Pesquisar
Close this search box.

Companhia de Jesus

Quem Somos

A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, foi fundada pelo basco Inácio de Loyola e aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540. Nesses mais de 470 anos de história, os jesuítas sempre se destacaram pelo forte trabalho missionário, indo às fronteiras das dificuldades sociais. Desde o início de sua existência, a Companhia de Jesus sempre se caracterizou pela intensa atividade missionária e apostólica, como se pode observar nas palavras deixadas por Santo Inácio: “Para a Maior Glória de Deus”, tradução de “Ad Majorem Dei Gloriam

Atualmente, existem cerca de 16 mil jesuítas atuando em torno de 100 países dos cinco continentes. Ao longo dessa história, têm colaborado com a transformação da sociedade por meio da espiritualidade, da promoção social, do diálogo intercultural e interreligioso, do serviço da fé e da promoção da justiça. Oferecer educação de qualidade é outra marcante característica da Companhia de Jesus, responsável pela produção de conhecimento para o desenvolvimento social através da pesquisa científica e do aprofundamento intelectual.

Os jesuítas estão muito presentes na História do Brasil. Os primeiros jesuítas aqui desembarcaram, liderados por Manuel da Nóbrega, em 1549 – apenas nove anos após a Companhia de Jesus ser aprovada pelo Papa Paulo III. Vindos com Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil Colônia, os religiosos foram pioneiros no trabalho de educação dos descendentes de portugueses e nativos. Entre os jesuítas ilustres que atuaram aqui, estão os padres José de Anchieta e Antônio Vieira.

Com marcante influência histórica e social no país, a Companhia de Jesus esteve à frente da fundação de escolas, igrejas e cidades. Os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, por exemplo, foram os responsáveis pela criação do Colégio de São Paulo de Piratininga (hoje Pateo do Collegio), que deu origem à cidade de São Paulo.

Atualmente, são mais de 500 jesuítas atuando em todos os estados brasileiros, nas áreas de Educação, Social, Espiritualidade, Serviço da Fé, Juventude e Vocacional, entre outras. E, no mundo inteiro, hoje, assim como ontem, a Companhia de Jesus é reconhecida por seu trabalho missionário e por sua atuação nas áreas educacional, espiritual, intelectual e social.

...