ESTRUTURA E METODOLOGIA

advanced divider

O curso se organiza a partir das chamadas “Comunidades” de Aprendizagem, espaços virtuais equivalentes à sala de aula, onde são disponibilizados os materiais e as propostas para os estudantes. São várias comunidades, cada qual para sua respectiva “Atividade Acadêmica”.

A oferta das Atividades Acadêmicas (AAs) na EaD da FAJE é bimestral, trazendo assim uma dinâmica curricular diferenciada para o modelo formativo. Tal oferta tem como pressuposto proporcionar aos estudantes foco e imersão em temáticas que permeiam as AAs ofertadas.

O estudante é chamado a interagir permanentemente com o Tutor.  O Tutor é o profissional especializado que atua na mediação do processo pedagógico e possui um papel fundamental por sua especialidade e na condução pedagógica do processo formativo.

São previstas três tipos de atividades curriculares:

  • Atividades Acadêmicas teóricas, com conteúdo previamente selecionado em formato multimídia;
  • Práticas educativas com a participação ativa do aluno, por meio de Seminários de Integração, grupos de leitura compartilhada de textos; Trabalho de Conclusão de Curso e Exame Compreensivo dos tópicos fundamentais de todo o currículo, além dos Estágios Supervisionados.
  • Atividades complementares extraclasse, realizadas por iniciativa do próprio aluno e necessárias para a integralização do curso.

Cada ciclo formativo é organizado em 8 semanas (dois meses / 30 horas) nas quais o aluno poderá acessar os conteúdos, realizar as atividades propostas, contatar o seu tutor para dirimir dúvidas, compartilhar com seus colegas e, ao final, realizar a AVALIAÇÃO DE FORMA PRESENCIAL.

O cenário formativo na EaD é projetado a partir de um ciclo dentro de um processo em espiral que leva o estudante a conhecer, provocar, articular, analisar, interagir e apropriar-se das competências previstas em cada Atividade Acadêmica, a fim de dar respostas autorais e críticas, colocando-se como um pensador no mundo.

 

Estrutura curricular

Em conformidade com a legislação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia, o curso de graduação EaD Teologia da FAJE se estrutura a partir de 5 eixos:

  1. FUNDAMENTAL F
  2. INTERDISCIPLINAR I
  3. TEÓRICO-PRÁTICO T
  4. COMPLEMENTAR C
  5. MULTI-EIXO M

AVALIAÇÃO

A avaliação do desempenho acadêmico é feita com a atribuição de notas e de média global em cada disciplina (tema) ou prática de ensino. As notas são atribuídas de 0 (zero) a 10 (dez), às quais correspondem, aproximadamente, os seguintes conceitos:

A avaliação leva em conta todo o percurso formativo e refere-se à capacidade intelectual e à produção acadêmica, identificadas mediante exames escritos ou orais, trabalhos individuais ou em grupo, arguições, avaliações da participação ativa do aluno ao longo do bimestre/semestre, sua presença a todo tipo de avaliação e dinâmica, a assimilação em cada conteúdo e a capacidade in actu.

O processo avaliativo será realizado ao longo do período letivo e constituído de atividades desenvolvidas na plataforma de aprendizagem, devendo a avaliação final ser realizada, conforme determina a legislação, obrigatoriamente para cursos de graduação, em caráter presencial