Grupos de Pesquisa

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GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA

 

 I) Desafios para uma ética contemporânea [Grupo certificado pelo CNPq]

O principal objetivo do grupo consiste em investigar e refletir a respeito de desafios éticos com os quais somos continuamente confrontados. Entre tais desafios podemos citar, por exemplo, o problema da relação entre razão teórica e razão prática, o problema da fundamentação racional da ética e o problema da sua aplicação, a questão da relação entre justiça e bem, entre tradição e modernidade, as questões colocadas pela ética do meio ambiente e também aquelas levantadas pela bioética. Outras questões podem ainda ser apresentadas a partir do exame da relação entre ética e economia, ética e psicanalise, ética e ciência moderna.

Líder: Prof. Elton Vitoriano Ribeiro

 

Projetos de pesquisa vinculados ao grupo:

1) A ideia da empatia regulada

Uma das críticas acerca do papel da empatia nas reações e juízos morais incide sobre sua suposta vulnerabilidade ao chamado viés de similaridade. Basicamente, a ideia é que sentimos empatia por aqueles que são parecidos conosco. Assim, de acordo com Jesse Prinz, para sentirmos empatia por indivíduos que estão fora do nosso grupo social, focamos nossa atenção nos aspectos que nos aproximam deles em detrimento daqueles aspectos que nos diferenciam. De certo modo, essa crítica ecoa o influente modelo intuicionista de Jonathan Haidt, segundo o qual, nossas respostas morais são concebidas como rápidas, automáticas e irrefletidas. De acordo com esse modelo, embora o raciocínio prático possa rever as intuições morais, ele aparece como uma tentativa posterior de justificar nossas reações emocionais prévias. No entanto, um problema, ao menos para aqueles que são simpáticos ao cognitivismo, é que esse modelo tende a minar a credibilidade e a autoridade normativa das nossas respostas morais. Tendo essa discussão presente, os objetivos da minha pesquisa são (i) investigar um dos pilares desse modelo, a saber, de que os mecanismos da empatia afetiva são encapsulados e insensíveis a constrangimentos normativos; (ii) investigar a imagem de racionalidade prática que é assumida pelo modelo intuicionista e (iii) avaliar a possibilidade de um conceito de empatia como um sistema de ajuste flexível no mundo social, de maneira a atender, de um modo particular, às demandas de normatividade.

Professor responsável: Prof. Daniel De Luca

 

2) A transformação hermenêutica da filosofia e as ciências humanas

O objetivo do projeto é estudar a formação do pensamento hermenêutico contemporâneo a partir de Heidegger e de sua influência na filosofia francesa. Os autores abordados são Heidegger e Ricoeur e os entrecruzamentos e tensões da hermenêutica com a teoria psicanalítica.

Professor responsável: Prof. Carlos Roberto Drawin

 

3) As duas investigações de David Hume

O objetivo da pesquisa é o de apresentar uma visão coesa da ideia de “natureza humana” a partir das obras Investigação sobre o entendimento humano e Investigação sobre os princípios da moral, ambas de David Hume. Estas obras revelam pontos diversos da natureza humana, indo da análise das crenças até os sentimentos morais. Nesta pesquisa estudaremos os pontos centrais da natureza humana vista através da continuidade entre estas obras.

Professor responsável: Prof. Bruno Pettersen

 

4) Desafios para uma Ética Contemporânea

A pesquisa pretende examinar, a partir da leitura de textos de autores contemporâneos, a atualidade de dois paradigmas éticos fundamentais: o paradigma aristotélico e o paradigma kantiano. Trata-se de avaliar de que modo cada um dos paradigmas assumidos e reformulados na contemporaneidade nos ajudam a enfrentar os desafios éticos com os quais somos continuamente confrontados. Entre tais desafios podemos citar, por exemplo, o problema da relação entre razão teórica e razão prática, o problema da fundamentação racional da ética e o problema da sua aplicação, a questão da relação entre justiça e bem, entre tradição e modernidade, as questões colocadas pela ética do meio ambiente e também aquelas levantadas pela bioética. Entre os autores contemporâneos que propomos investigar podemos citar A. MacIntyre, Ch. Taylor, J. Habermas, J. Rawls, K. O. Apel.

Professor responsável: Prof. Elton Vitoriano Ribeiro

 

5) Fundamentos filosóficos da relação entre Ética e Economia

Este projeto de pesquisa tem como finalidade o exame histórico-sistemático das articulações entre Ética e Economia nos esforços de fundamentação das sociedades modernas. Pretende-se compreender os processos pelos quais se promove a aparente abstração da origem ética da abordagem econômica, ao mesmo tempo que a economia, seus fins e sua racionalidade, afirmam-se como instância normativa privilegiada da vida moderna.

Professor responsável: Prof. Édil Guedes

 

6) O Ceticismo ontem e hoje

Tem o objetivo de verificar a possibilidade de pensar a história do ceticismo e sua relação com os contemporâneos.

Professor responsável: Prof. Bruno Pettersen

 

7) Os sentidos da liberdade no pensamento ético de Kant, Hegel e Marx

Este projeto de pesquisa tem como finalidade o exame das concepções de liberdade e seus principais desdobramentos nos pensamentos éticos de Kant, Hegel e Marx. Se a filosofia moderna pode ser considerada a filosofia da liberdade, pretendemos refletir sobre como esses autores tão representativos respondem conceptualmente às exigências de realização histórica da liberdade, que também marcam fundamentalmente a identidade de seu próprio pensamento. Caber-nos-á, outrossim, a ponderação sobre a pertinência e o interesse desse rico legado filosófico ao enfrentamento das questões que hodiernamente se nos impõem acerca das vivências e dificuldades éticas contemporâneas.

Professor responsável: Prof. Édil Guedes

 

8) Problemas e fundamentos da ética contemporânea

O projeto visa estudar alguns autores da ética contemporânea em sua vertente continental e, de modo especial, na filosofia francesa. Dentre os autores estudados estão Sartre, Foucault e Ricoeur, mas também o pensamento de Lima Vaz. Dentre os temas mais importantes estão a questão da inter-relação entre ética e direito, entre normatividade e liberdade e a discussão crítica em torno da herança kantiana.

Professor responsável: Prof. Carlos Roberto Drawin

 

9) Psicanálise e Filosofia: contribuições para a construção de uma Teoria Crítica da Cultura

Trata-se de um projeto mais amplo e que, portanto, está subdividido em algumas etapas específicas: (1) Interpretação filosófica e psicanalítica da violência contemporânea; (2) O significado ético da psicanálise; (3) O significado onto-antropológico da psicanálise.

Professor responsável: Prof. Carlos Roberto Drawin

 

II) REFHIL [Grupo certificado pelo CNPq]

O objetivo fundamental do grupo é discutir as condições de viabilidade e legitimidade de uma reflexão filosófica sobre o fato humano, cultural e histórico da religião no interior do espaço epistemológico que define a modernidade. Assim, o horizonte maior de nossas pesquisas desenha-se a partir dos polos definidos pelas noções de “religião” e “modernidade”. A partir daí vários trajetos podem ser definidos. Cada pesquisador desenvolve um tema específico, sendo que ao final pretende-se discutir o estatuto da própria definição de “filosofia da religião” (incluindo aí a própria designação que se dá a esta área da reflexão filosófica).

Líder: Daniel De Luca

 

Projetos de pesquisa vinculados ao grupo:

1) A experiência religiosa a partir da filosofia da mente e da ciência cognitiva

O projeto insere-se no campo da filosofia da mente em conexão com a ciência cognitiva tendo como foco a experiência religiosa. Dentro desse domínio, a experiência religiosa é tomada, sobretudo, como um fenômeno constitutivo da mente humana. Meu propósito é investigar tanto aspectos fenomenológicos quanto cognitivos dessa experiência. Quanto à fenomenologia, algumas questões pertinentes são as seguintes: existe uma fenomenologia restrita à experiência religiosa? É possível tomar a experiência religiosa pelo seu valor de face, ou seja, independentemente de aspectos doxásticos que figuram em doutrinas particulares? Essa experiência teria uma contrapartida perceptual? Já quanto aos aspectos cognitivos, as questões são: qual é o estatuto da crença religiosa? As crenças afetam a qualidade da experiência religiosa? Qual é a influência das emoções nessas crenças? Crenças religiosas modulam a experiência perceptiva com o mundo físico? Qual é o papel de metarrepresentações na experiência religiosa? Por fim, o objetivo central do projeto é integrar essas diferentes respostas num quadro teórico geral sobre a experiência religiosa.

Professor responsável: Prof. Daniel De Luca

 

2) A questão de Deus em Heidegger e Tomás de Aquino

A importância da problemática do divino em Heidegger torna-se cada vez mais evidente para os estudiosos de seu pensamento. Por outro lado, é bem conhecida a sua crítica da ontoteologia, enquanto se refere especificamente à concepção metafísica de Deus, como ente supremo. Ora, Tomás de Aquino é tido, com razão, como um dos principais representantes desse modo de pensar. Nesse sentido muito estudos já discutiram as relações entre os dois pensadores e, em particular, se o pensamento do segundo pode ser caracterizado como onto-teo-lógico. A presente pesquisa examina a mesma problemática sob um novo aspecto, tendo como base um estudo aprofundado, seja da metafísica de Tomás e de sua abordagem filosófica de Deus como ipsum esse subsistens, seja da crítica de Heidegger ao Deus da metafísica tradicional, bem como de seu pensamento sobre o sagrado, o divino, o deus e os deuses. A partir daí são levantadas as seguintes questões: (1) Se e até que ponto o pensamento de Tomás pode ser considerado ontoteológico? (2) Se, independentemente de ser ou não ontoteológica, a abordagem tomasiana do mistério divino é mais ou menos autêntica do que a heideggeriana? (3) Se o pensar do último Heidegger oferece elementos significativos para uma compreensão pós-metafísica do mistério divino?

Professor responsável: Prof. João A. Mac Dowell

 

3) Bergson e nosso tempo

O projeto de pesquisa “Bergson e nosso tempo” pretende receber o legado bergsoniano numa leitura diacrônica de suas obras. Privilegiaremos duas tarefas preliminares: a) acompanhar o mergulho de Bergson na interioridade humana e na própria realidade, por meio de uma compreensão progressiva da noção de “duração” (durée); b) distinguir os campos do conhecimento humano, graças ao estudo bergsoniano das diferenças e dos contatos entre ciência e filosofia ou entre inteligência e intuição. Essas duas tarefas preliminares nos permitirão enfrentar uma terceira: compreender a diferença entre “fechamento” e “abertura” nos campos da moral, da religião e da sociedade.  Três campos em que o legado de Bergson pode e deve prolongar-se e desenvolver-se em nosso tempo.

Professor responsável: Prof. Álvaro Mendonça Pimentel

 

4) Caracterização do ponto de partida do pensar heideggeriano

Heidegger pretende desde seus primeiros cursos ter iniciado uma maneira inteiramente nova de filosofar abordando o ser humano numa perspectiva histórico-existencial, contraposta à perspectiva metafísica, que caracterizaria toda a tradição do pensamento ocidental deste Platão. A este respeito a concordância entre os seus intérpretes. Entretanto, recentemente têm surgido dúvidas sobre o sentido deste ponto de partida do pensar heideggeriano tanto sob o aspecto ôntico como ontológico. Neste sentido a pesquisa indaga, por um lado, em que consiste precisamente o ser humano como história ou existência fática, enquanto constitui o tema da investigação do filósofo em Ser e tempo. Por outro lado, trata-se de situar o significado preciso do ontológico nesta mesma obra em relação à essência da ontologia clássica e ao transcendental kantiano.

Professor responsável: Prof. João A. Mac Dowell

 

5) Niilismo e experiência religiosa

A meta da pesquisa é refletir sobre a situação (formas, possibilidades, legitimidade) da experiência religiosa em suas relações com o niilismo contemporâneo, entendido como determinante de fato das condições da existência humana na modernidade. Para tanto, a pesquisa desdobra-se em três frentes: 1) uma reflexão contínua sobre a própria noção de niilismo, especialmente sob o prisma da filosofia da cultura; 2) estudo sobre fenômenos culturais de valência religiosa, à luz da relação niilismo-experiência religiosa (visando especialmente os fundamentos e pressupostos de algumas propostas de espiritualidade/religiosidade contemporâneas de inspiração romântica); 3) investigação em chave filosófico-cultural da psicologia analítica de C.G. Jung, entendida simultaneamente como expressão e resposta ao niilismo contemporâneo, na medida em que propõe um “mito do sentido” como solução para a consciência moderna que perde a conexão com seus símbolos religiosos significativos. A pesquisa, em seu tríplice desdobramento, será norteada pela hipótese de ser o niilismo um momento ou uma forma (ainda que degradada, deformada ou invertida) de experiência religiosa.

Professor responsável: Prof. Marco Heleno

 

6) O inefável nas experiências espiritual e estética

O inefável apresenta-se como conceito fundamental para o tratamento de duas experiências inscritas em ordens ontológicas contrastantes: a experiência espiritual, relativa ao âmbito da transcendência, e a experiência estética, referente ao âmbito do sensível. Curiosamente, o reconhecimento de uma diferença ou de um transbordamento em relação às possibilidades da linguagem verbal não se verifica apenas no homem religioso que reflete por via negativa sobre o objeto da sua fé ou para o místico que relata a sua aproximação/união com o Absoluto, mas também no apreciador da beleza e no filósofo da arte que buscam descrever e compreender o encanto estético. Deste modo, o presente projeto examina como se dá o protagonismo da inefabilidade nesses discursos, salientando as semelhanças entre o inexprimível divino, místico e estético (em sentido amplo, incluindo não só a recepção do belo, mas também as inclinações e os afetos), assim como as suas eventuais particularidades. Além disso, o projeto se dirige às características e implicações associadas à inefabilidade, a partir das quais o conceito em questão deixa de remeter a um óbvio e intransponível impedimento, convertendo-se em fecundo material para o estudo das áreas em questão. A pesquisa, marcada pela interdisciplinaridade (Filosofia, Teologia, Artes), apoia-se na tradição apofática, em relatos místicos (Eckhart, Tauler, João da Cruz, Teresa de Ávila, Angelus Silesius), em autores modernos (Bouhours, Feijoo, Montesquieu) e contemporâneos (Bremond, Jankélévitch, Susanne Langer, Evelyn Underhill, Raimon Panikkar) que encontram no inefável, assim como no não-sei-quê (Nescio-quid, je-ne-sais-quoi), um dos eixos articuladores das suas reflexões.

Professor responsável: Prof. Clóvis Salgado

 

7) Religião na Idade Média

O objetivo do projeto consiste em analisar histórica e filosófica os textos religiosos e teológicos de autores medievais.

Professor responsável: Prof. André Luis Tavares

 

8 ) Cristianismos

A proposta consiste na Análise filosófica e crítica dos textos da tradição cristã, bem como da contribuição de teólogos clássicos e modernos para a compreensão do Cristianismo. Atenção especial à dimensão da pluralidade confessional e à análise do Cristianismo frente o hodierno regime de espírito.

Professor responsável: Prof. André Luis Tavares

 

III) Estudos Vazianos (GEVaz) [Grupo certificado pelo CNPq]

O objetivo do grupo consiste em pesquisar os temas trabalhados por Henrique Cláudio de Lima Vaz. Trata-se de uma tentativa de compreender a proposta Lima Vaziana e de promover a sua valorização e atualização diante dos desafios colocados pelo tempo e contexto atual.

Líder: Profa. Cláudia Oliveira

 

Projeto de pesquisa vinculado ao grupo:

1) Lima Vaz e os desafios do mundo contemporâneo

As obras filosóficas de Henrique Cláudio de Lima Vaz (1921-2002) são de inestimável riqueza e, de certa forma, precisam ser descobertas e exploradas. Pretendemos investigar as obras de Lima Vaz enquanto representam uma reflexão audaciosa e profunda a respeito dos desafios com os quais nos vemos continuamente confrontados na atualidade.

Professora responsável: Profa. Cláudia Oliveira

 

IV) Edição da obra filosófica de Henrique Cláudio de Lima Vaz [Grupo certificado pelo CNPq]

Líder: Prof. João Mac Dowell

 

Projeto de pesquisa vinculado ao grupo

1) Edição da obra filosófica inédita de Henrique C. de Lima Vaz

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia constituiu o Memorial Padre Vaz no qual se encontram arquivados, entre outras coisas, um grande número de textos inéditos deste filósofo. Considerando a importância de seu pensamento no cenário filosófico brasileiro da segunda metade do século XX, é imprescindível promover a publicação de tais textos. Tal é o objetivo do projeto. Até agora foram publicados os seguintes volumes da Coleção “Obra filosófica inédita de Henrique Cláudio de Lima Vaz”: (1) LIMA VAZ, Henrique C. Contemplação e dialética nos diálogos platônicos. Tradução do texto latino por Juvenal Savian Filho. São Paulo / Belo Horizonte: Loyola / Fapemig, 2012 261 p. (2) LIMA VAZ, Henrique C. A formação do pensamento de Hegel. Editado por Arnaldo Fortes Drummond. São Paulo / Belo Horizonte: Loyola / Fapemig, 2014, 253 p. Foi preparada a edição de mais quatro volumes que devem ser publicados por Edições Loyola, São Paulo com financiamento da Fapemig, o primeiro ainda em 2020 e os outros em 2021, a saber: (3) LIMA VAZ, Henrique C. Introdução ao pensamento de Hegel, tomo 1.A Fenomenologia do Espírito e seus antecedentes. Editado por Arnaldo Fortes Drumons; (4) HEGEL, G.F.W. A Ciência da Lógica. Trad. Parcial de Henrique C. de Lima Vaz. Editado por Manuel Moreira da Silva; (5) LIMA VAZ, Henrique C. Moralidade e felicidade. Comentário de Henrique Vaz ao capítulo O espírito certo de si mesmo. A moralidade da Fenomenologia do Espírito (1807) de Hegel. Editado por Leonardo Alves Vieira; (6) LIMA VAZ, Henrique C. Filosofia da Natureza. Editado por Gabriel Assumpção.

Professor responsável: Prof. João Mac Dowell

 

 

VII) Filosofia do Brasil – Grupo Fibra [Grupo certificado pelo CNPq]

O Grupo de Estudos de Filosofia do Brasil (FIBRA) foi criado em 2001. De 2001 a 2006, esteve sediado na UFMG. Em 2007, com a transferência do lider, Prof. Paulo Margutti, para a FAJE, passou a ficar sediado nesta instituição. Conta, entre seus membros, com professores e alunos da FAJE, da UFMG e de diversas outras instituições do país. Um dos resultados das atividades do Grupo foi o aumento das preocupações com a filosofia brasileira nas instituições envolvidas. O Grupo já promoveu diversos encontros e colóquios sobre filosofia brasileira, dos quais resultaram inúmeros livros e artigos especializados sobre o assunto. O Grupo Fibra possui página na internet, localizada no Google Sites, onde podem ser obtidas maiores informações sobre as atividades desenvolvidas e onde se pode obter material relevante online.

 

Projetos de pesquisa vinculados ao grupo:

1) Principais correntes Éticas no Brasil Contemporâneo

Embora tenha sido bastante estudado, o pensamento filosófico brasileiro no s. XIX ainda não está suficientemente esclarecido, sem uma visão adequada de conjunto e deixando de lado pensadores importantes. O objetivo central do Projeto é investigar mais a fundo o pensamento filosófico brasileiro desse período, revelando suas principais linhas de força e seus pensadores mais relevantes. A metodologia utilizada envolve uma combinação complementar dos métodos lógico e histórico, de modo a possibilitar a identificação dos aspectos mais importantes desse complexo período da história do nosso pensamento filosófico.

Professor responsável:Prof. Paulo Roberto Margutti Pinto