Pesquisar
Close this search box.

APERFEIÇOAMENTO Ensino Religioso

advanced divider

Inscrições: 18/12/2023 a 29/02/2024
Curso: 04/03/2024 a 30/08/2024
Modalidade: EaD

Ensino Religioso
Curso de Aperfeiçoamento

O curso de Aperfeiçoamento Ensino Religioso da FAJE abordará questões relacionadas à metodologia e à epistemologia das Ciências da religião, sua diferença com relação à metodologia e à epistemologia das teologias. Dedicará uma atenção especial ao lugar da religião no espaço público, à laicidade do Estado, ao ensino religioso na BNCC, além de temas como o sentido da vida e o projeto de vida. Serão estudadas algumas tradições religiosas do mundo (judaísmo, cristianismo, islã, budismo, hinduísmo), e as tradições próprias do país (como as indígenas e as de matriz africana), com informações gerais sobre suas linguagens, símbolos, ritos e textos sagrados. As novas espiritualidades presentes nas sociedades contemporâneas também serão objeto de estudos, bem como as bases de uma teologia do pluralismo religioso e do diálogo inter-religioso.

O curso está organizado em três Fases, que serão consagradas aos seguintes temas:

Primeira Fase: estuda a metodologia das Ciências de religião; a epistemologia das Ciências da religião e das teologias (mostrando as diferenças entre as duas abordagens); a questão da religião no espaço público contemporâneo; a laicidade do Estado; propõe ainda uma abordagem geral sobre a hermenêutica e o fundamentalismo religioso e o ensino religioso na BNCC.

Segunda Fase: estuda as linguagens religiosas da atualidade; a fenomenologia da experiência religiosa das tradições monoteístas, ameríndias, afrodescendentes e orientais, interessando-se por seus textos, ritos, escrituras, organização comunitária e liturgias.

Terceira Fase: estuda a relação entre religião, teologia e cultura pop; as espiritualidades laicas das sociedades contemporâneas; as bases de uma teologia do pluralismo religioso e do diálogo inter-religioso; também é proposta uma reflexão sobre o sentido da vida e o projeto de vida; oferecem-se laboratórios específicos com as práticas pedagógicas do ensino religioso.

***

Tipificação do curso:

– Área: Teologia (OCDE 221).

– Nível acadêmico: Aperfeiçoamento.

Modalidade: remota assíncrona (EaD), com algumas atividades online síncronas

Realização do Curso: 04/03/2024 a 30/08/2024

Coordenação do curso: Prof. Me. Felipe Magalhães Francisco (coordccaeu@faje.asav.org.br)

  1. Objetivos: Capacitar os profissionais que atuam no Ensino Religioso nas escolas da rede pública e privada a exercerem sua missão nesta área com conhecimento e competência, segundo as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo que possam contribuir na formação para o sentido da vida e a espiritualidade de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
    1.1.Oferecer formação específica aos/às profissionais que atuam no Ensino Religioso, apresentando-lhes os diversos modelos de Ensino Religioso presentes no país e os que são propostos pela BNCC, evitando doutrinamento, proselitismos e respeitando cada tradição de fé;
    1.2. Capacitar os profissionais do Ensino Religioso a um conhecimento amplo das várias tradições religiosas presentes no mundo e no Brasil, de modo que possam contribuir na formação de pessoas capazes de reconhecer a riqueza da diversidade religiosa e de diálogo inter-religioso;
    1.3. Oferecer pistas pedagógicas para os profissionais que atuam no Ensino Religioso de modo que este componente curricular consiga dialogar com os demais do currículo, e assim participar de uma formação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
  2. Público-alvo: Profissionais do Ensino Religioso que atuam em escolas públicas e privadas, especialmente no estado de Minas Gerais.
  3. Perfil do Egresso: Ao fim do percurso formativo, o egresso, capacitado com ferramentas apropriadas à docência do Ensino Religioso, poderá exercer seu trabalho educativo, bem fundamentado nos pressupostos essenciais que norteiam o Ensino Religioso, tais como: as normas e conteúdo da BNCC; o panorama do cenário religioso brasileiro, com suas múltiplas faces e expressões, levando em consideração a importância do fomento ao diálogo inter-religioso; e práticas pedagógicas adequadas e pertinentes ao específico do Ensino Religioso.

***

Investimento: RS 1.703,60 à vista (já considerado 5% de desconto) ou 6X de R$ 298,88.

Taxa de Inscrição: R$ 40,00.

Mais informações: secccaeu@faje.asav.org.br | WhatsApp: +55 31 8248-2985

***

Edital disponível para download AQUI

Inscrições: 18/12/2023 a 29/02/2024

INSCREVA-SE AQUI!

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

 

Termo de Convênio para Responsável Financeiro, conforme Edital: TERMO DE CONVENIO FAJE – RESPONSÁVEL FINANCEIRO

...