PROJETOS EXTENSIONISTAS
2024 | 1
Projeto 1: Ferramentas para discernir o trabalho pastoral ou voluntário
Uma grande porcentagem dos alunos da FAJE já está envolvida em comunidades ou instituições ligadas à vivência da fé ou ao acompanhamento de pessoas vulneráveis em Belo Horizonte. Esse projeto visa responder os desafios do público atendido. Propõe a realização de um exercício de conversação espiritual, considerando experiências concretas e a reflexão filosófico-teológica realizada em sala de aula. Um exercício em grupo que busca dar ferramentas para discernir o trabalho pastoral ou voluntário com a finalidade de melhorar o serviço que os alunos oferecem à sociedade.
Objetivos
Aprofundar, por meio da conversa espiritual, as experiências e desafios que os alunos da FAJE têm em seu trabalho pastoral ou voluntário, como uma oportunidade para discernir e melhorar integralmente o serviço que oferecem à sociedade.
- Propiciar espaços de encontro e partilha das experiências de serviço que os alunos já realizam.
- Fornecer as ferramentas da conversa espiritual e do discernimento comunitário.
- Problematizar coletivamente as experiências de trabalho pastoral ou voluntário dos alunos à luz de elementos filosóficos e/ou teológicos.
- Integrar os elementos do discernimento comunitário para definir horizontes concretos no trabalho pastoral ou voluntário.
- Capacitar os alunos para uma ação discernida dos projetos pastorais ou de trabalho voluntário.
Professor Responsável: Me. Anderson Barroso
Modalidade: Presencial/Híbrido
IMPORTANTE: O projeto será continuado no segundo semestre de 2024, de modo que os/as alunos/as que assim o desejarem, possam dar continuidade ao longo de todo o ano.
Projeto 2: Filosofia e Teologia em tempos digitais
O objetivo deste projeto é refletir acerca da prática da Filosofia e da Teologia no contexto da internet e das redes sociais. A questão se impõe pelo fato da prevalência do ambiente digital em nossas vidas, a ponto deste fenômeno ter alterado toda a vida social nos últimos anos. Desta maneira, os participantes deste projeto produzirão um conteúdo a partir da sua reflexão pessoal e da sua comunidade, acerca dos papeis da Filosofia e da Teologia neste novo mundo.
Objetivos
Compreender o papel da internet e das redes sociais no fazer da Filosofia e da Teologia
- Gerar um debate entre os alunos e a sua comunidade sobre o tema da internet.
- Produzir conteúdo de vídeo ou áudio sobre esse tema.
Professor Responsável: Dr. Bruno Pettersen
Modalidade: Online
Projeto 3: Sentido e falta de sentido na vida contemporânea
A questão humana fundamental acerca do sentido da vida nasce no seio mesmo da vida cotidiana, em todos os tempos e culturas. Refletir sobre tal questão sempre foi uma das tarefas assumidas pela filosofia desde as suas origens gregas. O presente projeto pretende, apoiando-se em um material que facilita e favorece o interesse em nossa sociedade das imagens – pequenos vídeos de animação cuidadosamente escolhidos – refinar a sensibilidade dos alunos para a questão do sentido da vida e habilitá-los a discutir essa questão com o público mais amplo de suas atividades extra-acadêmicas.
O desenvolvimento da atividade pretende ser simples, lúdico, e se fará em dois tempos: primeiramente, os alunos participantes assistirão e discutirão entre si vídeos de animação de curta duração, que lidam com temáticas onipresentes na vida contemporânea – a relação com o trabalho, a temporalidade acelerada, a existência virtual, a morte, o sentido existencial da arte, a solidão na vida urbana, a violência, a relação religiosa etc. – e refletirão sobre tais temáticas, tentando compreendê-las em um horizonte humano e existencial ampliado. Num segundo momento, os alunos levarão os vídeos previamente preparados para serem vistos e discutidos com o público-alvo, fomentando a reflexão e recolhendo os resultados atingidos em cada encontro, para posterior avaliação sobre a atividade desenvolvida.
Objetivos
Acompanhar os discentes da FAJE no desenvolvimento de suas capacidades de reflexão e interpretação da realidade contemporânea, de um ponto de vista filosófico, bem como de escuta e diálogo com a comunidade envolvida nos trabalhos sociais já desenvolvidos por eles, enfocando o tema do sentido da existência humana presente na vida cotidiana, sempre a partir da perspectiva filosófica.
- Compreender os mecanismos que condicionam a vida cotidiana em nosso tempo e sua incidência sobre a autorrealização humana.
- Refletir e discutir sobre as possibilidades de superação dos obstáculos presentes na sociedade a uma vida plenamente humana, mas especificamente no lugar próprio de vivência e atuação dos participantes da atividade.
- Estabelecer uma interlocução crítica e solidária com o lugar de atuação social.
- Estimular o desenvolvimento da capacidade de uma leitura crítica e sapiencial da realidade.
Professor Responsável: Dr. Marco Heleno Barreto
Modalidade: Híbrido
Projeto 4: Campanha da Fraternidade 2024
Em 2024 a Campanha da Fraternidade comemora 60 anos como atividade de evangelização assumida pela Igreja Católica do Brasil no tempo da Quaresma. O tema “Fraternidade e Amizade Social”, tirado da Carta Encíclica Fratelli tutti, do Papa Francisco, de 2021, retoma vários elementos da Doutrina Social da Igreja, como o da presença dos cristãos no mundo para nele estabelecerem “pontes” de diálogo, em vista da construção de uma sociedade mais justa, aberta, inclusiva, solidária, fraterna. O texto do Papa, publicado ainda no tempo da pandemia da Covid-19, é inspirado, como a Encíclica Laudato sí’, em São Franscisco de Assis, que via em todo ser humano, como nos animais e nos elementos da natureza, irmãos e irmãs. A CNBB, ao trazer o tema da fraternidade e da amizade social para a Campanha da Fraternidade, dá seguimento ao apelo à conversão próprio do tempo da Quaresma, associando-o a uma questão urgente da sociedade brasileira, que viveu e vive ainda forte polarização social e política, que tem transformado o oponente em inimigo a ser suprimido. A presente atividade articula-se com alguns dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional da FAJE (PDI), como o do “Compromisso e Incidência Social” e o de “Formação de lideranças juvenis”. Os estudantes nele envolvidos, a partir de iniciativas diversas, deverão ajudar os públicos com os quais atuarão a refletirem sobre a fraternidade e a amizade social, oferecendo pistas para solução de conflitos, preconceitos e inimizades, em grande parte motivados por desinformação ou ideologias.
Objetivos
- Oferecer aos e às estudantes dos cursos de graduação da FAJE a oportunidade de refletirem sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2024 “Fraternidade e Amizade Social”, para que descubram o aporte da Filosofia e da Teologia na compreensão desse tema e levantem as pistas que essas duas disciplinas oferecem para iluminar a vida e a ação dos públicos com os quais irão trabalhar o tema da Campanha da Fraternidade: jovens, adultos de comunidades, escolas, bairros, etc.
- Identificar os mecanismos e atitudes que suscitam exclusão, desprezo, bullying, violência contra vários tipos pessoas na sociedade contemporânea e nos ambientes dos/as estudantes, por sua diferença social, étnica, de gênero, religiosa, de idade;
- Aprofundar as raízes da dificuldade de se viver com o diferente, à luz do texto-base da Campanha da Fraternidade de 2024, e, se necessário, da Encíclica Fratelli tutti;
- Oferecer pistas pedagógicas que contribuam para a construção da “sociedade do encontro”, do respeito e do reconhecimento das diferenças, diminuindo os conflitos e buscando uma convivência mais pacífica, baseada na fraternidade e amizade social.
Professor Responsável: Dr. Geraldo De Mori
Modalidade: Híbrido
Projeto 5: Ecologia, educação e comunidade local
A crise ecológica não constitui apenas um “problema”, mas se converte em grande oportunidade para a humanidade assumir um novo paradigma civilizacional, superando o antropocentrismo egóico e despótico. Esse novo paradigma se caracteriza por uma forma relacional de conceber o lugar do ser humano no planeta e atuar com/sobre ele. Já nos primeiros parágrafos da Laudato Si Francisco anuncia que a Terra é para nós humanos a Casa Comum, onde habitamos com todos os outros seres. Ela se assemelha a uma irmã, com a qual partilhamos a existência. E como uma mãe bondosa nos acolhe nos seus braços (LS 1).
Este projeto extensionista “Ecologia, educação e comunidade” é uma iniciativa de serviço à comunidade local e aprendizagem teórico-prático, terá como destinatários principais alunos do Colégio Santo Maria Pampulha. Essa escola pertence à Rede Santa Maria de Ensino, mantenedora de outras 12 escolas na região metropolitana de Belo Horizonte. Localizada nas proximidades da FAJE, atende especialmente às crianças e jovens do bairro Floramar e adjacências, oferecendo educação infantil, ensino fundamental e médio.
Objetivos
Oferecer aos alunos(as) uma experiência teórico-prática que desperte a consciência ecológica e preste um serviço de educação para a sustentabilidade sobretudo junto a alunos de 7º a 8º anos do Colégio Santa Maria, unidade Pampulha.
- Compreender o que é ecologia, enquanto ciência, ética e paradigma
- Desenvolver a percepção da interdependência (tudo está interligado) dos seres humanos com os seres bióticos e abióticos, que constituem a teia da vida do planeta.
- Identificar os princípios da alfabetização ecológica e transmiti-las os estudantes da escola
- Relacionar a nascente consciência planetária com o ensino-aprendizagem da filosofia e da teologia
- Questionar-se sobre a superação do antropocentrismo nas disciplinas filosóficas e teológicas.
- Estabelecer uma interlocução com os adolescentes, visando a crítica ao consumismo e a adoção de atitudes pessoais em direção a um estilo de vida ecologicamente amigável.
- Sentir-se estimulado a desenvolver uma espiritualidade ecológica.
Professores Responsáveis: Dr. Sinivaldo Tavares e Ma. Renata Cioletti
Modalidade: Presencial*
* IMPORTANTE: Apenas poderão se inscrever neste projeto, alunos/as com disponibilidade para reuniões presenciais em Belo Horizonte.O projeto será continuado no segundo semestre de 2024, de modo que os/as alunos/as que assim o desejarem, possam dar continuidade ao longo de todo o ano.
Projeto 6: Espiritualidade Bíblica: Leitura orante da Palavra
Entre os diversos modos de oração por meio da Palavra de Deus está a chamada “Leitura Orante”, sendo indicada como uma forma também de alimentar a espiritualidade bíblica. Em quase todos os documentos da Igreja Católica, de forma especial aqueles que têm como temática específica a Palavra de Deus recomenda aos católicos e as pessoas interessadas a rezarem por meio da Leitura Orante (Verbum Domini, Documento da Conclusão da Conferência Episcopal latina América em Aparecida; Documentos da CNBB). Ela também é uma das atividades da segunda dimensão da Animação Bíblica da Pastoral, chamada dimensão da comunhão com a Palavra. A “Leitura Orante” tem como princípio a unidade entre o Antigo e o Novo Testamento; a atualidade das Escrituras e a unificação entre a escuta da Palavra e a vida, contribuindo para uma maior consciência da realidade social-política e proporciona um desenvolvimento da vivência espiritual do crente, não somente aqueles e aquelas da Igreja Católica, mas aos cristãos das diferentes denominações, que têm a Bíblia como fonte. Essa atividade propõe realizar essa prática da “Leitura Orante” da Palavra com pessoas de diferentes realidades, gêneros, idades e denominações religiosas cristãs, de forma on-line, ou seja, mediada pelas plataformas digitais, para um desenvolvimento da Bíblico e de um encontro de oração pessoal e comunitário Palavra de Deus.
Objetivos
Acompanhar os discentes de filosofia e teologia da FAJE no desenvolvimento de suas capacidades de escuta e diálogo com as pessoas de diferentes contextos para o aprofundamento e experiência de uma das formas de espiritualidade bíblica: a Leitura Orante da Palavra, em parceria com o Serviço de Animação Bíblica (SAB-Paulinas).
- Participação no estudo sobre a história do método “Leitura Orante” como uma forma de espiritualidade bíblica;
- Compreender os passos da “Leitura Orante” na América Latina e de forma especial no Brasil e sua diferença com o chamada “Lectio Divina” na realidade da Europa-Ásia.
- Identificar sua importância dentro dos três eixos da chamada Animação Bíblica da Pastoral, terceiro movimento bíblico no contexto católico do América Latina.
- Fazer a experiência de Leitura Orante entre o grupo dos alunos e alunas desse projeto;
- Aprofundar os textos selecionados para a realização da “Leitura Orante” com o grupo específico inscritos para essa atividade.
- Identificar os desafios e dificuldades da aplicação do método de forma on-line;
- Sentir-se estimulado a desenvolver uma espiritualidade bíblica, e assumir a Animação Bíblica da Pastoral;
- Perceber sua importância na unificação entre fé-vida, num desenvolvimento, humano-espiritual-social.
Professora Responsável: Dra. Zuleica Silvano
Modalidade: Híbrido