Seminário Ecologia e Democracia: múltiplos olhares

17 a 19 de agosto de 2022

Atividade Presencial: FAJE e DOM HELDER

APRESENTAÇÃO

O seminário discute sobre a relação entre ecologia e democracia. Trata da análise jurídica, filosófica e teológica das repercussões sociais dos impactos positivos e negativos sobre o meio ambiente. E apresenta sinais de esperança, pois constata um crescimento, embora minoritário, da consciência planetária: somos filhos e filhas da Terra e responsáveis para que ela continue habitável para nós e as futuras gerações.

Sua relevância está na abordagem multidisciplinar da crise ecológica na qual estamos imersos e alimentando todos os dias, cujas consequências nos são ainda desconhecidas em toda a sua extensão e repercussão. Tal situação é marcada também pela crise democrática brasileira, com a ampla desregulamentação ambiental, enfraquecimento dos órgãos de fiscalização do meio ambiente e recordes de queimadas (criminosas) na Amazônia e no Pantanal, com o consequente extermínio de microorganismos, plantas e animais. As queimadas geram uma grande quantidade de emissão de gases de efeito estufa, colocando o Brasil como um dos países que mais contribuem para o aquecimento global. Além disso, ainda vivemos sob os riscos e as consequências do rompimento de barragens, da poluição das águas e destruição de mananciais e recursos hídricos, do uso irrestrito de agrotóxicos de alto potencial de danos à saúde, do desmatamento criminoso em todos os biomas, da grande produção de resíduos e da violência no campo. Diante da desolação ambiental, somos instados a exercer a nossa cidadania e lutar pelo nosso direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e à sadia qualidade de vida. Unir saberes diversos para juntos elaborarmos novas saídas, eis uma das principais contribuições do seminário.

PROMOÇÃO

Grupos de Pesquisa: Desafios para uma ética contemporânea (FAJE); Fé cristã e contemporaneidade (FAJE); Bioética, Direito e Filosofia Ambiental (DOM HELDER); Teologia e contemporaneidade (PUCMINAS)

– atividade presencial

17 de agosto (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia):

14h: Abertura/ Mediação: Sinivaldo Tavares (FAJE)

14h10: “Democracia: dimensões e desafios”, Cláudia Oliveira (FAJE) e Elton Ribeiro, sj (FAJE)

15h00: Debate

15h30: Lançamento do livro “Ecologia e Democracia: múltiplos olhares” (Editora Paulinas)

16h: Abertura/Mediação: Marcelo Rocha (DOM HELDER)

16h10: “Democracia e crise ecológica: considerações sobre as possibilidades do desenvolvimento sustentável”, Émilien Reis (DOM HELDER)

16h40: “Condições para reconhecimento dos direitos da natureza pelo direito. Mariza Rios (DOM HELDER)

17h10: Debate

18 de agosto (Escola Superior Dom Helder Câmara):

14h: Abertura/Mediação: José Carlos Aguiar de Souza (ISTA)

14h10: “Bens comuns e Ecodemocracia: leitura teológica interdisciplinar”, Afonso Murad (FAJE)

14h40: “Teologia pública e cidadania planetária: apontamentos introdutórios”, Carlos Alberto Cunha (PUCMINAS)

15h10: Debate

16h: Abertura/Mediação: Maria Aparecida  Cota (DOM HELDER)

16h10: “Infâncias e o direito à cidade”, Túlio Campos (UFMG)

16h40: “Democracia e justiça: considerações sobre o processo democrático”, Carlos Henrique Soares (DOM HELDER/PUCMINAS)

17h10: Debate

19 de agosto (Escola Superior Dom Helder Câmara):

14h: Comunicações, Mesa 1

15h: Comunicações, Mesa 2

16h: Comunicações, Mesa 3

17h: Comunicações, Mesa 4

INVESTIMENTO E INSCRIÇÃO

Atividade gratuita sem certificado

Com comunicação e/ou certificado: R$35,00

Inscrições de ouvintes: até o dia 15/08/2022

Inscrições de comunicações: até o dia 05/08/2022

Divulgação das comunicações aceitas: 08/08/2022

Prazo para pagamento das inscrições (comunicações/certificados): 16/08/2022

Os proponentes de comunicação deverão encaminhar resumo, entre 300 e 500 palavras, para análise, até o dia 05/08/2022, para o e-mail:pesquisadomhelder@gmail.com. O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado por e-mail até o dia 08/08/2022.

Edital de submisssão de comunicação

COMISSÃO ORGANIZADORA/CIENTÍFICA

Prof. Dr. Afonso Murad (FAJE)

Prof Dr. Carlos Alberto Cunha (PUCMINAS)