Pesquisar
Close this search box.

Curso de Especialização Juventude no Mundo Contemporâneo (ed. 5)

advanced divider

Processo Seletivo turma 2023-2024
Importante:
Inscrições prorrogadas: até 16/06/2023

O Curso de Especialização Juventude no Mundo Contemporâneo é uma proposta da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude (representada pelo Instituto de Pastoral da Juventude IPJ Leste II), em convênio com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). É um curso interdisciplinar, apoiado principalmente nas áreas da Sociologia, História, Educação e Teologia. Esta Especialização surgiu a partir da identificação das demandas e desafios que emergem da prática cotidiana com os/as jovens nas atividades educativas formais e não formais. Da mesma forma, reconhece a progressiva importância que essa categoria social assumiu a partir do início do século 20, ganhando cada vez mais relevância para compreender as sociedades modernas, seu funcionamento e suas transformações. Dada a especificidade que essa categoria foi assumindo ao longo da modernidade, deve-se levar em conta que atuar com os/as jovens exige competência conceitual e metodológica específicas que assegurem conhecimento sobre as dimensões sociais, culturais, religiosas, econômicas e políticas da condição juvenil.

Objetivo Geral: Construir referenciais para compreender o fenômeno juvenil no mundo contemporâneo e capacitar profissionais, militantes e pesquisadores que atuam com a juventude no âmbito do setor público, nas organizações sociais, escolas, universidades, instituições religiosas e organizações do terceiro setor.

Objetivos Específicos:

  1. Tematizar, ampliar e aprofundar o conhecimento teórico e prático a respeito da juventude contemporânea e suas formas de vida;
  2. Construir, debater, refletir e compartilhar boas práticas de atuação junto aos jovens e seus grupos;
  3. Desenvolver estudos e pesquisas sobre juventude, contribuindo com a produção de conhecimento acerca da temática.

Público Alvo: Pessoas vinculadas às áreas de educação, serviço social, psicologia, sociologia, direito, cultura, comunicação e pastoral; lideranças religiosas, gestores de políticas públicas, de escolas e de projetos sociais; conselheiros tutelares e de direitos e outras áreas afins ao campo juvenil.

Modalidade: Híbrido (módulos presenciais com disciplinas online síncronas)

1º Módulo: 10/07/23 a 11/11/23

2º Módulo: 08/01/24 a 11/05/24

3º Módulo: 08/07/24 a 27/07/24

Inscrições: até 16/06/2023

Turma confirmada! Você ainda pode realizar a sua inscrição até o dia 16/06/2023.

Para mais informações, consulte o Edital: Edital Especialização JMC – 2023

Resultado do Processo Seletivo: Aprovados e Aprovadas (2023)

INSCREVA-SE

...