PIBICs

advanced divider

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, no uso de suas atribuições regimentais, faz saber que,  o prazo para as inscrições ao processo de seleção de projetos de pesquisa para obtenção de bolsas de iniciação científica concedidas pela FAPEMIG, pela FAJE e pelo CNPq, foi estendido até o dia 11 de agosto de 2022.

Os projetos submetidos a este processo de seleção serão considerados também, alternativamente, candidatos à Iniciação Científica Voluntária.

Embora haja TRÊS EDITAIS, em razão de algumas diferenças entre as exigências dos órgãos de fomento, a seleção dos projetos apresentados ao PIBIC será realizada conjuntamente. Assim, todos os projetos serão classificados numa listagem comum.

Belo Horizonte, 29 de junho de 2022.
Prof. Dr. Elton Vitoriano Ribeiro SJ
Reitor

Informações pelo e-mail: coordenadorpibic@faje.asav.edu.br.

Confira os editais abaixo em arquivos para Download.

PIBIC FAJE e Iniciação Científica Voluntária

Com o objetivo de incentivar a pesquisa e promover maior integração entre os programas de graduação e pós-graduação, a Congregação aprovou, no dia 02 de Abril de 2007, o Programa Institucional de Iniciação Científica. A Resolução nº 1/2007 que aprova o programa foi atualizada em setembro de 2012 pela portaria FAJE 38/2012, em abril de 2014 pela portaria FAJE 08/2014 e em setembro de 2014 pela portaria FAJE 28/2014.


PIBIC FAPEMIG

De acordo com o manual da FAPEMIG, a concessão de bolsas de iniciação científica tem como objetivo “contribuir para a iniciação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, realizadas em instituições de pesquisa e de ensino, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, vinculadas a projetos de pesquisa financiados pela FAPEMIG”.
Para mais informações, consultar o manual da FAPEMIG linkado abaixo.


PIBIC CNPq

De acordo com o CNPq: “O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa a apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa”.


Veja abaixo anexo com as normas e portarias.

 Download