Apresentação Stricto Sensu Teologia

Histórico

O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Teologia da FAJE, vinculado ao Departamento de Teologia da mesma instituição, oferece, desde 1987, os cursos de Mestrado e Doutorado canônicos (reconhecidos pelo Estado da Cidade do Vaticano). Em 1997 o Mestrado foi reconhecido pela CAPES, mediante Portaria nº 1.432, de 02/02/1999, confirmada para os triênios seguintes através da Portaria nº 2.530, de 04/09/2002, que reconheceu o Doutorado, e pelas portarias nº 2.878, de 24/08/2005; nº 534, de 29/04/2008; nº 1.077, de 31/08/2012 e Portaria MEC n.º 656, de 22/05/2017,  publicada no D.O.U, de 23/05/2017 e republicada em 27/07/2017 e pela Portaria n.º 609, de 14/03/2019, publicada no D.O.U, de 18/03/2019, seção 1, pagina 63. Nas últimas avaliações trienais da CAPES o Programa obteve nota 6, sendo considerado de nível internacional. O Programa oferece estágios pós-doutorais.

Objetivos

(1) Promover e cultivar a investigação científica em teologia e áreas afins, na perspectiva de um humanismo solidário, radicado na mensagem evangélica, e em diálogo com outras cosmovisões, a fim de esclarecer o sentido da existência humana pessoal e social, em busca de soluções para os problemas gerados pelas transformações da sociedade, da ciência e da cultura; (2) Proporcionar aos seus estudantes uma sólida formação teológica, em vista do desenvolvimento integral da personalidade, da assimilação pessoal da experiência cristã e da capacitação científica para o desempenho da investigação, da docência e de outras formas de serviço à sociedade e à comunidade eclesial; (3) Difundir os resultados da reflexão e pesquisa no conjunto da sociedade, através de publicações, cursos, palestras, assessorias, serviços comunitários e outras formas de comunicação e extensão universitária, em nível nacional e internacional, tendo em vista, em particular, a formação continuada de ministros da Igreja, agentes de pastoral e cidadãos/ãs conscientes de suas responsabilidades e capazes de situar-se criticamente ante a realidade sociocultural; (4) Buscar a excelência acadêmica a partir do contexto no qual a reflexão teológica é elaborada. De fato a reflexão e a transmissão do conhecimento, sem perder a universalidade e a radicalidade do humano, devem situar-se no nosso momento histórico e no contexto brasileiro e latino-americano, de modo que respondam aos problemas e às preocupações humanas hodiernas, levando em conta as peculiaridades de nosso gênio, de nossa sociedade e de nossa herança cultural. Na seriedade como são selecionados/as os/as professores/as, ministrados os cursos, acompanhados/as os/as alunos/as e avaliados o seu desempenho, o Programa busca a excelência acadêmica. Nossa IES não tenciona oferecer o acesso fácil a um diploma superior ou a uma série de informações mal digeridas, mas capacitar o/a discente, mediante o embasamento científico de seus conhecimentos e sua articulação sistemática, o discernimento lúcido dos valores e antivalores da cultura atual e a busca de soluções apropriadas para os problemas emergentes.