Data: 15/04/2023 | 9h00 às 13h00
Inscrição: gratuita | Certificado: R$ 10,00 reais
Modalidade: online
20 anos depois da criação da Secretaria e Conselho Nacional de Juventude e 10 anos de aprovação do Estatuto de Juventude, vamos refletir criticamente o balanço das conquistas e retrocessos vividos no período, assim como as perspectivas, diretrizes e desafios para as PPJ no tempo presente e futuro.
Data: 15/04/2023 | 9h00 às 13h00
PROGRAMAÇÃO
09h | Painel 1 – Desafio dos governos progressistas para cidadania juvenil na América Latina
Políticas públicas de juventud en Colombia y las nuevas reformas sociales en clave de juventud. Profa. Gabriela Posso Restrepo. Consejo Presidencial de Juventud de Colombia
Balance de las políticas públicas más relevantes en México. Profa. Mónica Valdez González – México- Socióloga. Trabaja en el Seminario de invenstigación en juventud UNAM, México. | Dr. José Antonio Pérez Islas es el coordinador del Seminario de Ivnestigación en Juventud, de la UNAM.
Desafio dos governos de esquerda/ progressistas para a cidadania da juventude Profa. Martha Gutiérrez – Investigadora en Juventudes y Políticas públicas; Directora del Observatorio Javeriano de Juventud Y docente de investigación y políticas públicas en la Facultad de Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales de la Pontificia Universidad Javeriana en Bogotá.
Rebatedor – prof. Victor Nedel – Pós-Doutor em Educação pela PUC do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Sociologia pela UFRGS. Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação da UFRGS.
11h | Painel 2 – Por um novo ciclo de PPJ no Brasil: organização política, demandas e compromissos
Ronald Luiz dos Santos (Sorriso) – Secretário Nacional de Juventude, responsável pela articulação, promoção e execução de políticas públicas e participação dos jovens na construção da cidadania em âmbito federal, estadual e municipal.
Bruna Paola – Coordenadora geral de articulação e mobilização na Secretaria Nacional de Juventude; Advogada e especialista em Juventudes pela FAJE
Regina Novaes – Profa. Doutora em Ciências Humanas pela USP. Professora do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia, do IFCS, da UFRJ. Colaborou como editora da Revista Religião e Sociedade e foi Secretária Geral da Associação Nacional de Antropologia (ABA); Presidente do Instituto Superior de Estudos da Religião (ISER) e Presidente do Instituto Brasileiro de Análises Socioeconômicas (IBASE). Esteve como presidente do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE).
Rebatedor –Flávio Sofiati – Doutor em Sociologia pela USP. Professor associado da Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia Social da UFG; Membro do Núcleo de Estudos de Religião “Carlos Rodrigues Brandão” (NER/UFG) e do Observatório Juventudes na Contemporaneidade.
***
Realização
Especialização em jjuventudes no mundo contemporâneo
Coordenação
Rede Brasileira de Centros e Institutos de juventude
Instituto de Pastoral da Juventude IPJ Leste 2
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia