Pesquisar
Close this search box.

Libertação

Marília Murta de Almeida

Libertação parece ser uma daquelas palavras que, mesmo que não compreendamos inteiramente, nos tocam diretamente em algum lugar emocional ou existencial. Libertar-se de algo que prende fisicamente, libertar-se de um relacionamento aprisionante, libertar-se do jugo da violência, libertar-se da fome ou de qualquer outra carência, libertar-se de pensamentos ou hábitos de vida limitantes – inúmeras são as imagens evocadas pela palavra libertação.

No universo da teologia, ela tem seu mundo próprio na história latino-americana. A teologia da libertação carrega em seu nome o imaginário libertador. Concretamente, veio dizer de um Deus libertador que acompanha o ser humano na história e aponta para ele os caminhos da libertação de todo tipo de amarras. Com inspiração bíblica, tem o tema do êxodo como o primeiro grande ato libertador do Deus que nos acompanha e liberta.

Podemos nos perguntar, nos aproximando infinitamente da ideia de um Deus libertador, o que caracterizaria esse Deus. Pedro Casaldáliga, bispo católico espanhol que viveu em terras brasileiras por mais de 50 anos e foi também poeta e profeta, nos oferece uma instigante resposta a essa pergunta em seu pequeno poema “¡Oh dios mayor!”:

Voy a intentar querer lo que Tú quieres

y hacer Tu voluntad contra la mía.

Quiero dejarTe ser lo que Tú eres:

¡Unico, Otro, Nuevo cada día!

 

O poeta expressa seu desejo de tentar querer o que Deus quer e deixa clara a dificuldade aí implicada, que é a contrariedade em relação à sua própria vontade. Permitir que Deus nos habite e fazer da nossa vontade a Dele implica em renúncia ao que desejamos por nós mesmos. Entretanto, o poema fala de outra dificuldade ainda mais desafiadora, que diz respeito ao que somos e ao que Deus é. Não se trata apenas de conflito entre o que quero e o que Deus quer, mas entre o que sou e o que Deus é. Segundo o poeta, Deus é “Único, Outro, Novo a cada dia”. Inteiramente contido em si mesmo, absolutamente diferente de nós e aberto à constante novidade da mudança. Ser “novo a cada dia” é algo que nos impacta. Somos os seres da história; nossa identidade se forja a cada dia desde o nosso nascimento; nesse caminho, feito de movimento e mudança, aprendemos constâncias que nos permitem nos reconhecer – e que os outros nos reconheçam – um dia após o outro. A identidade humana implica em conservação apesar das mudanças inevitáveis do curso da vida. Por mais que sejamos amigos da mudança – e muitos de nós não o são! – não somos capazes de sermos novos a cada dia.

Apegados a estilos de vida, estruturas de pensamento e compreensão do mundo, constituídos pela constância psíquica que nos estrutura como indivíduos, vamos construindo constâncias ao longo da vida. Sem elas, nos desestruturaríamos psíquica e socialmente. Entretanto, elas são também amarras que nos mantêm presos em lugares de todo tipo – físicos, psíquicos, sociais, políticos, relacionais. Quando sentimos o aprisionamento, desejamos a libertação. Mas muitas vezes nos descobrimos incapazes disso, não só pelas dificuldades inerentes ao aprisionamento, mas também por estarmos ali pelo conforto do hábito, do costume e da segurança.

O Deus libertador, nesse sentido, nos desafia: Ele, que é novo a cada dia, nos chama à libertação em relação às nossas amarras, mesmo quando elas são sentidas como protetoras. Ser novo a cada dia é um ideal que fascina e amedronta, e que exige de nós mais do que podemos em nosso ser fragilmente individual.

Fazer a vontade de Deus, segundo o texto do poema de Pedro Casaldáliga, é deixar que Ele seja o que é. É, portanto, deixar-se tocar por esse ser de Deus que, sendo único e outro, é novo a cada dia. Deus não está preso a nada, sua liberdade infinita permite a renovação também infinita. Libertação não é palavra que faça sentido para o ser de Deus; Ele é livre, não carece de libertar-se. Nós, ao contrário, somos sempre renovadamente aprisionados pelos fluxos diversos de nossas vidas; mas diante da liberdade de Deus, podemos aprender a libertação. Ato que deve ser infinito como a liberdade divina, porque deve sempre se renovar diante das amarras sempre também renovadas em nós.

Podemos seguir um pouco mais no entendimento dos quatros versos do poeta: a libertação é a vontade de Deus para nós. O Deus libertador é o que, mais do que nos apontar os caminhos da libertação, afirma a necessidade da libertação para a plena vida humana. Ele nos quer libertos. Ele nos quer capazes de ser como Ele é.

Para tanto, parece ser necessário que percebamos, a cada dia, o que nos aprisiona e por onde caminham os fluxos de libertação. Não nos faremos liberdade infinita, porque Deus é outro diferente de nós, mas podemos fazer a Sua vontade exercendo infinitamente a libertação. A cada dia. Individualmente, socialmente, comunitariamente, relacionalmente.

Politicamente.

Marília Murta de Almeida é professora e pesquisadora no departamento de Filosofia da FAJE

...