Pesquisar
Close this search box.

Especialização Pastoral numa Igreja em Saída (ed. 5)

advanced divider

Processo Seletivo 2023 |

Importante:

Inscrições prorrogadas até o dia 16/06/2023.

Ao repensar a missão da coordenação pastoral, o curso pretende enfrentar as diversas tentações sofridas pelos agentes de pastoral (cf. EG, 70 ss.), oferecendo pistas para que os que dele participam possam se tornar pessoas que “pensam” a ação pastoral e propõem saídas que se configurarão como respostas novas aos desafios que a realidade apresenta.

Organizado em três módulos, realizados em períodos intensivos de janeiro e julho, com atividades integradoras durante o semestre, o curso está articulado da seguinte maneira:

No Primeiro Módulo, o curso oferecerá um Diagnóstico teológico-pastoral do tempo presente, apresentando o novo paradigma de sociedade e cultura no qual hoje se dá a ação evangelizadora, e que indica a necessidade da “conversão pastoral” da Igreja. Além disso, o módulo propõe uma espiritualidade que sustente a ação pastoral em tempo de incerteza.

No Segundo Módulo, o curso mostrará que os Caminhos da conversão pastoral passam necessariamente pelo planejamento da ação evangelizadora, que faz a Igreja deixar de ser um conjunto de pastorais sem prioridades para se tornar pastoral de conjunto, com prioridades e estratégias, e a coordenação pastoral como impulsionadora da mudança, apontando novos horizontes para a ação evangelizadora. Uma pastoral de “proposta” e “em saída” que arrisca o novo nas periferias geográficas e existenciais num mundo em mudança.

No Terceiro Módulo, o curso indicará Saídas sinodais para a pastoral em “tempos de travessia”, propondo um novo jeito de evangelizar na era digital, de pensar e organizar a “nova paróquia”, a pastoral litúrgico-sacramental, a animação bíblica da vida e da pastoral, o anúncio da fé na sociedade, formando leigos/as que sejam sujeitos nos processos de evangelização, reconhecendo o lugar e o papel das mulheres e das juventudes na Igreja.

Inscrições para o Processo Seletivo: 07/03/23 a 26/05/23 (inscrições prorrogadas até o dia 16/06/2023)

Modalidade: Presencial, com algumas atividades intermodulares online síncronas

Realização do Curso: 03/07/23 a 31/07/24

  • Módulo 1: 03 a 15/07/23
  • Módulo 2: 08 a 20/01/24
  • Módulo 3: 01 a 13/07/24

INFORMAÇÕES COMPLETAS A RESPEITO DO CURSO: Edital 2023 Ed. 5

Aditivo Edital FAJE 006/2023: Aditivo Edital FAJE 006-2023

INSCREVA-SE AQUI!

...