projeto.

d) Aprovação do Projeto de Tese num exame perante uma Comissão Examinadora composta por 3 (três) professores, que não o orientador, designados pelo Coordenador da Pós-Graduação. Cabe ao Coordenador da Pós-Graduação designar o professor que orientará o candidato na elaboração do Projeto de Tese segundo os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação.

Requisitos para a obtenção de Grau

a) Créditos: o doutorando deverá obter 42 (quarenta e dois) créditos, computados os já obtidos para o Mestrado, dentro das linhas de pesquisa próprias da área de concentração. Os doutorandos que não tiverem obtido o grau de Mestre no Departamento de Teologia da FAJE deverão fazer nele pelo menos 12 (doze) dos créditos requeridos. Aqueles que provenham de cursos que não forem de Teologia, terão computados somente os créditos das disciplinas cursadas para o Mestrado que forem reconhecidas como adequadas pelo Colegiado de Pós-Graduação. A média global das disciplinas cursadas no Departamento de Teologia da FAJE em vista da obtenção do Doutorado deverá atingir a nota 8,0 (oito).

b) Aprovação, no quinto semestre do curso, no Exame de Qualificação, relativo a um capítulo central da tese, na sua redação quase definitiva.

c) Apresentação, aprovação e defesa pública de tese doutoral que deve ser um trabalho científico original, realizado sob a orientação de um professor do Programa. A defesa da tese, em sessão de aproximadamente 180 minutos, é feita diante de uma Comissão Examinadora composta pelo Orientador e mais 4 professores, dos quais 2 serão convidados de outras instituições acadêmicas.

d) Entrega, na secretaria, num prazo de 06 meses a contar da defesa, de 3 (três) exemplares impressos e 1 (um) em CD, da tese com a correções eventualmente exigidas pela Comissão Examinadora da tese.

e) Entrega na secretaria de 20 (vinte) exemplares do excerto impresso da tese.

Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto - Belo Horizonte - MG - CEP31720 300 - Como chegar? Tel (31) 3115 7000 - Fax (31) 3115 7015