Sociedade de Consumo: uma abordagem crítica

advanced divider

01 e 08/11 | 19h às 20h30

Prof. Dr. Édil Guedes

Investimento: R$ 70,00

Ementa: O minicurso pretende fornecer elementos para uma abordagem econômico-filosófica das relações entre economia e cultura na realidade contemporânea, buscando uma compreensão da sociedade de consumo como um estilo de vida social, e do consumo como uma atividade de manipulação sistemática de signos. O minicurso se dividirá em duas seções: 1) Elementos para a compreensão da formação da sociedade de consumo (a. O utilitarismo do século XIX – Jeremy Bentham e John Stuart Mill: a identificação do bem com o útil; b. Karl Marx e o sistema das necessidades do círculo consumidor: as relações entre produção e consumo e a necessidade da criação sistemática de necessidades; c. Thorstein Veblen e o conceito de consumo conspícuo; d. John Maynard Keynes e o papel da demanda: o princípio da demanda efetiva; e. Joseph A. Schumpeter: inovações e destruição criadora; e. John Keneth Galbraith e a sociedade afluente); 2) Caracterização crítica da sociedade de consumo em Jean Baudrillard (a. Para uma economia política do signo: as quatro lógicas da relação ao objeto; b. O fetichismo do valor de uso; c. A gênese do consumo no sistema dos objetos; d. Caracterização geral da sociedade de consumo).

Docente: Prof. Dr. Édil Guedes, professor FAJE.

Modalidade: Online (Plataforma TEAMS)

(Em até três horas antes do início da atividade, o link será enviado por e-mail aos inscritos)