Pesquisar
Close this search box.

Apresentação

Biblioteca

A Biblioteca da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia foi iniciada em Nova Friburgo (RJ) em 1923, pelo Pe. Leonel Franca, fundador da Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em 1965, foi transferida para São Paulo e aumentou consideravelmente seu acervo, através de aquisições e doações diversas. Em 1975, a biblioteca retornou ao Rio de Janeiro e finalmente em 1981 foi transferida para Belo Horizonte.

Hoje a chama-se Biblioteca Padre Vaz em homenagem ao filósofo jesuíta e professor da FAJE, Henrique Claudio de Lima Vaz, que muito contribuiu para a constituição do acervo e para alcançarmos o título de uma das melhores bibliotecas nas áreas de Filosofia e Teologia do Brasil.

Acervo

O acervo da Biblioteca Padre Vaz é constituído por mais de 290.000 exemplares em livros e periódicos. Esse acervo está todo informatizado pelo sistema Pergamum. A catalogação do acervo de livros e artigos de periódicos e gerenciado pelo Pergamum.

Usuários

A Biblioteca está aberta aos interessados seja por meio da internet, seja por visita ao local no horário de funcionamento (dias úteis das 07h45min às 17h45min). Os usuários regulares são, porém, os membros da instituição (professores, alunos e funcionários), que podem não só consultar, mas também fazer empréstimos, de acordo com o Regulamento da biblioteca.

 

Espaços de Estudos e Pesquisa

A biblioteca coloca à disposição de seus usuários 97 lugares para estudos individuais. Além do salão de leitura, existem espaços adaptados para notebooks e uma sala para estudo em grupo. Além disso a Biblioteca oferece:

  • Sala de informática com 16 computadores reservados para trabalhos e pesquisas na internet.
  • Acesso à internet via Wi-Fi.
  • Espaço para leitura de jornais e revistas
  • Espaços com 5 terminais para consultas aos catálogos da Biblioteca. Esses catálogos permitem pesquisas nas bases Scrib, base com mais de 74 mil artigos indexados; katal, base com mais de 146 mil fascículos de periódicos e mais de 36 mil sumários; base Livri com mais de 108 exemplares de livros e teses; base Rare com mais de 2.200 obras raras e especiais.

Localização

Endereço: Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 – Bairro: Planalto – CEP: 31720-300 – Belo Horizonte/MG – Brasil

Telefone: (31) 3115-7016

www.faculdadejesuita.edu.br

 

 

 

 

 

...