Pesquisar
Close this search box.

Monografia

Graduação Filosofia

A monografia de conclusão do curso resultará de uma investigação própria do aluno que manifeste o seu domínio básico da metodologia de um trabalho científico no campo da filosofia e a sua capacidade de compreensão objetiva, de exposição clara, precisa e bem articulada e de julgamento fundamentado das posições filosóficas no seu contexto histórico.

O tema da monografia será escolhido pelo aluno, preferencialmente, numa das linhas de pesquisa desenvolvidas no departamento, segundo lista de temas e autores previamente preparada pelos professores do quadro. O tema terá de ser aceito por um professor, que assumirá a responsabilidade da orientação da pesquisa.

Como requisito para a elaboração de sua monografia o aluno deverá frequentar, normalmente no quarto período do curso, o Seminário de Monografia I (06/02 réditos),

cujo resultado será o projeto de pesquisa, a ser apresentado, em primeira versão, em data fixada pelo responsável pelo Seminário, até o dia 30 de outubro. A versão final do projeto, com as alterações indicadas pelo professor, deverá ser apresentada até o dia 20 de novembro, juntamente com o nome do respectivo orientador.

  1. Da avaliação do projeto, sob o aspecto metodológico, pelo responsável pelo Seminário de Monografia I resultará a nota respectiva.
  2. Em caso de reprovação, o aluno deverá repetir o Seminário de Monografia I na próxima ocasião em que for oferecido.
  3. Tendo seu projeto sido aprovado pelo responsável pelo Seminário de Monografia I e aceito pelo orientador, o aluno deverá, nos prazos determinados no calendário escolar,matricular-se no Seminário de Monografia II (15/02 créditos), cursado normalmente no quinto período.

Caso não entregue a monografia até o dia 15 de setembro, ou, se seu requerimento tiver sido deferido favoravelmente, até o dia 30 de setembro, o aluno não poderá ser admitido ao Exame Final Compreensivo no mesmo período letivo.

...