Pesquisar
Close this search box.

Apresentação

A Faculdade de Teologia da FAJE, fundada em 1949, em São Leopoldo, RS, transladou-se para Belo Horizonte em 1982, juntamente com a Faculdade de Filosofia, fundada em 1941, em Nova Friburgo, RJ, compondo, desde 1983, o Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (CES). Em 2005, com o reconhecimento civil da FAJE, ela tornou-se seu Departamento de Teologia, e oferece o bacharelado, o mestrado e o doutorado civil nessa área do saber, além do eclesiástico/canônico (Santa Sé), através do CES.

O bacharelado civil tem duração de quatro anos, o primeiro de créditos filosóficos (42 créditos), feitos em instituição reconhecida pelo MEC, e os outros três de créditos teológicos. O bacharelado eclesiástico/canônico tem duração de três anos, excluído o tempo dedicado aos créditos filosóficos (2 anos), que podem ter sido cursados em instituição eclesiástica, isto é, em cursos livres de instituição da Igreja Católica não reconhecida pelo MEC (neste caso o aluno só recebe título eclesiástico).

Tendo em vista o número de horas de estudo pessoal exigido para o acompanhamento proveitoso do curso e a realização dos seus objetivos, requer-se dos estudantes dedicação integral ao estudo. Com isso, é possível completar o curso em oito períodos letivos ordinários (seis no bacharelado eclesiástico).

A duração máxima prevista pelo regimento da Faculdade é de doze períodos letivos ordinários (dez no caso do bacharelado eclesiástico), a partir da matrícula inicial.

 Download
...