Comunicado Mensal – Dezembro de 2022

Apontar para o futuro com esperança

Elton Vitoriano Ribeiro SJ, Reitor

No dia 01 de fevereiro de 2023 começamos mais um ano acadêmico. Todo começo é um momento propício para renovar as esperanças e os projetos. Especialmente, para os estudantes que começam os cursos de filosofia e teologia, é um tempo de começar uma nova etapa em suas vidas. Como ensinou o Papa Francisco: “A educação é um ato de esperança que, a partir do presente, aponta para o futuro” (16/12/2020 – Vídeo Mensagem aos participantes do encontro Missão 4.7). Apontar para o futuro com esperança, eis o nosso desafio!

A cada início de ano é importante recordar nosso horizonte. A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia é uma instituição católica especializada nas áreas de filosofia e teologia. Nesse campo de estudo temos como objetivo o diálogo permanente entre fé e razão, entre a fé cristã e a cultura contemporânea em todas as suas dimensões, no desejo de apontar e construir uma unidade entre o serviço da fé e a promoção da justiça. Evitando os perigos de um fideísmo enrijecido e de uma racionalidade vazia, queremos com a nossa reflexão, nosso ensino e nossas pesquisas, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais fraterna e mais transbordante da sabedoria que vem do Evangelho. Para isso, no início deste ano acadêmico, é importante recordar alguns traços fundamentais presentes em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (https://faculdadejesuita.edu.br/objetivos-e-pdi/):

Nossa Missão: “Formar pessoas com excelência acadêmica em Filosofia, Teologia e Ciências afins, promovendo o diálogo entre a fé e a cultura contemporânea à luz do humanismo cristão, da amizade social e da ecologia integral”.

Nossa Visão: “Ser um centro de excelência acadêmica de projeção nacional e internacional, em consonância com a Tradição Cristã e Jesuítica e com sustentabilidade econômica, inovação e responsabilidade socioambiental”.

Nossos Valores: “(1) Excelência Acadêmica: formação de alto nível, abrangente e plural; (2) Criatividade Intelectual: diálogo com a cultura contemporânea por meio de pesquisa, novas metodologias didático-pedagógicas e produção científica inovadora; (3) Diálogo abrangente: potencialização do diálogo intercultural, ecumênico, inter-religioso e maior inserção no mundo digital; (4) Fé e Razão: busca da inteligência que se abre à fé e da fé que se põe à prova da razão; (5) Humanismo Cristão Solidário: compreensão do mundo e das sociedades em suas interações, que visa ao entendimento entre os povos e à promoção da dignidade humana; (6) Fé e Justiça: promoção da justiça socioambiental, da democracia e dos direitos humanos como expressão de nosso compromisso com o Reino de Deus; (7) Serviço à Igreja e à Sociedade: formação de discípulos missionários e cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de um mundo mais justo e solidário; (8) Espiritualidade Inaciana: promoção do estudo e da prática dos Exercícios Espirituais e do discernimento como meios para encontrar Deus em todas as coisas”.

Nossos Objetivos: “(1) Promover e cultivar a investigação científica em Filosofia, Teologia e áreas afins, na perspectiva de um humanismo solidário, radicado na mensagem evangélica, e em diálogo com outras mundivisões e confissões religiosas, a fim de esclarecer o sentido da existência humana pessoal, social e ecológica, em busca de soluções para os problemas gerados pelas mudanças da sociedade, da ciência, da tecnologia, da cultura e da crise socioambiental; (2) Proporcionar aos seus estudantes uma sólida formação inicial e continuada nas disciplinas filosóficas e teológicas e em outras com elas conexas, em consonância com as orientações da Igreja Católica, através dos recursos da sólida tradição da pedagogia inaciana e seu enriquecimento com as novas modalidades de ensino-aprendizagem oferecidas pelas pedagogias ativas do mundo virtual, em vista do desenvolvimento integral da personalidade, da assimilação pessoal da experiência cristã e da capacitação científica para o desempenho da investigação, a reflexão pessoal, o exercício do magistério, a atividade profissional e outras formas de serviço à sociedade e à comunidade eclesial; (3) Difundir os resultados da reflexão e pesquisa, através de publicações, cursos, palestras, assessorias, serviços comunitários e outras formas de comunicação e extensão universitária, em nível nacional e internacional, contribuindo para o debate público dos problemas emergentes e tendo em vista, em particular, a formação continuada de ministros da Igreja Católica, agentes de pastoral e cidadãos conscientes de suas responsabilidades e capazes de situar-se criticamente ante a realidade”.

Apontar para o futuro com esperança é o desafio presente em nosso belo horizonte descrito acima, mas também, e de forma desafiadora, nas atividades cotidianas de nossa instituição. Sendo assim, desejo a todos e todas que esse ano de 2023 seja um momento oportuno, um Kairós, um tempo de Deus em nossas vidas.

Palavra do Reitor Fevereiro 2023 (PDF)

Palavra do Reitor Dezembro 2022 (PDF)

Palavra do Reitor Novembro 2022  (PDF)

Palavra do Reitor Setembro 2022 (PDF)