METODOLOGIA

advanced divider

O curso se organiza a partir das chamadas “Comunidades” de Aprendizagem, espaços virtuais equivalentes à sala de aula, onde são disponibilizados os materiais e as propostas para os estudantes. São várias comunidades, cada qual para sua respectiva “Atividade Acadêmica”, que se assemelha a uma “disciplina”.

A oferta das Atividades Acadêmicas (AAs) na EaD da FAJE é bimestral, trazendo assim uma dinâmica curricular diferenciada para o modelo formativo. Tal oferta tem como pressuposto proporcionar aos estudantes foco e imersão em temáticas que permeiam as AAs ofertadas.

O estudante é chamado a interagir permanentemente com o Tutor.  O Tutor ou Tutora é o(a) profissional especializado(a) que atua na mediação do processo pedagógico e possui um papel fundamental por sua especialidade e na condução pedagógica do processo formativo. O diferencial da FAJE é que nossa equipe de tutores(as) é composta por mestres e doutores formados em nosso programa de Pós-Graduação (conceito 6 na CAPES).

São previstos três tipos de atividades curriculares:

  • Atividades Acadêmicas teóricas, com conteúdo previamente selecionado em formato multimídia;
  • Práticas educativas com a participação ativa do aluno, por meio de estágio supervisionado, atividades extensionistas, seminários anuais de integração, grupos de leitura compartilhada de textos, trabalho de conclusão de curso e exame compreensivo dos tópicos fundamentais de todo o currículo;
  • Atividades complementares extraclasse, realizadas por iniciativa do próprio aluno e necessárias para a integralização do curso.

Cada ciclo formativo é organizado em 8 semanas (dois meses) nas quais o aluno poderá acessar os conteúdos, realizar as atividades propostas, contatar o seu tutor para dirimir dúvidas, compartilhar com seus colegas e, ao final, realizar a AVALIAÇÃO DE FORMA PRESENCIAL.

O cenário formativo na EaD é projetado a partir de um processo gradual que leva o(a) aluno(a) a conhecer, provocar, articular, analisar, interagir e apropriar-se das competências previstas em cada Atividade Acadêmica, a fim de dar respostas autorais e críticas, colocando-se como um(a) pensador(a) no mundo.

EnglishPortugueseSpanish