Pesquisar
Close this search box.

Apresentação

O arco completo dos estudos de Filosofia, sob a responsabilidade do Departamento de Filosofia, compreende três ciclos: a Graduação e o Mestrado, em funcionamento, e o Doutorado, ainda não implantado.

A Graduação em Filosofia divide-se em dois cursos, Bacharelado e Licenciatura, sendo oferecidas cada ano 40 vagas, para cada curso. Os alunos desfrutam de uma formação interdisciplinar, com a frequentação comum das disciplinas filosóficas oferecidas, nas quais Bacharelandos e Licenciados progridem em sua aquisição de habilidades e competências, embora tendo horizontes diferentes. As disciplinas especificamente pedagógicas, no entanto, são ofertadas exclusivamente aos alunos da Licenciatura, que devem, por sua vez, percorrer uma carga de créditos filosóficos um pouco menor do que a dos alunos de Bacharelado. Finalmente, a formação do Professor do Ensino Fundamental e Médio inclui a formação didático-pedagógica dos licenciados em Filosofia é oferecida no Instituto Superior de Educação.

O Departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) é herdeiro de uma longa tradição acadêmica. Tem sua origem na Faculdade eclesiástica de Filosofia, instituição de ensino superior regida pela legislação canônica da Igreja Católica, que foi criada em 1941 em Nova Friburgo (RJ). Transferida sucessivamente para São Paulo (SP) em 1966 e para o Rio de Janeiro (RJ) em 1975, a Faculdade instalou-se em Belo Horizonte (MG) desde 1982, onde constitui, juntamente com a Faculdade eclesiástica de Teologia, o Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (CES).

O curso de Graduação em Filosofia, bacharelado e licenciatura, passou a ter validade também civil diante do Estado brasileiro, ao ser autorizado por decreto de 31/01/1992 e definitivamente reconhecido pela Portaria ministerial nº 164 de 22/02/1996, como unidade da Faculdade de Filosofia da Companhia de Jesus. O Programa de Mestrado foi reconhecido pela Portaria nº 1.919 de 03/06/2005 e começou a funcionar em março de 2006.

Pela Portaria nº 3.383 de 17/10/2005, que aprovou a alteração do Regimento da Faculdade de Filosofia da Companhia de Jesus, esta, tendo integrado a área de Teologia, passou a chamar-se Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), constituída basicamente pelos Departamentos de Filosofia e Teologia.

Os cursos regulares de Filosofia têm, pois, um caráter, ao mesmo tempo, civil e eclesiástico.  Enquanto o Departamento se identifica com uma Faculdade, reconhecida pela Santa Sé (Estado-Cidade do Vaticano), através da Congregação para a Educação Católica, seus cursos conferem graus eclesiásticos. Enquanto reconhecidos pelo Estado brasileiro, têm validade civil.

As aulas do curso de Bacharelado são ministradas basicamente no horário da manhã (8h às 11h40min). As disciplinas e os exercícios práticos oferecidos no horário da tarde (das 14h às 17h40min), embora muito úteis para a formação dos alunos, têm caráter complementar, não sendo indispensável frequentá-los, para integralizar o próprio currículo de bacharelado.

O curso de Bacharelado em Filosofia da FAJE possui uma identidade e perfil peculiares definidos no seu Projeto Pedagógico. Acesse o documento pelo link abaixo.

Download

2023_Projeto_Pedagógico_Filosofia_Bacharelado_Licenciatura

 

...