Johan Maria Herman Jozef Konings

Graduação/Teologia – Professor do Quadro
Pós-Graduação/Teologia – Permanente
Apresentação:Nascido na Bélgica em 1941, possui Licência em Filosofia (1961), Licência em Filologia Bíblia (1967) e Licência (Mestrado) e Doutorado em Teologia pela Catholic University Leuven (1972, título 1977). Leciona no Brasil, no campo da Teologia e da Exegese Bíblica, desde 1972. Dedica-se principalmente aos seguintes assuntos: Bíblia Antigo e Novo Testamento (tradução), Evangelhos (especialmente de João) e Hermenêutica Bíblica. Foi organizador da Tradução Ecumênica da Bíblia (1994), da Tradução da Bíblia da CNBB (2001) e da tradução do Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral (Denzinger-Hünermann) (2007). Participou como perito na XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em Roma (2008). É atualmente professor titular emérito na Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte-MG.

Currículo:Mestre em Filologia Bíblica e Doutor em Teologia Bíblica pela Katholieke Universiteit Leuven, Bégica, 1977

Áreas de especialização: teologia sistemática (escritos joaninos, evangelho de Marcos, escritos lucanos)

Autores familiares: Paul Ricoeur, Rudolf Bultmann

Pesquisas em andamento: Tradições teológicas do Novo Testamento; Hermenêutica bíblica e catequese)