Pesquisar
Close this search box.

Encontro de Espiritualidade

Cultura e Espiritualidade

Por um magis de vida é a mensagem que acompanha a proposta para trilharmos um caminho quaresmal na FAJE. Com a leitura compartilhada do Evangelho para os domingos e dias da semana, será um “Cultivemos a Palavra”.

O encontro com Jesus, a partir do Evangelho, exorta-nos a captar o desejo de “um magis de vida”, ao qual o Senhor responde com palavras e gestos poderosos, com o sinal último e definitivo: a ressureição.

Deste modo, vemos na Palavra o caminho que conduz à luz da Páscoa. Passamos por lugares e contextos nos quais podemos reconhecer em nossa experiência pessoal e comunitária o desejo e a profunda necessidade de “um magis de vida”.

3ª Semana da Quaresma

Cultivemos a Palavra

Terça-feira (05/03/24)

Perceber

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 7,3-5)

Por que reparas no cisco no olho do teu irmão, e a trave no teu próprio olho não percebes? Ou, como podes dizer ao teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, enquanto no teu está uma trave? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.

Breve explicação

Muitas vezes somos mais propensos a perceber coisas que estão erradas do que o bem ao nosso redor, especialmente quando as falhas estão nos outros. O Evangelho sugere que olhemos honestamente para a nossa vida, compreendendo que só podemos fazer tanto bem quando temos a coragem de nos converter. Se o vosso coração tem consciência do bem, é Ele que ressuscita em vós!

 

Oração

Para percebermos o bem, abra os nossos olhos, Senhor!

Para que percebamos que Tu guias nossas vidas, abra os nossos olhos, Senhor!

Para que percebamos que precisamos da tua ajuda, abra os nossos olhos, Senhor!

 

Compromisso

Peça perdão a uma pessoa que você ofendeu ou a quem você não fez o bem que poderia ter feito.

 

Segunda-feira (04/03/24)

Manifestar-se

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 4,37-40)

Surgiu, então, uma tempestade bem forte, que lançava as ondas dentro do barco, que se enchia de água. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre o travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: “Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento parou, e fez-se grande calmaria. Então Jesus lhes disse: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”

Breve explicação

Há “surpresas” que surgem de repente, como uma tempestade e um imprevisto. Pode-se ser tomado pelo medo e pelo desespero ou então confiar n’Ele. Crer que o Senhor pode criar paz em nós e nos tranquilizar é fé em sua ressurreição. O cansaço surge, mas sabemos que Ele ressuscitou!

Oração

Deixamo-nos vencer pelo medo, mas Tu, Senhor, ressuscitas!

Ainda vemos tanto ódio no mundo, mas Tu, Senhor, ressuscitas!

Nem sempre somos capazes de perdoar, mas Tu, Senhor, ressuscitas!

O futuro sempre nos parece incerto, mas Tu, Senhor, ressuscitas!

Compromisso

Fazer uma surpresa a um(a) amigo(a), passando uma parte do dia com ele/ela.

Domingo (03/03/24)

Ressurgir

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 2,18-21)

Então os judeus perguntaram a Jesus:

“Que sinal nos mostras para agir assim?”

Ele respondeu:

“Destruí, este Templo,

e em três dias o levantarei”.

Os judeus disseram:

“Quarenta e seis anos foram precisos

para a construção deste santuário

e tu o levantarás em três dias?”

Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo.

 

Breve explicação

A ressurreição é a força da vida, que sabe enfrentar e pisotear a morte. A morte e a Páscoa de Jesus marcarão para sempre a história de cada ser humano: a morte destrói, o amor de Deus reconstrói na Páscoa. Esta semana vamos “refletir” com o verbo ressurgir. Quando Jesus ressuscita, tudo “faz rimar” com o seu amor.

Oração

Dai-nos, Senhor, um coração capaz de rezar, livrai-nos da pretensão de querer “comprar” o que queremos com a nossa oração, porque tudo é dom vosso e do Pai. Que o Espírito acenda em nós a nossa necessidade de ressurreição. Amém!

Compromisso

Participar da missa dominical.

2ª Semana da Quaresma
Cultivemos a Palavra

Sábado (02/03)

Reviravolta

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 17,5-6)

Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

Breve explicação

A fé pode virar a vida de cabeça para baixo, pode mudar a maneira como olhamos para as situações e realidades que vivemos, como fazer uma planta crescer no meio do mar. Vamos nos perguntar onde estão nossas raízes, de onde “sugamos” a nossa confiança, da terra ou do céu? Se nossas raízes estão no céu, talvez olhemos “de cabeça para baixo”, mas viveremos felizes.

Oração

A vossa cruz, Senhor, de sinal de morte torna-se árvore da vida. Só tu és capaz de virar as coisas de cabeça para baixo: só tu podes transformar o luto em alegria, as lágrimas em uma dança. Aumente nossa fé e viveremos por ti. Amém!

Compromisso

Esta noite, no exame de consciência, agradeça pelas pessoas que fazem você se sentir amado(a) e o(a) ajudam a acreditar.

 

Sexta-feira
Desenvolto
Do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 5,5-9)

Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado.

Breve explicação

O homem curado é livre, o homem que encontrou Jesus é desenvolto, porque pode olhar para outras pessoas no rosto, sem vergonha, sem medo. Quem encontra a ternura de Deus só pode viver com a liberdade daqueles que se sentem amados, procurados e curados.

Oração

Da indiferença, queremos ser curados, Senhor.
Da superficialidade, queremos ser curados, Senhor.
Do pouco compromisso, queremos ser curados, Senhor.
Da dificuldade em crer, queremos ser curados, Senhor.

Compromisso

Hoje participo das Estações da Via-sacra na minha paróquia.

Quinta-feira (29/02)
Voltado
Do livro de Jonas (Jn 3,1-5)

E a palavra do Senhor veio a Jonas uma segunda vez: “Levanta-te. Vai a Nínive, a grande cidade, e proclama-lhe a mensagem que eu te digo”. Levantou-se Jonas e foi a Nínive, de acordo com a palavra do Senhor. Nínive era, de fato, uma grande cidade diante de Deus, de três dias eram necessários para atravessá-la. Jonas começou a entrar na cidade. Ele clamava e dizia: Ainda quarenta dias e Nínive será destruída”. Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum e se vestiram de panos de saco, do maior ao menos deles.

Breve explicação

Deus dirige sua palavra ao profeta Jonas para estender a mão aos habitantes de Nínive. Quantas vezes o Senhor se volta para nós com Seu cuidado e perdão para que possamos então dizer aos outros quanto amor Ele tem por nós. Deixar-se “dirigir” pelo Senhor significa ter bons ouvidos e boas pernas, porque teremos que atravessar o mundo inteiro para sermos suas testemunhas.

Oração

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.

Corações ao alto. O nosso coração está em Deus.

Demos graças ao Senhor, nosso Deus. É nosso dever e nossa salvação. Amém

Compromisso

Esta noite, no vosso exame de consciência, dê graças por todas as pessoas que te falaram com atenção e boas palavras.

Quarta-feira
Envolto
Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 2,10-12)

O anjo então lhes disse: “Não temais! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje nasce, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! E isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em faixas e deitado numa manjedoura.

Breve explicação

Que estranho falar do Natal na Quaresma. Jesus está envolto em faixas, como estará envolto em faixas no sepulcro. O nascimento de Jesus já nos lembra a verdade da sua Páscoa. Deixemo-nos envolver por toda a vida de Jesus, só assim poderemos ler a nossa própria história na sua totalidade e encontrar nos nossos dias os vestígios do seu amor.

Oração

Quando eu estiver cansado, dá-me a tua força, Senhor
Quando eu estiver sozinho, dá-me a tua amizade, Senhor
Quando eu não puder perdoar, dá-me a tua misericórdia, Senhor
Só assim me deixarei envolver pelo vosso amor.

Compromisso

Dê um cobertor a uma instituição, alguém será envolvido pela sua generosidade.

Terça-feira (27/02)
Reviravolta
Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 8,41-42)

Veio, então, um homem chamado Jairo, um dos chefes da sinagoga, e caindo aos pés de Jesus pediu-lhe que fosse à sua casa, porque tinha uma única filha, de uns doze anos, e ela estava morrendo.

Breve explicação

Há situações que reviram a vida de cabeça para baixo, como morte, doença, ou até mesmo um dia ruim, um desentendimento com um amigo ou com pai e mãe. Encontramos a solução quando não guardamos tudo para nós, mas compartilhamos e conversamos com alguém. Confiar nossas preocupações a Jesus nos dá paz, nos faz ver o caminho para resolver nossos problemas.

Oração

Vinde, Senhor, com a vossa misericórdia e escuta a nossa oração.

Vinde, Senhor, há aqueles que precisam da vossa paz e escuta a nossa oração.

Vinde, Senhor, os corações de muitos buscam perdão e escuta a nossa oração.

Compromisso

Arrume seu quarto ou ajude nas tarefas domésticas.

Segunda-feira (26/02)
Envolvimento
Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 15,21)

E obrigaram um homem que passava por ali, ao voltar do campo, a carregar-lhe a cruz. Era Simão de Cirene, pai de Alexandre e de Rufo.

Breve explicação

O caminho da cruz é também o caminho da ressurreição. Sabemos, Senhor, que, para ressuscitar, devemos primeiro abraçar a cruz. Simão de Cirene esteve envolvido nesta viagem, ajudou-vos a carregar a cruz. Não queremos continuar a ser espectadores do que acontece na vida, vamos envolver-nos com toda a força, fé e coragem que nos são dados por Ti.

Oração

Vós, Senhor da vida, deixai-vos envolver pelo amor do Pai, deste a vossa vida pela nossa. Ensine-nos a saber acolher em nosso tempo as situações difíceis que precisam de atenção e cuidado, como fizeste conosco. Amém

Compromisso

Envolva-se em uma boa ação em favor de outra pessoa (na igreja, na escola, no trabalho, na família…)

Domingo (25/02)
Rosto
Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 9,2-7)

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha.

E transfigurou-se diante deles.

Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.

Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.

Pedro não sabia o que dizer,pois estavam todos com muito medo.

Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz:

“Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”

Breve explicação

Na Transfiguração, Jesus muda o rosto e torna-se luminoso. Ele mostra-nos toda a sua vida, o que é e o que se tornará: Cristo ressuscitado. Ele nos promete que nos dará esse dom também. Nesta semana nos coloquemos no lugar de Pedro, Tiago e João, subamos com eles ao Monte Tabor, teremos que focar nossos olhos no “rosto” de Jesus e Ele nos envolverá em sua história de Amor.

Oração

Senhor, convida-nos a subir contigo ao coração do Pai e escutaremos a tua voz.

Senhor, mostra-nos o teu rosto de Ressuscitado e escutaremos a tua voz.

Senhor, faz-nos viver contigo, na tua amizade e escutaremos a tua voz.

Senhor, liberta os nossos corações do medo e escutaremos a tua voz.

Compromisso

Participar da missa dominical.

Sábado (24/02/2024)
Convocar
Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 4,18-22)

Naquele tempo, quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

Breve explicação

Jesus passa pelo cotidiano, vive ao nosso lado e nos surpreende com uma nova missão. Simão e André não estão na sinagoga naquele momento, nem estão em peregrinação, estão cansados de seu trabalho diário. Jesus chama Simão e André, CONVOCA-os a se tornarem pescadores de homens. Eles podem recusar e permanecer em sua segurança e estabilidade, mas não podem resistir a esse convite: aqui está a novidade de sua vida.

Oração

Ref. Eis-me aqui, Senhor

Ó Deus, acordo de manhã e abro os olhos para o mundo. Eu sinto você perto de mim, você me chama e eu respondo. E toda a minha vida é como um chamado: você fala comigo, Senhor, e eu responderei. Ref.

Eis-me aqui, Senhor, o que queres que eu faça? Fala-me, Senhor, que eu te responderei. Chama-me Senhor, e eu te seguirei. Ref.

Seus primeiros discípulos aceitaram seu convite e depois o seguiram. Também eu, meu Senhor, quero te ouvir; Tu guias a minha vida, Contigo caminharei. Ref.

Compromisso

Convide alguns amigos para sua casa para um momento de convivência e amizade juntos.

Sexta-feira (23/02/2024)
Conversar
Do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 3,1-8)

Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

Breve explicação

Nicodemos é doutor da Lei. Ele tem tantas perguntas em sua cabeça, tantas coisas não estão claras para ele: ele quer saber quem é Jesus e o que ele está ensinando. Ele vai a Jesus à noite porque não quer que os outros saibam de seu encontro com Jesus, mas não quer perder a oportunidade de falar com Ele. O Mestre e Senhor o ouve e lentamente o ajuda a entender; e então só o Mestre fala, enquanto Nicodemos se torna seu discípulo atento e o escuta. E também nos ensina que, antes de falar, devemos aprender a ouvir.

Oração

Ref. Ó Deus, fazei-nos atentos à tua Palavra

Concedei-nos, Senhor, que estejamos em tua presença e te adoremos no mais profundo de nossos corações. Ref.

Ajude-nos a fazer silêncio ao nosso redor e dentro de nós, a fim de ouvir melhor a sua voz. Ref.

Abri os nossos corações para entrar em comunhão contigo e fazer a tua vontade. Ref.

Inspire nossos pensamentos para que possamos sempre e exclusivamente buscar o que é mais agradável a Ti. Ref.

Compromisso

Dê a si mesmo algum tempo para estar com um amigo, uma amiga, para fazerem algo juntos.

Quinta-feira (22/02/2024)
Conviver
Da Carta aos Gálatas (Gl 5,1; 5,7-8; 5,16-17)

É para a liberdade que Cristo nos libertou… Corríeis tão bem! Quem vos impediu de obedecer à verdade? Essa influência não pode vir daquele que vos chama! Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o desejo da carne. Pois o que a carne deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são o oposto um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer.

Breve explicação

Por quem e para quê nos permitimos ser persuadidos, influenciados a fazer algo? Quando Jesus encontrou pessoas que se deixaram tocar em seus corações, foram elas que vieram até Ele: buscaram-no! Como um influenciador moderno, ele foi capaz de catalisar a atenção daqueles que o ouviam e o conheciam e que queriam segui-lo e imitá-lo.

Oração

Ref. Dá-nos a luz do teu Espírito

Ó Deus, encontrar-te é deixar que o teu olhar nos chegue onde nos escondemos. Só seus olhos veem e amam tudo sobre nós. Ref.

Jesus, escolher-te é deixar-te vencer a amargura da nossa solidão; Contigo, a vida se enche de alegria. Ref.

Ensinai-nos a arte de amar; concedei-nos seguir-te, fazer florescer sonhos, tomar decisões e dar o melhor de nós. Ref.

Compromisso

Hoje buscarei deixar de lado o celular, a TV,… E passarei tempo com amigos e familiares.

 

Quarta-feira (21/02/2024)
Convergir 
Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 11,27-30)

Tudo me foi entregue por meu Pai,
e ninguém conhece o Filho, senão o Pai,
e ninguém conhece o Pai, senão o Filho
e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Vinde a mim todos vós que estais cansados
e fatigados sob o peso dos vossos fardos,
e eu vos darei descanso.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Breve explicação

O convite do Senhor é surpreendente: Ele chama as pessoas que têm tantas necessidades e promete-lhes que n’Ele encontrarão descanso e alívio. Também nós vivemos momentos de cansaço e decepção, às vezes causados por termos depositado nossa confiança em coisas que não são essenciais, porque nos distanciamos do que realmente vale na vida. O Senhor nos ensina a não ter medo de “ir até Ele”, porque a esperança que depositamos n’Ele não será decepcionada.

Oração

Ref. Ajuda-nos, Senhor Jesus.

Ó Deus, ajuda-nos a voltar a Ti quando o nosso coração está vazio e sem esperança e cheio de desânimo. Ref.

Quando nos sentirmos vazios de amor e cheios de ressentimento, quando estivermos no escuro e a vida estiver cheia de incertezas, ajudai-nos, Senhor. Ref.

Quando nos esvaziamos da Graça e nossos corações estão cheios de pecado, quando não te reconhecemos e não te vemos no dia a dia e estamos cheios de desconfiança. Ajuda-nos, Senhor. Ref.

Compromisso

Hoje “vá a Ele”. Doe a si mesmo um momento de oração na Igreja, confie ao Senhor aquilo que não faz você feliz.

Terça-feira (20/02/2024)
Partilhar
Dos Atos dos Apóstolos (At 4,32-35)

A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e sobre todos eles multiplicava-se a graça de Deus. Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o depositavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.

Breve explicação

Compartilhar nos torna maiores do que aquilo que somos. Quanto mais você se doa aos outros, mais vida você é capaz de receber. Compartilhar nossos recursos para o bem-estar de todos aqueles que precisam é apenas o primeiro passo e, em seguida, reunir nossas ideias ou meios para um benefício comum. Compartilhar talentos leva à comunhão, compartilhar seus espaços leva à hospitalidade, compartilhar o tempo leva à eternidade, compartilhar o dom é perdoar.

Oração

Ref. Escuta-nos, Senhor Jesus.

Ó Deus, ajuda-nos a construir um mundo novo para que se assemelhe ao que Tu havias pensado. Ref.

Senhor, fazei que não passemos por ninguém com rosto indiferente, com coração fechado, com passo apressado. Ref.

Ó Deus, fazei que saibamos partilhar o tempo que nos dás com aqueles que vivem ao nosso lado. Ref.

Senhor, ajuda-nos a amar-nos uns aos outros, a amar aqueles que encontramos, a reconhecer-te nos pobres e nos fracos, a imitar-te, nosso único Mestre. Ref.

Compromisso

Hoje compartilho com os outros algo “meu”: um alimento, um objeto, um tempinho…

Segunda-feira (19/02/2024)
O que pedir
Da Carta aos Romanos (Rm 8,26-27)

Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza, pois não sabemos o que pedir. É o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações, sabe qual é o pensamento do Espírito, pois é de acordo com Deus que ele intercede em favor dos santos.

Breve explicação

Se perdermos a coragem nas dificuldades de cada dia, o Espírito entra e habita em nossas preocupações; às vezes, nem sabemos orar, o que pedir ao Senhor. O Espírito intercede por nós, coloca-se entre nós e Deus e pede-lhe o que é melhor para nós, numa linguagem que não sabemos compreender, mas que é muito clara para o Senhor.

Oração
Ref. Vem, Espírito Santo

Vinde, ó Espírito Santo, dentro de mim, no meu coração e
na minha inteligência para que eu possa conhecer o amor
do Pai ao meditar a palavra do Evangelho. Ref.

Vinde, ó Espírito Santo, e concedei-me o Teu amor, pois ainda hoje, encorajado pela tua palavra, busco-Te nos fatos e nas pessoas que eu encontrei. Ref.

Vinde, ó Espírito Santo, e dai-me a Tua sabedoria, para que eu saiba viver de novo e julgar, à luz da tua palavra, tudo aquilo que vivi hoje. Ref.

Compromisso

Permanecer algum tempo com Jesus: confie-se ao Espírito Santo e ore por alguém muito querido.

Domingo (18/02/2024)
Do Evangelho de Mateus (Mc 1,12-15)

Naquele tempo,
o Espírito levou Jesus para o deserto.
E ele ficou no deserto durante quarenta dias,
e aí foi tentado por Satanás.
Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviram.
Depois que João Batista foi preso,
Jesus foi para a Galileia,
pregando o Evangelho de Deus e dizendo:
“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo.
Convertei-vos e crede no Evangelho!”.
Palavra da Salvação.

Breve explicação 

Jesus, no deserto, foi tentado por aquele que quer separá-lo do bem: Jesus procurou viver um tempo de oração e reflexão porque, como homem, como todos nós, ele queria entender qual é o caminho certo para tornar o amor de Deus conhecido pelos homens. Também nós somos convidados a parar em nossas vidas: uma vez que o amor se acolhe, não podemos deixar de levá-lo aos que nos rodeiam.

Oração 

Senhor Jesus, às vezes nossos corações estão áridos como o deserto.
Gostaríamos que estes dias da Quaresma nos fossem um exercício: para termos bons resultados, precisamos ser constantes, não desanimarmos, até conseguirmos. Dá-nos a tua mão, para que nos sintamos perto de ti, porque queremos viver como vivestes.  

Compromisso

Participar da missa dominical.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

...