CURSO DE ATUALIZAÇÃO | Projeto de Vida na educação: uma abordagem transdisciplinar

Realização: 02/04 a 25/06
Modalidade: Online (aulas síncronas, pela plataforma TEAMS)
Inscrições: até 15/03/2024

PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO:
UMA ABORDAGEM TRANSDICIPLINAR

2024 | abril a junho | online

O projeto de vida se tornou um dos pilares das mudanças curriculares e metodológicas propostas para a educação básica, no Brasil, desde 2016. Em todos os documentos e marcos regulatórios nacionais publicados desde então, o tema aparece como elemento articulador, convergente do processo educativo, sinalizando, de acordo com eles, uma inovação que visa tornar a escola um ambiente mais significativo para os estudantes e mais correspondente às circunstâncias sociais atuais.

No entanto, as definições conceituais, os fundamentos teóricos e as diretrizes curriculares e metodológicas para a implementação do componente são escassas. Ademais, as abordagens nas bibliografias, manuais e livros didáticos voltados ao tema são variados, mas, não raro, apresentam uma perspectiva voltada à adaptação juvenil no mundo do trabalho, deixando de lado as perspectivas existenciais e éticas envolvidas no ato de projetar-se.

Muitas questões ainda restam diante desse desafio: qual formação o docente que ministra o componente deve ter? Qual foco e abordagem teórica e metodológica mais adequados? Quais espaços para exploração dos diferentes campos disciplinares existe no currículo de projeto de vida? Como organizar o componente em vistas de uma formação integral que inspire e prepare os estudantes para fazer boas escolhas, considerando a sua realização pessoal e a vida coletiva da qual faz parte?

Por isso, a proposta do Curso Projeto de Vida na Educação Básica visa a atender a necessidade de formação conceitual, crítica e metodológica de docentes que atuam no ensino fundamental e ensino médio com esse componente curricular, a partir de uma abordagem transdisciplinar. A transdisciplinaridade garante que o projeto de vida e todas as suas dimensões atravessem as disciplinas já tradicionais no currículo escolar, trabalhando de forma sistêmica tanto o âmbito cognitivo, quanto as demais dimensões que constituem a vida humana.

A proposta é que, a partir desse referencial, os e as educadores possam construir currículos e itinerários formativos para ajudar os e as adolescentes e jovens a desenvolverem seus projetos para a vida pessoal e coletivo.

Caracterização:

Carga Horária: 40h/a

Nível Acadêmico: Atualização

Modalidade: Online (aulas síncronas, pela plataforma TEAMS)

Público-alvo: Pessoas vinculadas às áreas de educação básica e informal: docentes, gestores, orientadores educacionais, psicólogos escolares, pastoral e demais interessados.

Coordenação: Me. Vanessa Araújo Correia

Ba. Renato Correia Santos

Me. Felipe Magalhães Francisco

Estrutura e funcionamento:

Aulas: Terças-feiras, de 19h30 às 22h | 2 seminários aos sábados, de 09h às 12h30.

Aulas remotas síncronas, pela Plataforma TEAMS.

Investimento:

Taxa de Inscrição: R$ 20,00

Valor total do curso: R$ 280,00 (ou em 3x de R$ 93,33).

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

IMPORTANTE: Nossas aulas acontecerão na plataforma TEAMS de 19h30 às 22h (síncronas)

EDITAL DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD

TERMO ADITIVO AO EDITAL (CONDIÇÕES DE PAGAMENTO)