FAJE
Acompanhamento de Estudos

O modelo de formação filosófica da FAJE tem um caráter personalizado. Cada aluno é convidado a assumir pessoalmente sua vida acadêmica, mediante o aprofundamento da problemática filosófica e o aperfeiçoamento contínuo de seu método de estudo e de trabalho científico. Esta tarefa exige, porém, a orientação de um mestre mais experimentado na reflexão e na investigação filosófica. Por isso, a Faculdade oferece a todos os alunos a possibilidade de orientar-se nos estudos com um dos seus professores.

A orientação de estudos tem um caráter, sobretudo, metodológico, já que as questões de conteúdo são discutidas, em princípio, com os professores das respectivas disciplinas. Trata-se, portanto, de ajudar o aluno, em primeiro lugar, a organizar sua vida de estudos de maneira inteligente e disciplinada, a desenvolver sua maneira própria de ler com proveito textos filosóficos, de acompanhar e assimilar as matérias propostas nos cursos, a empreender uma pesquisa científica metódica sobre determinado ponto, a elaborar trabalhos de diversos graus de complexidade, a perceber os problemas fundamentais a partir de sua própria experiência e reflexão. Por outro lado, em diálogo com o orientador o estudante vai descobrindo seus interesses intelectuais específicos, selecionando as suas leituras, caminhando para uma síntese pessoal das questões filosóficas básicas, que constitui o objetivo primeiro dos estudos de graduação.

[No momento a sistemática concreta do acompanhamento pessoal está em processo de reelaboração]

Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto - Belo Horizonte - MG - CEP31720 300 - Como chegar? Tel (31) 3115 7000 - Fax (31) 3115 7015