Curso de Atualização Fundamentos da Prevenção de Abusos em Ambientes Eclesiais

advanced divider

Inscrições Processo Seletivo: 08/12/2025 a 30/01/2026
Modalidade do Curso: on-line síncrono

Curso de Atualização
Fundamentos da Prevenção de Abusos em Ambientes Eclesiais

O curso Fundamentos da Prevenção de Abusos em Ambientes Eclesiais pretende oferecer uma formação sólida, interdisciplinar e atualizada sobre a temática da proteção e cuidado de pessoas em contextos religiosos, especialmente no interior da Igreja Católica. Inspirado na mensagem do Papa Francisco, que afirma: “Dizer não a qualquer forma de abuso é dizer um sim a toda a vontade de Deus, à vida, à dignidade e ao cuidado dos outros” (Carta ao Povo de Deus, 2018), o curso busca contribuir para a construção de uma cultura de prevenção, cuidado e responsabilidade compartilhada.

A proposta formativa é destinada a agentes pastorais, lideranças religiosas, educadores, conselheiros, membros de serviços de proteção e todos aqueles que, em seus âmbitos de atuação, são chamados a promover ambientes eclesiais seguros. Por meio de uma abordagem teórico-prática, a formação articula fundamentos éticos, teológicos, psicológicos, jurídicos e canônicos que orientam as boas práticas de prevenção e de enfrentamento de situações de abuso/violência.

Ao longo do percurso, serão abordados temas como: a) a compreensão do fenômeno do abuso em suas diversas formas; b) os impactos das violências na vida das vítimas e das comunidades; c) às responsabilidades institucionais e pessoais; d) o papel da escuta empática e do acolhimento; e) as diretrizes e normas eclesiais e civis; e f) a importância da formação continuada na promoção de uma Igreja mais segura e comprometida com a justiça e a reparação.

Além de transmitir conteúdos, este curso pretende favorecer uma transformação de mentalidades e práticas, encorajando uma atuação pastoral centrada na proteção integral das pessoas, especialmente das mais vulneráveis. Assim, reafirma-se o compromisso com uma Igreja que seja, nas palavras do Papa Francisco, A Igreja «em saída» é uma Igreja com as portas abertas. Sair em direção aos outros para chegar às periferias humanas não significa correr pelo mundo sem direção nem sentido. Muitas vezes é melhor diminuir o ritmo, pôr de parte a ansiedade para olhar nos olhos e escutar, ou renunciar às urgências para acompanhar quem ficou caído à beira do caminho. Às vezes, é como o pai do filho pródigo, que continua com as portas abertas para, quando este voltar, poder entrar sem dificuldade. (Evangelii Gaudium, 46).

A formação é, portanto, um passo essencial para todos que desejam colaborar na construção de uma Igreja que cuida, protege e testemunha a esperança do Evangelho com coerência, justiça e amor.

Objetivo Geral: Promover formação interdisciplinar e pastoralmente comprometida que capacite lideranças eclesiais a compreender, prevenir e enfrentar situações de abuso em ambientes religiosos, contribuindo para a consolidação de uma cultura de cuidado, transparência e proteção integral da dignidade humana, à luz do Evangelho, do Magistério da Igreja, da legislação local e das boas práticas.

Objetivos Específicos:

a) Compreender os fundamentos teológicos, éticos e antropológicos que sustentam a dignidade da pessoa humana e orientam a missão da Igreja na promoção de ambientes seguros e saudáveis.
b)Analisar o fenômeno do abuso em suas dimensões psicológicas, sociais, espirituais e institucionais, reconhecendo seus impactos sobre as vítimas, comunidades e estruturas eclesiais.
c)Conhecer e aplicar as normas e orientações eclesiais e civis relacionadas à prevenção e ao enfrentamento dos abusos, especialmente aquelas emanadas pela Santa Sé, pelas conferências episcopais e pelas legislações nacionais.
d)Desenvolver competências práticas para a escuta, o acolhimento e o acompanhamento das vítimas, favorecendo processos de reparação e reconciliação inspirados na misericórdia e na justiça.
e) Fomentar uma cultura de corresponsabilidade e prevenção, capacitando agentes pastorais e lideranças para implementar políticas e protocolos de proteção nos diversos contextos eclesiais.
f) Promover a conversão pessoal e institucional, a partir de uma reflexão crítica sobre as práticas pastorais, estruturas de poder e modelos de autoridade, buscando coerência entre fé, ética e serviço.
g) Estimular a formação continuada e o trabalho em rede, fortalecendo iniciativas locais, regionais e eclesiais voltadas à promoção da integridade, da transparência e da confiança nas relações comunitárias.


Coordenação do Curso:
Me. Carlos Wagner Jota Guedes
Me. Felipe Magalhães Francisco

Carga Horária: A carga horária total do curso é de 60 horas, distribuídas ao longo de 4 (quatro) meses. As aulas, on-line síncronas, acontecerão às segundas e quartas-feiras das 19h30 às 21h30; e em um sábado – 06/06/26 – das 08h às 17h.

Público-Alvo: Membros de Serviços de Proteção e Cuidado; religiosos(as); clérigos; agentes de pastoral.

Investimento: R$ 480,00 à vista ou 4x de R$ 120,00.

***
INSCRIÇÕES

Inscrições Processo Seletivo: 08/12/2025 a 30/01/2026
Processo Seletivo Simplificado: 03/02/2026 a 05/02/2026

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO EDITAL

INSCREVA-SE AQUI!

Informações

📧 secccaeu@faculdadejesuita.edu.br | 📱 31 3115-7013

...