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COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, tem o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. A avaliação institucional, interna e externa, deve contemplar a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais da referida instituição de educação superior e de seus cursos. Para tal, dispõe de procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a autoavaliação institucional – realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES -, a avaliação externa in loco, a avaliação dos cursos e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

No que se refere à autoavaliação institucional, esta é realizada anualmente, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), devidamente convocada e estabelecida, contemplando representantes dos corpos acadêmicos e da sociedade civil. Toda a comunidade acadêmica é convocada a participar da autoavaliação e o envolvimento de professores, alunos e funcionários tem se revelado crescente a cada ano.

Na FAJE, a CPA foi constituída em 2004. No entanto, até 2010, ela atuou de modo breve, realizando apenas atividades de aconselhamento. Entre 2004 e 2010 a CPA não chegou a realizar uma avaliação institucional propriamente dita. Só a partir de 2010, foi constituída uma nova CPA, com o objetivo de realizar a avaliação institucional e produzir um relatório acerca da situação da FAJE.

No que se refere à autoavaliação institucional, a partir de então, a cada ano, a CPA segue o seguinte cronograma:

– Elaboração de uma versão inicial dos Questionários de Autoavaliação (Junho e Julho)

– Distribuição do protótipo da avaliação ente os gestores para sugestões (Agosto)

– Organização e Divulgação da Autoavaliação (Setembro)

– Aplicação da Pesquisa a todo o corpo acadêmico (Outubro)

– Organização dos dados, análise inicial e distribuição das considerações iniciais entre os gestores (Novembro e Dezembro)

– Respostas dos gestores (Dezembro do ano vigente e Janeiro do ano seguinte)

– Avaliação dos membros da CPA quanto aos resultados e elaboração do relatório (Janeiro e Fevereiro do ano seguinte)

– Divulgação dos resultados para a comunidade acadêmica, publicação no site da FAJE e postagem no sistema e-MEC (Março do ano seguinte)

A avaliação institucional da FAJE é realizada por meio de um formulário eletrônico disponibilizado para toda a comunidade acadêmica. Desde 2010 até a presente avaliação (2023) a participação da comunidade tem sido cada vez mais intensa, gerando resultados mais precisos que permitem compreender em detalhes a percepção da comunidade acerca de toda a FAJE.

Os resultados de cada avaliação institucional são processados em planilha estatística, sendo que os diversos indicadores são analisados pela CPA, visando a formulação de um relatório final que traz propostas de melhorias para os diversos setores institucionais. Essa avaliação é publicada no site da faculdade para ser acessada por toda a comunidade acadêmica e também é encaminhado ao MEC de acordo com as datas estabelecidas por ele.

A presente CPA  da FAJE tem a seguinte constituição:

  • Presidente: Daniel Felipe Couto Vieira Silva
  • Representante do corpo técnico-administrativo: Juliana Guilherme da Silva
  • Representante Docente do Departamento de Teologia: Franklin Alves Pereira SJ
  • Representante Docente do Departamento de Filosofia: Daniel De Luca Silveira de Noronha
  • Representante Discente do Departamento de Teologia: Andrea Marelli
  • Secretário Geral: Bertolino Alves Resende
  • Representante Discente do Departamento de Filosofia: Sophia Rosa de Oliveira
  • Representante da Comunidade Civil: Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães


Contato:

Tel.: (31) 3115-7033
e-mail: cpafaje@gmail.com

Arquivos:

Regimento da Comissão Própria de Avaliação (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia)

Cronogramas e Planos de Ação:

Plano de Ação e Cronograma (2023)

Plano de Ação e Cronograma (2022)

Plano de Ação e Cronograma (2021)

Plano de Ação e Cronograma (2020)

Plano de Ação e Cronograma (2019)

Plano de Ação e Cronograma (2018)

Relatórios Integrais (Triênio):

Relatório Integral de Autoavaliação Institucional (2021-2023)

Relatório Integral de Autoavaliação Institucional (2018-2020)

Relatório Integral de Autoavaliação Institucional (2015-2017)

Relatórios Parciais:

Relatório de Autoavaliação Institucional 2022

Relatório de Autoavaliação Institucional 2019

Relatório de Autoavaliação Institucional 2018

Relatório de Autoavaliação Institucional 2016

Relatório de Autoavaliação Institucional 2015

Relatório de Autoavaliação Institucional 2014

Relatório de Autoavaliação Institucional 2013

Outros Arquivos:

01 – Resultado da Pesquisa com os Estudantes Egressos (2018)

 

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