FAJE
Notícias
Élio Gasda participa de evento no Vaticano e entrega carta de apoio ao Papa Francisco 26/10/2017

No último dia 20 de outubro, o professor da Faculdade Jesuíta, Élio Gasda SJ, representando um grupo de 46 teólogos e teólogas da Libertação de toda a América Latina, entregou nas mãos do Papa Francisco, em Roma, um manifesto de apoio ao Pontífice, numa carta calorosa em que os signatários solidarizam-se ao “sofrimento” do Papa pelas perseguições que sofre devido a sua postura “profética e pastoral”, “neste momento dramático da história”.

Diz-se na carta: “Queremos expressar nosso apoio por dar centralidade ao grito da Terra e ao grito das vítimas do sistema antivida que sacrifica milhões e milhões de irmãs e irmãos empobrecidos”. E, adiante: “Como grupo, invocamos o Espírito para que siga iluminando-o e fortalecendo”.

O manifesto foi aprovado durante o Encontro Intergeracional da Teologia da Libertação – “A força dos pequenos” da rede mundial de teologia Ameríndia, que aconteceu entre 12 e 14 de outubro, na cidade de Puebla, México.
Élio Gasda estava em Roma participando do Seminário “Mudar as relações entre o mercado, o estado e a sociedade civil”, promovido pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais (PASS), entre os dias 19 e 21 de outubro. Gasda foi convidado para falar no painel “Economia civil: definição e estratégias para um bem-estar sustentável”.

O seminário foi realizado para que se discutisse, a partir da visão de especialistas, a globalização e a Quarta Revolução Industrial, que apresentam sérios desafios aos valores de justiça social, bem comum e dignidade humana, denunciados pelo Papa Francisco, tanto em Evangelii Gaudium (2013) como em Laudato Si’ (2015). “Isto requer um novo olhar que integre os avanços da economia em um diálogo interdisciplinar crítico e frutífero com outras disciplinas, e com atores específicos nas práticas econômicas, sociais, políticas e empresariais, como parte de uma reflexão filosófica, teológica e pastoral” , explica o texto de apresentação do evento.


Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto - Belo Horizonte - MG - CEP31720 300 - Como chegar? Tel (31) 3115 7000 - Fax (31) 3115 7015