Graziela Aparecida da Cruz

advanced divider

Currículo Lattes

Graduação/Filosofia – Associado

Apresentação:Possui graduação em Comunicação (Jornalismo) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e mestrado em Artes (área de concentração Arte e Tecnologia da Imagem – Cinema) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Fez curso de especialização em Comunicación y Información para la Pastoral na Pontifícia Universidad Católica de Chile (Santiago, 1990) e de Comunicação e Gestão Empresarial no Instituto de Educação Continuada da Puc Minas (2001). Atualmente é professora de Teoria da Comunicação e Introdução ao Cinema na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, e ministra cursos livres na área de Cinema.É coordenadora do setor de Comunicação e Marketing da FAJE, desde fevereiro de 2017.

Até fevereiro de 2016, atuou como coordenadora de Comunicação Corporativa da Sociedade Inteligência e Coração, mantenedora dos Colégios Santo Agostinho e das Obras Sociais dos freis agostinianos em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Foi editora geral do semanário Jornal de Opinião (1991 a 2006), assessora de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte (1989 a 2004) e diretora artística da TV Horizonte (2004 a 2006). Ao lado de José Tavares de Barros (professor da escola de Belas Artes da UFMG), produziu e apresentou o programa Sala de Cinema, na TV Horizonte e Sesc TV (2004 a 2009). Participou de iniciativas de formação de jornalistas em nível internacional, promovidas pela Unión Catholique International de la Présse: UCIP University no Leste Europeu (1993) – universidade itinerante na Alemanha, Polônia, Ucrânia, República Tcheca e Hungria; Refresher Programme no Líbano (Beirute, 1997), e de congressos internacionais da UCIP em Campos do Jordão (1992), Graz (Áustria, 1995) e Paris (1998). Em Graz, foi palestrante e ganhou o prêmio Midia in Your Continent Award. Em 2007, ganhou o prêmio International Award for Excellence in Journalism, da UCIP, pelo conjunto de reportagens sobre a realidade social e política brasileira, publicadas na revista espanhola Vida Nueva. Publicou artigos científicos, tendo como base sua dissertação de Mestrado que investigou a construção biográfica no cinema. Publicou artigos de crítica cinematográfica no Jornal de Opinião (2010 e 2011).

Currículo:Possui graduação em Comunicação (Jornalismo) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e mestrado em Artes (área de concentração Arte e Tecnologia da Imagem – Cinema) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Fez curso de especialização em Comunicación y Información para la Pastoral na Pontifícia Universidad Católica de Chile (Santiago, 1990) e de Comunicação e Gestão Empresarial no Instituto de Educação Continuada da Puc Minas (2001). Atualmente é professora de Teoria da Comunicação e Introdução ao Cinema na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, e ministra cursos livres na área de Cinema. É coordenadora do setor de Comunicação e Marketing da FAJE, desde fevereiro de 2017.