Estágios e Atividades Complementares

Graduação Filosofia

Estágio curricular supervisionado: O Estágio, voltado para a prática do ensino de filosofia, tem seu início no 4º período. Implica o exercício efetivo da função de professor em unidades escolares ou a presença participativa em ambientes educativos sob a orientação e responsabilidade de um profissional habilitado, sendo avaliado conjuntamente pela escola formadora e pela escola campo do estágio. Será estruturado em níveis crescentes de complexidade, sendo acompanhado e orientado pela Coordenação, mediante 30 horas presenciais em cada nível.

Nível I:
O estagiário deverá familiarizar-se com a realidade da escola como instituição e com a organização do trabalho escolar.

Nível II:
O estagiário aprofundará os estudos sobre os fenômenos educativos em suas inter-relações com a realidade social mais ampla, realizando:

Nível III:
As atividades orientar-se-ão pelo objetivo de proporcionar ao estagiário condições para o envolvimento com a dinâmica da gestão da sala de aula.

Atividades ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

1. a) Atividades de ensino 0 a 120 horas
  2. b) Atividades de extensão 0 a 120 horas
  3. c) Atividades de pesquisa 0 a 120 horas

a) Trata-se de atividades de caráter científico, cultural, comunitário e acadêmico, realizadas por iniciativa do aluno, dentro dos parâmetros estabelecidos pela instituição, como p. ex. a participação em eventos científicos, estudos de caso, visitas, produções coletivas, monitorias, tutorias, serviços comunitários, aprendizado de novas tecnologias de comunicação e ensino, atividades de extensão de caráter educativo e/ou social, etc.

1. b) Estas atividades são classificadas em três categorias:

# Ensino: P. ex.

+   Monitoria em disciplinas do Curso

+   Tutoria com professor Orientador

+   Grupo de Estudos não-curricular

# Extensão: P. ex.

+   Participação em projetos de extensão como serviço à comunidade

+   Estágio extracurricular, remunerado ou voluntário

+   Participação em eventos científicos (conferências, seminários, congressos, cursos de atualização, etc.)

# Pesquisa: P. ex.

+   Trabalho de iniciação científica

+   Publicação de artigos de pesquisa ou de divulgação científica

1. c) A atribuição de créditos às atividades complementares dependerá, entre outros, dos seguintes requisitos:

+   Aprovação prévia pela Coordenação, seja de modo geral, mediante a publicação semestral de elenco de atividades consideradas adequadas, seja em casos particulares, por proposta do aluno

+   Apresentação de comprovante (p. ex. certificado de participação)

+   Avaliação favorável do desempenho

Tabela de Orientação para Realização das Atividades Complementares Licenciatura em Filosofia

Comprovação necessária

Estágio extracurricular/não obrigatório remunerado ou voluntário.

Extensão

Atestado de Estágio emitido por representante legal da Instituição   com descrição de atividades realizadas e respectiva carga horária.
Participação em projetos de extensão

Extensão

Atestado/certificado emitido por representante comunitário ou representante legal da Instituição
Participação em eventos científicos (congressos, seminários, conferências, palestras, cursos de atualização etc).

Extensão

Certificado/Declaração/Atestado emitido por representante legal da Instituição com descrição da respectiva carga horária.
Monitoria

Ensino

Certificado/Declaração emitido pela Coordenação de Curso,  com descrição da respectiva carga horária.
PIBIC – Participação em projeto de pesquisa ou em projeto de extensão.

Pesquisa

Certificado/Declaração de participação emitido pelo Coordenador do projeto de pesquisa ou extensão, com descrição da respectiva carga horária.
Participação em grupo de estudo

Pesquisa

Atestado de participação emitido pelo Coordenador do grupo de estudo, com descrição de respectiva carga horária.
Tutoria com professor orientador

Ensino

Certificado/Declaração emitido pela Coordenação de curso, com respectiva descrição de carga horária.
 Comunicação oral em eventos científicos, culturais, profissionais etc

Pesquisa

Certificado /atestado emitido pela Instituição.
Participação em comissão organizadora de eventos acadêmico, científico, cultural, comunitário etc.

Pesquisa

Certificado/Declaração de participação emitido pela Instituição.
Visitas técnico-culturais

Extensão

Atestado de participação emitido pelo professor responsável, com descrição da atividade e respectiva carga horária.

Pubicação de artigo (autoria ou co-autoria)  em anais de eventos científicos, cultural, comunitário ou acadêmico.

Pesquisa

Cópia da primeira página do artigo ou   certificado de publicação em anais.
Publicação de livro ou capítulo de livro (autoria  ou co-autoria )

Pesquisa

Cópia da ficha catalográfica, do sumário e da primeira página do capítulo.

Curso de Língua Estrangeira

Extensão

Certificado/Declaração emitido pela Instituição, com descrição da respectiva carga horária.
Cursos isolados –  disciplinas optativas  concluídas em outras IES, afins à área de estudo.

Ensino

Histórico escolar e/ ou atestado emitido pela Instituição, com respectiva carga horária.