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Projetos Extensionistas 2024/1

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PROJETOS EXTENSIONISTAS

2024 | 1

Projeto 1: Ferramentas para discernir o trabalho pastoral ou voluntário

Uma grande porcentagem dos alunos da FAJE já está envolvida em comunidades ou instituições ligadas à vivência da fé ou ao acompanhamento de pessoas vulneráveis em Belo Horizonte. Esse projeto visa responder os desafios do público atendido. Propõe a realização de um exercício de conversação espiritual, considerando experiências concretas e a reflexão filosófico-teológica realizada em sala de aula. Um exercício em grupo que busca dar ferramentas para discernir o trabalho pastoral ou voluntário com a finalidade de melhorar o serviço que os alunos oferecem à sociedade.

Objetivos

Aprofundar, por meio da conversa espiritual, as experiências e desafios que os alunos da FAJE têm em seu trabalho pastoral ou voluntário, como uma oportunidade para discernir e melhorar integralmente o serviço que oferecem à sociedade.

  1. Propiciar espaços de encontro e partilha das experiências de serviço que os alunos já realizam.
  2. Fornecer as ferramentas da conversa espiritual e do discernimento comunitário.
  3. Problematizar coletivamente as experiências de trabalho pastoral ou voluntário dos alunos à luz de elementos filosóficos e/ou teológicos.
  4. Integrar os elementos do discernimento comunitário para definir horizontes concretos no trabalho pastoral ou voluntário.
  5. Capacitar os alunos para uma ação discernida dos projetos pastorais ou de trabalho voluntário.

Professor Responsável: Me. Anderson Barroso

Modalidade: Presencial/Híbrido

IMPORTANTE: O projeto será continuado no segundo semestre de 2024, de modo que os/as alunos/as que assim o desejarem, possam dar continuidade ao longo de todo o ano.

Projeto 2: Filosofia e Teologia em tempos digitais

O objetivo deste projeto é refletir acerca da prática da Filosofia e da Teologia no contexto da internet e das redes sociais. A questão se impõe pelo fato da prevalência do ambiente digital em nossas vidas, a ponto deste fenômeno ter alterado toda a vida social nos últimos anos. Desta maneira, os participantes deste projeto produzirão um conteúdo a partir da sua reflexão pessoal e da sua comunidade, acerca dos papeis da Filosofia e da Teologia neste novo mundo.

Objetivos

Compreender o papel da internet e das redes sociais no fazer da Filosofia e da Teologia

  1. Gerar um debate entre os alunos e a sua comunidade sobre o tema da internet.
  2. Produzir conteúdo de vídeo ou áudio sobre esse tema.

Professor Responsável: Dr. Bruno Pettersen

Modalidade: Online

Projeto 3: Sentido e falta de sentido na vida contemporânea

A questão humana fundamental acerca do sentido da vida nasce no seio mesmo da vida cotidiana, em todos os tempos e culturas. Refletir sobre tal questão sempre foi uma das tarefas assumidas pela filosofia desde as suas origens gregas. O presente projeto pretende, apoiando-se em um material que facilita e favorece o interesse em nossa sociedade das imagens – pequenos vídeos de animação cuidadosamente escolhidos – refinar a sensibilidade dos alunos para a questão do sentido da vida e habilitá-los a discutir essa questão com o público mais amplo de suas atividades extra-acadêmicas.

O desenvolvimento da atividade pretende ser simples, lúdico, e se fará em dois tempos: primeiramente, os alunos participantes assistirão e discutirão entre si vídeos de animação de curta duração, que lidam com temáticas onipresentes na vida contemporânea – a relação com o trabalho, a temporalidade acelerada, a existência virtual, a morte, o sentido existencial da arte, a solidão na vida urbana, a violência, a relação religiosa etc. – e refletirão sobre tais temáticas, tentando compreendê-las em um horizonte humano e existencial ampliado. Num segundo momento, os alunos levarão os vídeos previamente preparados para serem vistos e discutidos com o público-alvo, fomentando a reflexão e recolhendo os resultados atingidos em cada encontro, para posterior avaliação sobre a atividade desenvolvida.

Objetivos

Acompanhar os discentes da FAJE no desenvolvimento de suas capacidades de reflexão e interpretação da realidade contemporânea, de um ponto de vista filosófico, bem como de escuta e diálogo com a comunidade envolvida nos trabalhos sociais já desenvolvidos por eles, enfocando o tema do sentido da existência humana presente na vida cotidiana, sempre a partir da perspectiva filosófica.

  1. Compreender os mecanismos que condicionam a vida cotidiana em nosso tempo e sua incidência sobre a autorrealização humana.
  2. Refletir e discutir sobre as possibilidades de superação dos obstáculos presentes na sociedade a uma vida plenamente humana, mas especificamente no lugar próprio de vivência e atuação dos participantes da atividade.
  3. Estabelecer uma interlocução crítica e solidária com o lugar de atuação social.
  4. Estimular o desenvolvimento da capacidade de uma leitura crítica e sapiencial da realidade.

Professor Responsável: Dr. Marco Heleno Barreto

Modalidade: Híbrido

Projeto 4: Campanha da Fraternidade 2024

Em 2024 a Campanha da Fraternidade comemora 60 anos como atividade de evangelização assumida pela Igreja Católica do Brasil no tempo da Quaresma. O tema “Fraternidade e Amizade Social”, tirado da Carta Encíclica Fratelli tutti, do Papa Francisco, de 2021, retoma vários elementos da Doutrina Social da Igreja, como o da presença dos cristãos no mundo para nele estabelecerem “pontes” de diálogo, em vista da construção de uma sociedade mais justa, aberta, inclusiva, solidária, fraterna. O texto do Papa, publicado ainda no tempo da pandemia da Covid-19, é inspirado, como a Encíclica Laudato sí’, em São Franscisco de Assis, que via em todo ser humano, como nos animais e nos elementos da natureza, irmãos e irmãs. A CNBB, ao trazer o tema da fraternidade e da amizade social para a Campanha da Fraternidade, dá seguimento ao apelo à conversão próprio do tempo da Quaresma, associando-o a uma questão urgente da sociedade brasileira, que viveu e vive ainda forte polarização social e política, que tem transformado o oponente em inimigo a ser suprimido. A presente atividade articula-se com alguns dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional da FAJE (PDI), como o do “Compromisso e Incidência Social” e o de “Formação de lideranças juvenis”. Os estudantes nele envolvidos, a partir de iniciativas diversas, deverão ajudar os públicos com os quais atuarão a refletirem sobre a fraternidade e a amizade social, oferecendo pistas para solução de conflitos, preconceitos e inimizades, em grande parte motivados por desinformação ou ideologias.

Objetivos

  1. Oferecer aos e às estudantes dos cursos de graduação da FAJE a oportunidade de refletirem sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2024 “Fraternidade e Amizade Social”, para que descubram o aporte da Filosofia e da Teologia na compreensão desse tema e levantem as pistas que essas duas disciplinas oferecem para iluminar a vida e a ação dos públicos com os quais irão trabalhar o tema da Campanha da Fraternidade: jovens, adultos de comunidades, escolas, bairros, etc.
  2. Identificar os mecanismos e atitudes que suscitam exclusão, desprezo, bullying, violência contra vários tipos pessoas na sociedade contemporânea e nos ambientes dos/as estudantes, por sua diferença social, étnica, de gênero, religiosa, de idade;
  3. Aprofundar as raízes da dificuldade de se viver com o diferente, à luz do texto-base da Campanha da Fraternidade de 2024, e, se necessário, da Encíclica Fratelli tutti;
  4. Oferecer pistas pedagógicas que contribuam para a construção da “sociedade do encontro”, do respeito e do reconhecimento das diferenças, diminuindo os conflitos e buscando uma convivência mais pacífica, baseada na fraternidade e amizade social.

Professor Responsável: Dr. Geraldo De Mori

Modalidade: Híbrido

Projeto 5: Ecologia, educação e comunidade local

A crise ecológica não constitui apenas um “problema”, mas se converte em grande oportunidade para a humanidade assumir um novo paradigma civilizacional, superando o antropocentrismo egóico e despótico. Esse novo paradigma se caracteriza por uma forma relacional de conceber o lugar do ser humano no planeta e atuar com/sobre ele. Já nos primeiros parágrafos da Laudato Si Francisco anuncia que a Terra é para nós humanos a Casa Comum, onde habitamos com todos os outros seres. Ela se assemelha a uma irmã, com a qual partilhamos a existência. E como uma mãe bondosa nos acolhe nos seus braços (LS 1).

Este projeto extensionista “Ecologia, educação e comunidade” é uma iniciativa de serviço à comunidade local e aprendizagem teórico-prático, terá como destinatários principais alunos do Colégio Santo Maria Pampulha. Essa escola pertence à Rede Santa Maria de Ensino, mantenedora de outras 12 escolas na região metropolitana de Belo Horizonte. Localizada nas proximidades da FAJE, atende especialmente às crianças e jovens do bairro Floramar e adjacências, oferecendo educação infantil, ensino fundamental e médio.

Objetivos

Oferecer aos alunos(as)  uma experiência teórico-prática que desperte a consciência ecológica e preste um serviço de educação para a sustentabilidade sobretudo junto a alunos de 7º a 8º anos do Colégio Santa Maria, unidade Pampulha.

  1. Compreender o que é ecologia, enquanto ciência, ética e paradigma
  2. Desenvolver a percepção da interdependência (tudo está interligado) dos seres humanos com os seres bióticos e abióticos, que constituem a teia da vida do planeta.
  3. Identificar os princípios da alfabetização ecológica e transmiti-las os estudantes da escola
  4. Relacionar a nascente consciência planetária com o ensino-aprendizagem da filosofia e da teologia
  5. Questionar-se sobre a superação do antropocentrismo nas disciplinas filosóficas e teológicas.
  6. Estabelecer uma interlocução com os adolescentes, visando a crítica ao consumismo e a adoção de atitudes pessoais em direção a um estilo de vida ecologicamente amigável.
  7. Sentir-se estimulado a desenvolver uma espiritualidade ecológica.

Professores Responsáveis: Dr. Sinivaldo Tavares e Ma. Renata Cioletti

Modalidade: Presencial*

* IMPORTANTE: Apenas poderão se inscrever neste projeto, alunos/as com disponibilidade para reuniões presenciais em Belo Horizonte.O projeto será continuado no segundo semestre de 2024, de modo que os/as alunos/as que assim o desejarem, possam dar continuidade ao longo de todo o ano.

Projeto 6: Espiritualidade Bíblica: Leitura orante da Palavra

Entre os diversos modos de oração por meio da Palavra de Deus está a chamada “Leitura Orante”, sendo indicada como uma forma também de alimentar a espiritualidade bíblica. Em quase todos os documentos da Igreja Católica, de forma especial aqueles que têm como temática específica a Palavra de Deus recomenda aos católicos e as pessoas interessadas a rezarem por meio da Leitura Orante (Verbum Domini, Documento da Conclusão da Conferência Episcopal latina América em Aparecida; Documentos da CNBB). Ela também é uma das atividades da segunda dimensão da Animação Bíblica da Pastoral, chamada dimensão da comunhão com a Palavra. A “Leitura Orante” tem como princípio a unidade entre o Antigo e o Novo Testamento; a atualidade das Escrituras e a unificação entre a escuta da Palavra e a vida, contribuindo para uma maior consciência da realidade social-política e proporciona um desenvolvimento da vivência espiritual do crente, não somente aqueles e aquelas da Igreja Católica, mas aos cristãos das diferentes denominações, que têm a Bíblia como fonte. Essa atividade propõe realizar essa prática da “Leitura Orante” da Palavra com pessoas de diferentes realidades, gêneros, idades e denominações religiosas cristãs, de forma on-line, ou seja, mediada pelas plataformas digitais, para um desenvolvimento da Bíblico e de um encontro de oração pessoal e comunitário Palavra de Deus.

Objetivos

Acompanhar os discentes de filosofia e teologia da FAJE no desenvolvimento de suas capacidades de escuta e diálogo com as pessoas de diferentes contextos para o aprofundamento e experiência de uma das formas de espiritualidade bíblica: a Leitura Orante da Palavra, em parceria com o Serviço de Animação Bíblica (SAB-Paulinas).

  1. Participação no estudo sobre a história do método “Leitura Orante” como uma forma de espiritualidade bíblica;
  2. Compreender os passos da “Leitura Orante” na América Latina e de forma especial no Brasil e sua diferença com o chamada “Lectio Divina” na realidade da Europa-Ásia.
  3. Identificar sua importância dentro dos três eixos da chamada Animação Bíblica da Pastoral, terceiro movimento bíblico no contexto católico do América Latina.
  4. Fazer a experiência de Leitura Orante entre o grupo dos alunos e alunas desse projeto;
  5. Aprofundar os textos selecionados para a realização da “Leitura Orante” com o grupo específico inscritos para essa atividade.
  6. Identificar os desafios e dificuldades da aplicação do método de forma on-line;
  7. Sentir-se estimulado a desenvolver uma espiritualidade bíblica, e assumir a Animação Bíblica da Pastoral;
  8. Perceber sua importância na unificação entre fé-vida, num desenvolvimento, humano-espiritual-social.

Professora Responsável: Dra. Zuleica Silvano

Modalidade: Híbrido

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INSCRIÇÕES ATÉ 01/03/2024

INSCRIÇÃO PARA ALUNOS/AS FILOSOFIA

INSCRIÇÃO PARA ALUNOS/AS TEOLOGIA PRESENCIAL

INSCRIÇÃO PARA ALUNOS/AS TEOLOGIA EaD

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