Congresso 500 anos dos Exercícios Espirituais de S. Inácio

Programação

(clique nos títulos das conferências e painéis, para acessar à transmissão no Youtube)

Dia 25/07/2022

19h30: Abertura do Congresso

20hs: Conferência inaugural“Ver novas todas as coisas em Cristo” – PE. LAÉRCIO LIMA SJ (Secretário Rede Servir/BRA, Rio de Janeiro, RJ)

Dia 26/07/2022

8h: Momento de oração

8h15-9h15: Conferência Os Exercícios Espirituais e o mundo das Juventudes e da Educação / IR. NANCY RAQUEL FRETES, ODN (Universidad Católica de Paraguay / Fe y Alegría, Assunção, Paraguai)

9h30: Pausa

10hs: Painel | Juventude contemporânea, busca de Deus, itinerários inacianos / IR. HERNÁN ROJAS SJ (Católica del Norte, Antofagasta, Chile); ALEX VILLAS BOAS (UCP, Lisboa, Portugal)

16hs | Oficinas (link de cada oficina a ser enviado por e-mail, conforme inscrição prévia)

1. Itinerários dos Exercícios Espirituais para jovens no Programa MAGIS /Pe. Edson Tomé Pacheco Silva, SJ
  2. 2.Experiências de dar Exercícios na Rede Jesuíta de EducaçãoFERNANDO GUIDINI e Equipe do Centro de Formação Cristã e Pastoral do Colégio Medianeira, de Curitiba, PRda Rede Jesuíta de Educação (RJE).
  3. Projeto de vida: Acompanhar Exercícios no mundo universitário /ANDRÉ ARAÚJO SJ (UNICAP, Recife, PE)
  4. Rezar através dos sentidos: os Exercícios Espirituais e o mundo da arte/ ROBERTO RIBEIRO; RODRIGO MEDEIROS (Oração Pela Arte – OPA, São Paulo, SP)
  5. Rezar “outramente” a partir de Inácio: “dar e fazer Exercícios” no mundo virtual /ANTONIO VALÉRIO SJ (Diretor nacional da Rede Mundial de Oração, Braga, Portugal)
  6. Os Exercícios Espirituais nos processos de formação das jovens gerações de religiosos/as e presbíteros /JAIR CARNEIRO SJ (Delegado Formação Jesuítas BRA, Rio de Janeiro, RJ)