A Biblioteca da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia foi iniciada em Nova Friburgo (RJ) em 1923, pelo Pe. Leonel Franca, fundador da Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em 1965, foi transferida para São Paulo e aumentou consideravelmente seu acervo, através de aquisições e doações diversas. Em 1975, a biblioteca retornou ao Rio de Janeiro e finalmente em 1981 foi transferida para Belo Horizonte.
Hoje a Biblioteca chama-se BIBLIOTECA PADRE VAZ em homenagem ao filósofo jesuíta e professor da FAJE, Henrique Claudio de Lima Vaz, que muito contribuiu para a constituição do acervo e para alcançarmos o título de uma das melhores bibliotecas nas áreas de Filosofia e Teologia do Brasil.
Acervo
O acervo da Biblioteca Padre Vaz é constituído por mais de 297.000 exemplares em livros e periódicos. Esse acervo está todo informatizado pelo sistema Pergamum.
Usuários
A Biblioteca está aberta aos interessados seja por meio da internet, seja por visita ao local no horário de funcionamento (dias úteis das 07h45min às 17h45min). Os usuários regulares são, porém, os membros da instituição (professores, alunos e funcionários), que podem não só consultar, mas também fazer empréstimos, de acordo com as normas da biblioteca.
Espaços de Estudos e Pesquisa
A biblioteca coloca à disposição de seus usuários espaços para estudos individuais. Além do salão de leitura, existem espaços adaptados para notebooks e uma sala para estudo em grupo. A Biblioteca oferece ainda:
- Sala de informática com 15 computadores reservados para trabalhos e pesquisas na internet.
- Acesso à internet via Wi-Fi.
- Espaço para leitura de jornais e revistas
- Espaços com 5 terminais para consultas aos catálogos da Biblioteca. Esses catálogos permitem pesquisas nas bases de dados de livros, artigos, teses, sumários e obras raras.
Localização
Endereço: Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 – Bairro: Planalto – CEP: 31720-300 – Belo Horizonte/MG – Brasil
Telefone: (31) 3115-7016