O Programa possui sete Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq, que reúnem discentes e docentes do próprio Programa e de outras IES interessados em aprofundar temas relacionados aos Projetos de Pesquisa dos Professores Permanentes do PPG.
1. As Interfaces da Antropologia na Teologia Contemporânea
Objetivo geral do grupo é pesquisar e aprofundar as interfaces da antropologia na teologia contemporânea. Para isso, estudará a questão do ser humano à luz das distintas disciplinas sistemáticas da teologia cristã, abrindo-se às questões antropológicas levantadas na atualidade pelas ciências, pela filosofia e por outras religiões. Temáticas de interesse do grupo: (1) relação corpo e alma, vista nas seguintes perspectivas: a) corpo e alma na cultura ocidental; b) a questão do corpo nas análises sociológicas e psicanalíticas da contemporaneidade; c) corpo e sexualidade; d) a relação corpo e mente nas neurociências; e) a compreensão fenomenológica do corpo e sua relação com a carne; (2) o tema da encarnação, abordado na perspectiva filosófica e teológica; (3) o conceito de pessoa, lido do ponto de vista histórico, filosófico e teológico; (4) o problema da liberdade, estudado em chave histórica, filosófica e teológica; (5) a questão do mal e sua relação com o tema do pecado.
Líder: Geraldo De Mori (prof.geraldodemori@gmail.com)
2. Fé cristã e contemporaneidade
O grupo possui duas linhas de pesquisa: uma dedicada aos estudos dos impactos da modernidade e da pós-modernidade sobre a religião e a fé; outro sobre a relação entre religião, meio ambiente e consciência planetária.
A primeira linha compõe o subgrupo 1: Fé cristã, modernidade e pós-modernidade: que pretende fazer um levantamento de alguns fatores fundamentais da sociedade moderna e pós-moderna sob a ótica do choque que eles provocam sobre a fé cristã, estudando as reflexões teológicas de tal confronto e as posturas pastorais fundamentais daí decorrentes. Tal levantamento pode ser feito seja a partir de um autor ou de vários. Temáticas a serem estudadas: (1) análise crítica do momento sociopolítico, econômico e cultural atual; (2) abordagem sob o ângulo teológico do neoliberalismo, da globalização, da cultura digital, da cultura de massa, do fenômeno religioso, da biotecnologia etc.; (3) as tentativas de respostas teológicas a tais problemas; (4) as práticas pastorais daí decorrentes; (5) atenção especial ao contexto latino-americana no tocante à situação dos pobres e marginalizados e exigências teológico-pastorais; (6) a entrada da temática ecológica e étnica no contexto da teologia latino-americana.
A segunda linha compõe o subgrupo 2: Ecoteologia, religião e consciência planetária. Para este subgrupo, o ser humano se descobre como filho da Terra e responsável pelo seu futuro habitável. Tal questão implica mudança de percepção e novas atitudes pessoais e coletivas. Impacta também na forma de elaborar e difundir o conhecimento. Este subgrupo pretende estudar e publicar material teórico-prático em torno da relação entre fé cristã, religiões e ecologia. Sediado na FAJE, tem abrangência interinstitucional e âmbito multidisciplinar. É parceiro do grupo de pesquisa “Ecoteología”, da Universidade Javeriana de Bogotá. Atua com o Grupo de Trabalho JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) da Conferência Latino-americana dos Religiosos (CLAR), em nível continental. Organiza a Seção Temática “Ecoteologia” nos Congressos da SOTER e da ANPTECRE. Promove a iniciação à pesquisa científica e produz atividades de educação socioambiental. Temas de pesquisa: (1) Estatuto epistemológico da Ecoteologia; (2) Consciência planetária, sustentabilidade e bem-viver; (3) Religiões e visão ecológica; (4) Ecoespiritualidade. (5) Bíblia e ecologia. (6) Ecoteologia e correntes teológicas contemporâneas. (7) Educar na consciência planetária. (8) Estudos da Encíclica “Laudato Si”.
Líderes: Sinivaldo Silva Tavares (freisinivaldo@gmail.com), Francys Silvestrini Adão (francysadaosj@hotmail.com), Afonso Tadeu Murad (murad.fms@pmbcn.org.br)
3. Vida Religiosa: problemática atual e teologia
O grupo reflete sobre a Vida Religiosa Consagrada, seu perfil atual, formas de identidade e de pertença, espiritualidade, processos de formação, relação com a cultura contemporânea, questões de gênero e impacto de sua atuação na sociedade. Iniciativa interinstitucional, coordenada pela FAJE, reúne pesquisadores de outras IES, em parceria com a Conferência dos Religiosos/as do Brasil (CRB). A cada ano o grupo produz uma obra ou subsídio de criação coletiva e publica artigos de autoria individual nas Revistas: “Convergência” (Brasil), “Testimonio” (Chile) e “CLAR” (Colômbia).
Líder: Afonso Tadeu Murad (murad.fms@pmbcn.org.br)
4. A Bíblia em leitura cristã
O objetivo do grupo é pesquisar e aprofundar a leitura cristã da Bíblia, ou seja, das Escrituras judaicas (Antigo Testamento) e do Novo Testamento cristão, nas dimensões histórica – como nasceram e foram unidos na Bíblia cristã – e hermenêutica – como são investigadas e interpretadas no âmbito cristão. Exame das Escrituras cristãs “canônicas” (Novo Testamento) e das Escrituras judaicas (no Tanac e na Septuaginta) sob o ângulo da (re)leitura cristã.
Líderes: Jaldemir Vitório (JALDEMIR.VITORIO@faje.asav.org.br)
5. Teologia e Pastoral
O principal objetivo do grupo é aprofundar a relação entre teologia e pastoral, mostrando o caráter indissociável que existe entre a reflexão sobre a fé, a práxis cristã e as práticas ou ações pastorais que encarnam hoje o ser e o agir cristão e eclesial. Para realizar este objetivo o grupo pretende: (1) analisar e divulgar experiências concretas na área da pastoral, escolhendo igrejas consideradas referências (comunidades, paróquias, dioceses), por seu caráter inovador e criativo e por sua resposta às questões levantadas na atualidade à ação pastoral da Igreja; (2) aprofundar as grandes questões levantadas hoje à pastoral da Igreja, através de estudos de grandes teólogos práticos ou pastoralistas e de temas que são pertinentes para a ação pastoral dos cristãos e da Igreja no atual contexto pós-moderno; (3) organizar e participar de colóquios, seminários e simpósios sobre teologia e pastoral em busca de interlocução entre pastoralistas e teólogos/as que se interrogam e refletem sobre a relação entre teologia e pastoral na atualidade.
Líder: Francisco das Chagas de Albuquerque (albuquerque.fc.86@gmail.com)
6. Diversidade afetivo-sexual e teologia
Este grupo de pesquisa tem como objetivo articular um diálogo interdisciplinar entre a Teologia e as diversas áreas do conhecimento, no esforço de compreensão dos fenômenos que envolvem as diversas manifestações afetivo-sexuais com base nas teorias das relações de gênero. O grupo propõe uma leitura das subjetividades enfatizando as relações sociais e políticas sob o olhar da teologia. A abordagem de temas transversais receberá contribuições das distintas áreas do saber, Psicologia, Ciências Sociais, Filosofia, Direito, Pedagogia e outras. Temas de interesse: Teorias de Gênero, Teoria Feminista, Biopolítica e Capitalismo, Epistemologia da Teologia, Bíblia, Subjetividades, Corporeidade e Teologia, Sexualidade e Documentos da Igreja, Novas configurações familiares, Direitos humanos e Movimento LGBTTT.
Líderes: Élio Gasda (gasdasj@hotmail.com), Karen de Souza Colares (karencolares5@gmail.com)
7. Mundos do trabalho, Teologia e Ética
De caráter multidisciplinar (Teologia, Sociologia, Economia, História, Filosofa, Direito, Ciências Políticas, Educação), este grupo tem por finalidade investigar, produzir e divulgar conhecimentos sobre a eticidade do trabalho humano e as condições de realização do seu potencial emancipatório no atual contexto dos mundos do trabalho: por um lado, a perda de direitos, exclusões, degradações e crise socioambiental; por outro, as mobilizações em prol da emancipação humana e efetivação de novas relações sociais. Temas de interesse: relações de trabalho, teologia e trabalho, Doutrina Social da Igreja, trabalho no capitalismo, Marx e marxismos, movimentos sociais e sindicalismo, teóricos do trabalho, Direito do Trabalho, religião e espiritualidade, trabalho
na história, trabalho e ecologia, trabalho e educação, trabalho na economia social, processos auto gestionários de organização do trabalho, cidade e trabalho.
Líder: Élio Gasda (gasdasj@hotmail.com)
8. A Recepção da Reforma Litúrgica e e debate litúrgico–sacramental contemporâneo
O principal objetivo do grupo é pesquisar e aprofundar o sentido da recepção e as dificuldades de aceitação da reforma litúrgica iniciada com o Concilio Vaticano II. Para tanto, estudará os inícios do movimento litúrgico e seu desenvolvimento, dando, com isso, atenção à “Questão litúrgica” e a seu desdobramento na reflexão teológico-litúrgica antes, durante e depois do Concílio. Algumas temáticas de interesse do grupo: 1) a reforma litúrgica; 2) a recepção da reforma litúrgica na Igreja, especialmente no contexto latino-americano; 3) a teologia litúrgica e a relação com outras teologias; 4) a relação entre teologia litúrgica e teologia sacramental.
Líder: Alfredo Sampaio Costa (alfredosampaiosj@gmail.com)
9. Exercícios Espirituais, Teologia, Ciências Humanas e Pastoral: apropriações criativas nos séculos XX E XXI
O grupo, de carácter interinstitucional, busca realizar uma leitura crítica de autores e questões que, pautando-se nos Exercícios Espirituais (EE) de Inácio de Loyola, foram considerados relevantes
nos campos da teologia, das ciências humanas e da pastoral nos séculos XX e XXI, em espacialidades tão distintas como a Europa, os Estados Unidos e a América Latina. Vários temas centrais dos
EE serão objeto de pesquisa, com especial interesse pelas possíveis contribuições da vertente teórico-política conhecida como “Epistemologias do Sul”. Em termos metodológicos, a pesquisa recorrerá à abordagem interdisciplinar, delineando, num primeiro momento, as referências bibliográficas e conceituais empregadas por cada pesquisador, para, em seguida, precisar e aprofundar
concepções que viabilizem a interdisciplinaridade e o interculturalismo pretendidos.
Líderes: Alfredo Sampaio Costa (alfredosampaiosj@gmail.com) e Geraldo De Mori (prof.geraldodemori@gmail.com)
10. Protestantismos em diálogos
O GP discute temas teológicos à luz da tradição da teologia protestante e evangélica. As pesquisas abrangem assuntos vinculados à sistemática protestante, tais como Trindade, revelação, pecado,
graça, justificação, igrejas, espiritualidade e esperança. Dialoga-se com questões atuais sobre a justiça, a política, a ecologia e o pensar Deus em perspectiva contemporânea, considerando o impacto da teologia protestante e evangélica para a América Latina e o Brasil. Além de duas reuniões periódicas por semestre, o grupo promove eventos para compartilhar os resultados de suas pesquisas. Mantém parceria com iniciativas ecumênicas e outros grupos de pesquisa similares no país. Dirige-se tanto à academia quanto às comunidades cristãs e suas lideranças. Os membros publicam artigos em revistas especializadas.
Líder: Afonso Tadeu Murad (murad.fms@pmbcn.org.br)