Apresentação
O Instituto Superior de Educação é uma unidade acadêmica da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, constituída por exigência legal em função da oferta do curso de licenciatura em Filosofia pela Faculdade. Ele é dirigido por um Coordenador, designado pelo Reitor, responsável pela elaboração, execução e avaliação dos respectivos projetos pedagógicos, em conjunto com o corpo docente.
Embora as atribuições do Instituto abranjam a formação de profissionais para educação infantil e de professores para o ensino fundamental e médio, nas várias áreas de ensino e sob diversas modalidades, o Instituto no momento é responsável pela coordenação do curso de licenciatura em filosofia na sua dimensão específica, enquanto formação de docentes para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio.
Coordenação
Bruno Batista Pettersen
Professor Adjunto – Doutor em Filosofia. UFMG (2012)
Bruno Petterson
bruno.pettersen@faje.asav.org.br
coordfilosofia@faje.asav.org.br
Tel: 3115-7033
Secretaria
Kézia Florêncio Vaz
(31)3115.7008
Horário de atendimento: 7h às 12h, 2ª a 6ª-feira.
Estrutura Curricular
A formação do professor de filosofia exige a aquisição de uma série de competências, que implicam não só conhecimentos teóricos, de caráter geral e específico, e a capacidade de transmiti-los, mas também a orientação dos alunos, seja no desenvolvimento do hábito de estudo, de reflexão pessoal e de investigação científica, seja na formação de uma mentalidade crítica, capaz de analisar a realidade e de discernir o significado dos acontecimentos e situações à luz de critérios e valores objetivos (cf. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado).
Para tanto, é necessário articular o ensino teórico com exercícios práticos que, por um lado, promovam o contato inteligente do estudante com a realidade sócio-cultural e educacional e, por outro, favoreçam a personalização do estudo e do processo de aprendizagem. A reflexão sobre a experiência humana global permitirá o desenvolvimento de uma visão articulada e fundamentada do sentido da existência pessoal e comunitária.
Considerando a importância, especialmente para o professor de filosofia, de uma sólida competência na sua área específica, i.e. de uma reflexão filosófica bem embasada, o Currículo de Licenciatura em Filosofia (acesse o documento abaixo) inclui todo o currículo de Bacharelado, além das disciplinas didático-pedagógicas e os Estágios Curriculares.
Orientações
- Em cada período letivo ordinário será oferecida, pelo menos, uma das disciplinas de formação pedagógica da Licenciatura.
- O aluno não poderá freqüentar as disciplinas próprias da Licenciatura antes de iniciar o 5º período letivo ordinário.
- O estágio supervisionado não poderá ser iniciado antes do 6º período letivo ordinário.
- O aluno não poderá matricular-se no mesmo período letivo ordinário em disciplinas que somem mais de 26 horas semanais em sala de aula.