Pesquisar
Close this search box.

EDITAL PIBICs 2023

advanced divider

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA


PIBIC FAJE e Iniciação Científica Voluntária

Com o objetivo de incentivar a pesquisa e promover maior integração entre os programas de graduação e pós-graduação, a Congregação aprovou, no dia 02 de Abril de 2007, o Programa Institucional de Iniciação Científica. A Resolução nº 1/2007 que aprova o programa foi atualizada em setembro de 2012 pela portaria FAJE 38/2012, em abril de 2014 pela portaria FAJE 08/2014 e em setembro de 2014 pela portaria FAJE 28/2014.


PIBIC FAPEMIG

De acordo com o manual da FAPEMIG, a concessão de bolsas de iniciação científica tem como objetivo “contribuir para a iniciação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, realizadas em instituições de pesquisa e de ensino, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, vinculadas a projetos de pesquisa financiados pela FAPEMIG”.
Para mais informações, consultar o manual da FAPEMIG linkado abaixo.


PIBIC CNPq

De acordo com o CNPq: “O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa a apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa”.


 

Confira os editais, normas e portarias:

...