VI ENCONTRO DE PESQUISA DA FAJE

04 e 05/09/2024
Atividade Presencial (com possibilidade de apresentação de Comunicações online para pesquisadores de fora de Belo Horizonte)

VI ENCONTRO DE PESQUISA DA FAJE

Liberdade e Amizade Social: caminhos para desarticular os extremismos

O Encontro de Pesquisa da FAJE é um evento anual promovido pelos Programas de Pós-graduação de Filosofia e Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE. O Encontro tem o intuito de possibilitar a partilha das pesquisas desenvolvidas na FAJE, mas também de outros pesquisadores que venham a se interessar em partilhar sua pesquisa conosco.

Neste ano de 2024, o tema escolhido para guiar os debates foi “Liberdade e Amizade Social: caminhos para desarticular os extremismos” e ocorrerá nos dias 04 e 05 de Setembro na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE.

Nos últimos anos, vimos como o mundo tem se voltado a extremos, seja político, religioso ou ideológico, de modo geral. Pensar caminhos para desarticular tais extremismos se faz necessário para promovermos a paz, a fraternidade e a solidariedade entre todos e todas. A Liberdade e a Amizade Social se incluem, então, como fundamentos que podem contribuir para tal desarticulação.

As comunicações serão realizadas de modo híbrido (com limite de 30% de participações online), a viabilizar maior participação de pesquisadores de todo o Brasil (as inscrições de modo online serão aceitas apenas para habitantes de fora da cidade de Belo Horizonte). Serão aceitas inscrições para submissão de comunicação até o dia 23 de agosto e para ouvintes até o dia 02 de setembro.

Público-alvo: Discentes, docentes, egressos e pesquisadores em geral das áreas de Filosofia, Teologia e áreas afins.

| 04/09/2024 |

14h – 14h10 – Abertura
14h10 – 15h40 – Mesa Redonda: Caminhos para desarticular os extremismos
– Dr. Ricardo Morais (FDMC)
– Dr. Francys Silvestrini SJ (FAJE)
– Dr. Élio Gasda SJ (Mediador)
15:40h – 16h – Intervalo
16h – 17h – Salas de comunicações
17h – 17:20h – Intervalo
17:20h – 19h – Sessão de debate com filme (a definir o filme)

| 05/09/2024 |

14h – 15:40h – Salas de comunicações
15:40h – 16h: Intervalo
16h – 17:30h: Palestra de Encerramento
17:30h – 18h – Oração Meditativa

COMUNICAÇÕES

As salas de comunicação serão organizadas de modo a cambiarmos os saberes e áreas de conhecimento, no intuito de promovermos maior interdisciplinaridade. Em cada sala haverá a possibilidade de uma ou duas comunicações online. No ato de inscrição, o pesquisador deve escolher o modo de apresentação (presencial ou online), de modo que serão aceitas inscrições online apenas para habitantes de fora da cidade de Belo Horizonte. A submissão das propostas deverá ser feita no ato de inscrição, que será realizada até o dia 23/08/2024.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DOS CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E TEXTO COMPLETO

Submissão de Proposta de Comunicação Oral: até 23/08/2024
Para participação Geral: até 02/09/2024.

INSCREVA-SE AQUI!