Pesquisar
Close this search box.

Apresentação Stricto Sensu Filosofia

Com longa tradição de ensino e pesquisa em filosofia, corpo docente altamente qualificado, acompanhamento personalizado dos estudantes, excelente biblioteca, ambiente que favorece o estudo sério e tranquilo e valoriza a convivência e a troca de experiências, a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) oferece uma oportunidade única de formação de pensadores capazes de contribuir para uma sociedade mais humana através da discussão filosófica dos problemas contemporâneos.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da FAJE possui como missão promover e cultivar a investigação científica em filosofia, à luz de um humanismo solidário e em diálogo com outras mundivisões, a fim de esclarecer o sentido da existência humana pessoal e social, em busca da solução dos problemas gerados pelas transformações da sociedade, da ciência e da cultura. Em consequência, o que se pretende é desenvolver a pesquisa filosófica, a nível de MESTRADO e DOUTORADO, a partir do marco teórico e histórico da filosofia, tendo a própria FILOSOFIA como área de concentração. As linhas de pesquisa do Programa são: “Ética, Filosofia Política e Sociedade” e “Filosofia da Religião, Ciência e Cultura”.

Para a integralização do currículo do curso de Mestrado, além da aprovação na defesa da dissertação, sem atribuição de créditos, cada aluno deverá cursar com aprovação um total de 22 (vinte e dois) créditos, assim distribuídos:

a) 08 (oito) créditos de duas disciplinas obrigatórias de 4 (quatro) créditos, pertencentes a cada uma das Linhas de Pesquisa;
b) 12 (doze) créditos de disciplinas optativas (Tópicos Especiais) pertencentes à Linha de Pesquisa de sua dissertação;
c) 02 (dois) créditos correspondentes a dois exercícios de “Leitura Orientada” no campo da respectiva Linha de Pesquisa;
§1º. As disciplinas optativas (Tópicos Especiais) poderão ser oferecidas com 02 (dois) ou 04 (quatro) créditos, conforme o programa proposto pelo professor e aprovado pelo Colegiado.
§2º. Até 02 (dois) créditos de disciplinas optativas poderão ser  substituídos  ou  por “Estudos Especiais” sobre temas ligados às dissertações e teses dos orientandos, ou por um “Seminário” de       caráter metodológico, proposto anualmente, a critério do Colegiado, em vista da elaboração do projeto definitivo e da própria dissertação.
§3º. Até 02 (dois) créditos de disciplinas optativas poderão ser substituídos por produção científica, de acordo com os seguintes critérios:
a) Publicação de artigo em periódico qualificado da área de Filosofia: integra 1 crédito;
b)Publicação de capítulo de livro sobre tema relacionado à pesquisa: integra 1 crédito;
c) Apresentação de trabalho em evento da área, juntamente com publicação de texto completo em anais: integra 1 crédito;
d) Livro publicado sobre tema filosófico ligado a temática da pesquisa: integra 2 créditos.

Para a integralização do currículo do curso de Doutorado, o estudante deverá cumprir as seguintes exigências:

a) 8 (oito) créditos de disciplinas optativas na linha de pesquisa;
b) 8 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias, para quem não tem mestrado em Filosofia;
c) 2 (dois) créditos em participação no Fórum da Pós-Graduação, na Tarde de Integração da pós-graduação e nos Encontros de Pesquisa da FAJE. Nestas atividades haverá espaço para orientações metodológicas, partilha de pesquisas, treinamento para pesquisa em banco de dados, etc;
d) 2 (dois) créditos em publicação em periódicos da área (2 publicações);
e) 2 (dois) créditos em apresentação de trabalho em eventos da área (2 apresentações);
f) 2 (dois) créditos em atividades e pesquisa com o professor orientador (participação em grupo de pesquisa, organização de evento, etc)
g) Ser aprovado no exame de proficiência;
h) Ter o projeto definitivo de pesquisa aprovado;
i) Ser aprovado no exame de qualificação;
j) Ser aprovado na defesa da tese.

Público-alvo: O programa está destinado a graduados mestres na área de filosofia ou em outras áreas acadêmicas, que demonstrem potencial e motivação para realizar estudos aprofundados e pesquisa no campo da filosofia.

Direção: O programa é dirigido pela Coordenação de Pós-Graduação do Departamento, assessorado pelo Colegiado de Curso, segundo as orientações do Conselho Departamental.

Horário das aulas: de 14h às 20h40min. As aulas estão concentradas, ordinariamente, em dois dias da semana (segunda e terça-feira). Os créditos podem ser obtidos normalmente em dois períodos letivos.

...