Serviços

advanced divider

A Biblioteca Padre Vaz oferece aos alunos e professores da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, material bibliográfico necessário às atividades de ensino e pesquisa. E tem por objetivo prestar serviços que os atendam em suas necessidades de informação, nas áreas do conhecimento específico de sua atuação, contribuindo para a qualidade de sua pesquisa.

A Biblioteca possui critérios de seleção, aquisição e descarte do acervo visando as necessidades da instituição e de seu público alvo. Por isso ela possui um dos melhores acervos nas áreas de Filosofia e Teologia do Brasil, oferecendo informações qualificadas aos seus usuários internos e externos.

A Biblioteca apresenta um interesse social de compartilhamento do conhecimento, uma vez que disponibiliza o seu acervo para consulta aos alunos e professores de outras instituições de ensino superior. Para isso é necessário que tais usuários entrem em contato e agendem um horário com as bibliotecárias.

Além dos serviços mencionados a Biblioteca disponibiliza a seus usuários:

Visitas orientadas ao acervo

Orientações às pesquisas no sistema da Biblioteca [bases locais de livros, periódicos e artigos de periódicos]. Treinamento a todos os alunos, professores Orientações personalizadas

Orientação para levantamentos bibliográficos

Empréstimo, renovação e reserva de material bibliográfico;

Serviços remotos: consulta ao acervo de livros e periódicos, consulta às novas aquisições, renovações e reservas.

Serviços de alertas por e-mail

Encaminhamento ao serviço de fotocópias do material solicitado pelos usuários;

Orientação sobre o uso das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Treinamento as bases de dados do Portal Capes a todos os alunos, professores novatos.

Acesso local ao Portal de Periodicos da CAPES, incluindo treinamento para uso das bases de dados disponibilizadas. Esta biblioteca virtual permite acesso a textos completos de mais de 42 mil títulos de periódicos nacionais e internacionais, em todas as áreas do conhecimento, 126 bases referenciais com informações bibliográficas, 150 mil livros digitais, além do acesso a enciclopédias, teses e dissertações, obras de referência e conteúdo audiovisual. É possível a pesquisa em 33 bases de dados exclusivas para a área de teologia e 41 bases para filosofia

Disponibilizações de acessos remotos ao portal de Periódicos CAPES;

Indexação de artigos dos periódicos de maior interesse para a comunidade acadêmica, facilitando a pesquisa. Estão disponíveis mais de 75.000 artigos para pesquisas na base Scrib.

Indexação de sumários dos periódicos, sendo possível o acesso à pesquisa em mais de 39 mil registros, na base Katal.

Exposição de novas aquisições de livros e periódicos;

Exposições temáticas