FAJE
Ementas das disciplinas Mestrado e Doutorado

Programa de Pós-Graduação

Curso de Teologia

1.º SEMESTRE DE 2018

TP. 018101 – METODOLOGIA E PESQUISA EM TEOLOGIA – Aparecida Maria de Vasconcelos

O objetivo deste curso é o aprendizado do método aplicado à pesquisa teológica, da pesquisa científica, da redação do trabalho científico e sua apresentação, em forma de oficinas. Dentro deste escopo, a teoria concernente a esse conjunto será conhecida e iluminada pela prática e discussão dos conteúdos em sala de aula. Os dois grandes eixos do curso serão: 1) princípios do método (etapas para fazer corretamente um trabalho científico); 2) redação de textos científicos (resumos ou abstracts, recensões, notas ou comunicações, artigos de periódicos, dissertação e tese).

TP. 018102 - INICIAÇÃO À LEITURA CIENTÍFICA DO TEXTO BÍBLICO – Johan Konings

Panorama dos métodos histórico-literários de estudo bíblico. Apresentação dos métodos básicos: crítica textual, crítica histórica, crítica literária. Os “novos métodos” de estudo literário: estudo narrativo, estudo retórico, estudo pragmático. Exegese e hermenêutica. “Leituras” perspectivistas (sociopolítica, feminista etc.). O problema do fundamentalismo. – Cada aluno receberá exercícios individualizados de acordo com sua pesquisa pessoal, valendo como avaliação.

TP. 018103 – ESTUDOS DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA – Fundamentos do cristianismo 2 – Sacramentos credíveis e desejáveis - Sinivaldo Tavares

(Obrigatório para mestrandos e doutorandos que não possuem Bacharelado eclesiástico em teologia)

O curso estudará especialmente o segundo volume do livro “Convite a pensar e a viver a fé no Terceiro Milênio: Sacramentos credíveis e desejáveis”, de Bernard Sesboüé. Na convicção de que Deus se fez homem e respeita de maneira escrupulosa os caminhos dos seres humanos, o curso tentará mostrar a importância e o sentido dos sacramentos e a instituição dos sacramentos no âmbito do mistério da fé cristã.

TP – 018104 - ESTUDOS DE NOVO TESTAMENTO – O evangelho de Marcos como livro de testemunhos - Sidney Sanches

O testemunho pode ser pensado como uma palavra geral que abrange uma infinidade de sentidos, funções e tarefas humanas. Hoje, reconhece-se amplamente o lugar e importância do testemunho em praticamente todas as Humanidades. Em nosso Curso abordaremos a ciência bíblica especificamente interessados no Evangelho de Marcos como Livro de Testemunhos. De início, recorreremos a aproximações: filosófica (atestabilidade), histórica (transmissibilidade) e literária (narratividade do sujeito) para formar, ampliar e sustentar nossa posição acerca do testemunho. Depois, introduziremos as origens do Evangelho de Marcos a partir da categoria do testemunho examinando as duas principais obras desse início de século que tratam o tema: Jesus Remembered (James Dunn, 2003) e, especialmente, Jesus e as Testemunhas Oculares (Richard Bauckham, 2011). Por fim, estudaremos o Evangelho de Marcos como Livro de Testemunhos observando a natureza da testemunha e do testemunho e o interesse teológico marcano na produção de testemunhos sobre Jesus de Nazaré. Essa tarefa será feita com o recurso à literatura de testimonio produzida na América Latina desde os anos de 1960 até as suas atualizações contemporâneas de modo a aproximar o Evangelho marcano de nosso contexto latino-americano. A metodologia a ser utilizada será a introdução expositiva às partes mesclada com a leitura de textos seletos visando discussões e encaminhamentos com o objetivo de obter uma ampla sistematização do tema.

TP. 118105 - ESTUDOS DE ECLESIOLOGIA - Igreja, ecumenismo e teologia – Paulo Cesar Barros

No amplo contexto do ecumenismo, ocupa lugar de destaque o diálogo teológico entre as Igrejas cristãs. Trata-se, tal diálogo, do esforço comum de reler a Tradição eclesial, em vista de uma serena e objetiva consideração dos problemas que levaram às rupturas históricas do tecido eclesial e da restauração da unidade visível da Igreja de Cristo. O curso consistirá na exposição de um breve histórico do movimento ecumênico, no estudo do decreto Unitatis redintegratio do Concílio Vaticano II, e da carta encíclica Ut unum sint do Papa João Paulo II, e na análise de textos conclusivos do diálogo teológico ecumênico bilateral.

TP - 218106 - ESTUDOS SOBRE O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO - Jesus sob o olhar das religiões – Alexandre Palma

O presente curso pretende ser uma introdução aos modos como Jesus foi ou é percebido por autores não cristãos. Adoptam-se dois pressupostos fundamentais, um de carácter contextual e outro carácter metodológico. Em primeiro lugar, parte-se da diversidade religiosa como um dado de facto, que deverá encontrar devida recepção e ponderação no campo da reflexão teológica. Em segundo lugar, adopta-se a proposta de Francis X. Clooney de uma «teologia comparada (comparative theology)». Esta «marca gestos de fé em busca de compreensão que estão enraizados em uma tradição crente particular, mas que, a partir desse fundamento, ousam aprender com outra ou outras tradições crentes» (Clooney, 2010, p. 10). Procurar-se-á, ao longo do curso e de uma forma introdutória, aplicar esta indicação metodológica ao campo específico da cristologia.

Curso será ministrado entre os dias 4-16 de junho de 2018, entre 18-21hs.

TP. 218107 - ESTUDOS DE TEOLOGIA INTERCULTURAL - Hermenêutica Teológica Intercultural – Luís Herrera

A teologia é hermenêutica da esperança. Na nossa contemporaneidade multicultural e inter-religiosa, a intolerância e a falta de reconhecimento da diversidade são fontes de violência. A interculturalidade é um projeto ético-político e eclesial de convivência em paz. O curso visa pensar uma hermenêutica teológica interculturar que ajude gerar processos para uma cultura do encontro e para "sem esmorecer, continuar a afirmar a nossa esperança" (Hb 10,23). Para isso a) formularemos o status quaestionis, b) estudaremos as hermenêuticas teológicas de Raimon Panikkar, Claude Geffré e David Tracy e c) tentaremos fazer um exercício de applicatio da inteligência hermenêutica intercultural pensando no Brasil e na América Latina. Utilizaremos bibliografia em espanhol e em inglês.

TP - 218108 – ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO TEOLOGIA – NOVOS PARADIGMAS - Teologia do reconhecimento: provocações decoloniais, o Bem Viver e o Reino de Deus – Carlos Cunha

A teologia do reconhecimento não é uma nova teologia do genitivo. O fazer decolonial está presente nela assim como nas teologias que contestam os sistemas totalitários e seus mecanismos de exclusão. Para além de uma teologia pós-colonial, a perspectiva decolonial é marcada pela desobediência epistêmica de referências teóricas incapazes de reconhecer a legitimidade do trabalho teológico fora dos centros do saber. Não propomos aqui um novo tipo de intelecção da fé, mas um despertar teológico oriundo das provocações decolonias com o objetivo de repensar a teologia cristã a partir do reconhecimento dos excluídos. Este encontro teológico se dá com os Direitos Humanos e os Direitos da Natureza iluminado pela filosofia (e paradigma) do Bem Viver e sua aproximação com a categoria bíblica “reino de Deus”. Os pontos de encontro – capacidade de se refazer diante do diferente – entre estes dois conceitos, isto é Bem Viver e Reino de Deus, são cheios de possibilidades. Queremos apontar alguns caminhos para esse diálogo profundo tendo como meta a elaboração de uma teologia cristã mais consciente da situação de opressão do ocidentalismo colonizador e, também, mais bem engajada em ações propositivas de libertação.

TP – 018109 – TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTIGO TESTAMENTO - Os Códigos Legais do Antigo Testamento – em busca de uma sociedade mais humana – Jaldemir Vitório

O curso centrar-se-á no estudo dos três códigos legais do Antigo Testamento – Código da Aliança (Ex 20,22–23,19), Código Deuteronomista (Dt 12-26) e Código de Santidade (Lv 17–26), buscando captar o humanismo enraizado na fé, presente em suas entrelinhas. De modo especial, se perceberá a preocupação da Lei bíblica com a defesa e a garantia dos direitos das camadas sociais mais suscetíveis de serem oprimidas e marginalizadas.

TP – 118110 – TÓPICOS ESPECIAIS EM TEOLOGIA FUNDAMENTAL - Epistemologia teológica – Eugenio Rivas

O curso tem por objetivo pensar, compreender e explicar o sentido do conhecimento teológico. Buscamos responder às perguntas de como a teologia se entende como ciência e quais são as caraterísticas do conhecimento teológico, o método e o modo de abordar o seu objeto visando oferecer um instrumental válido para uma abordagem correta dos textos bíblicos e da pesquisa teológica.

TP – 118111 – TÓPICOS ESPECIAIS EM TEOLOGIA FUNDAMENTAL - Redação teológica de Dei Verbum 11 – César Alves

O número 11 da Dei Verbum foi elaborado pelo Vaticano II no período entre 1962 e 1965. Ao longo desses anos aconteceram sucessivas etapas de redação, cujas características e significados teológicos serão analisados no curso. Para isso trabalhar-se-á diretamente sobre as Atas do concílio e sobre aSynopsis Concilii Vaticani II. Serão ali consideradas as contribuições teológicas específicas, feitas pelos diversos bispos, até chegar ao texto final. Requer-se capacidade de leitura em latim e italiano.

TP – 118112 – TÓPICOS ESPECIAIS EM CRISTOLOGIA – Professar e pensar hoje a fé pascal – Geraldo De Mori

A ressurreição de Jesus foi exaustivamente estudada nas últimas décadas pela exegese do Novo Testamento e, em menor medida, pela teologia dogmática. Partindo de alguns destes estudos, buscaremos responder às seguintes questões: Como a fé pascal nasceu no coração dos discípulos? Que sentido teológico dar aos relatos do túmulo vazio e das aparições do Ressuscitado? Em que sentido se pode dizer que a ressurreição é um evento histórico? Que significa a ressurreição de Jesus para a concepção cristã de Deus e para a antropologia?

TP - 118113 – TÓPICOS ESPECIAIS EM MARIOLOGIA - Maria nas Igrejas cristãs. Abordagem ecumênica – Afonso Murad

O curso visa oferecer um panorama da reflexão a respeito de Maria, a mãe de Jesus, levando em conta o diálogo ecumênico. Abordaremos os seguintes tópicos: (a) Pressupostos hermenêuticos para compreender o lugar de Maria no mistério de Salvação; (b) Maria na bíblia (consensos e dissensos); (c) A única mediação de Cristo e a Comunhão dos Santos; (d) Interpretação do “Magnificat” em Lutero e na Teologia da Libertação; (e) Os documentos ecumênicos do Grupo de Dombes e da Comissão mista católico-anglicana; (f) Os dogmas dos primeiros séculos: Theotókos e Concepção Virginal; (g) Balanço e perspectivas.

TP – 118114 – TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA TEOLOGIA – Teologia Latino-americana da Libertação: a proposta teológica de G. Gutiérrez, J. Sobrino, I. Ellacuría e J. Comblin – Francisco das Chagas Albuquerque

O curso apresentará a teologia latino-americana da libertação a partir desses quatro autores, destacando seus elementos constitutivos centrais: método, eixos temáticos principais, espiritualidade e relação com a práxis eclesial. Considerará a atualidade de suas contribuições, destacando os pontos que podem ser definidos como aportes “clássicos” dessa teologia para a tradição teológica deste continente, com pretensão de alcance universal. Serão analisadas as principais obras dos referidos teólogos e sua repercussão ao longo dos últimos 50 anos.

Seminários primeiro semestre

TP – 018115 – TOMÁS DE AQUINO: A epistemologia teológica tomásica – Francisco Taborda

Serão lidos textos de diversas obras de Tomás que dizem respeito à epistemologia: a teologia como ciência, como sabedoria, os sentidos da Escritura etc.

TP – 018116 – PANIKKAR, Raimon. Religión y Religiones, Tomo II Obras Completas, Segunda Sección; Especialmente os Capítulos III: La religión del futuro o crisis del concepto de “religión”; e IV: Toda auténtica religión es camino de salvación. Barcelona: Herder, 2015. [O livro será enviado a todos os alunos interessados em formato pdf] – Luiz Carlos Sureki

TP – 018117 – JUNGES, José Roque. Evento Cristo e ação humana: temas fundamentais de ética teológica. São Leopoldo: Unisinos, 2001 – Élio Gasda

Seminários segundo semestre

1 ATANÁSIO DE ALEXANDRIA. Santo Atanásio: Contra os pagãos, A encarnação do Verbo. São Paulo: Paulus, 2010, p. 39-201 – Cesar Alves

2. BLONDEL, Maurice. Historia y Dogma. Barcelona: Cristianisme i Iustitia, Vo. 1 e 2, 1989 – Eugenio Rivas

O seminário tem por objetivo entrar em contato com um dos pensadores que mais influenciou o Concilio Vaticano II. O tema dos dogmas, sua evolução e dinamicidade perpassa toda a teologia do Concilio. No momento eclesial que vivemos de volta ao Concilio a retomada do tema não só é atual, mas pertinente.

3 SEGUNDO, J.L. A história perdida e reencontrada de Jesus de Nazaré. São Paulo: Paulus – Afonso Murad

 

Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto - Belo Horizonte - MG - CEP31720 300 - Como chegar? Tel (31) 3115 7000 - Fax (31) 3115 7015