FAJE
Notícias
II Colóquio Interfaces: reflexões sobre a Literatura, Teologia e Corporeidade 11/09/2017

 

II Colóquio Interfaces, que teve como tema “Literatura, Teologia e Corporeidade”, realizado nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, reuniu dezenas de participantes atentos às mesas redondas que apresentaram temas bastante diversos e instigantes. O primeiro dia começou com a apresentação do Prof. Dr. José Tolentino Mendonça (Universidade Católica Portuguesa – UCP), com o tema "Os padres têm corpo? O padre como personagem no romance português contemporâneo", seguido do Prof. Dr. Antônio Geraldo Cantarela (PUC Minas), sobre "Narrativas do corpo em Mia Couto: em busca de teologia".

Na segunda parte da manhã, o tema da Mesa-redonda foi Corpo-Sensações-Silêncios, com o Prof. Dr. Carlos Caldas (PUC Minas), que tratou do "Diálogo entre o corpo e o sagrado em Rubem Alves", e do Prof. Dr. José Pedro Angélico (UCP), sobre a Teopoética de Daniel Faria entre a anatomia da escuta e a acústica do corpo. Uma aproximação teológica a "Para o instrumento difícil do silêncio", de 1998. À tarde, foi a vez do Corpo-Sagrado-Feminino, com a presença de três mulheres. A Profa. Dra. Maria Clara Bingemer (PUC Rio/Alalite) apresentou "O corpo, o sagrado e o feminino em Clarice Lispector"; a Profa. Dra. Cleide Oliveira (IFMG/Alalite), falou sobre "O corpo e o feminino em Adélia Prado", e a Profa. Dra. Virgínia Buarque (UFOP/FAJE) tratou da "Paixão de Santidade: o corpo em cartas e poesias de uma carmelita descalça na época contemporânea".

O segundo dia do II Colóquio Interfaces, realizado no dia 1 de setembro, começou com a mesa-redonda Corpo-Eros-Pathos, com a participação do Dr. Leandro Garcia Rodrigues (UFMG), que apresentou uma reflexão sobre o “divino (homo) erótico em Caio Fernando Abreu”, seguido pelo Prof. Dr. Nilo Ribeiro (FAJE), que falou sobre “A escritura enquanto quiasma do corpo e outrem”. A segunda mesa-redonda da manhã foi sobre Corpo-Carne-Memória e reuniu o Prof. Dr. Alex Villas Boas (PUC-PR/Alalite), que falou sobre “Pecado e graça em Carlos Drummond e Adélia Prado” e prof. Dr. Luciano Costa Santos (UNEB), que apresentou “Carne e espiritualidade em Hélio Pellegrino”.

A mesa-redonda da tarde do dia 1 de setembro tratou do tema Corpo-Sincretismos-Hibridismos. A primeira expositora foi Dra. Márcia Morais (PUC Minas), que falou sobre “Deus e o diabo no sertão rosiano”, seguida da prof. Dra. Sandra Cavalcanti (PUC Minas), que falou sobre “Corpo e transcendência em Primeiras histórias”. O Prof. Dr. Geraldo De Mori (FAJE) encerrou as palestras discorrendo sobre o tema “Provocações eucarísticas nos hibridismos do corpo em Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro”. Em seguida, os participantes se dividiram em grupos, para as comunicações.

Além das palestras e mesas-redondas, o Colóquio contou com a apresentação de diversas Comunicações, que abordaram o tema da Literatura, Teologia e Corporeidade.


Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto - Belo Horizonte - MG - CEP31720 300 - Como chegar? Tel (31) 3115 7000 - Fax (31) 3115 7015