Pesquisar
Close this search box.

Quinto passo: decidir sentindo com (na) Igreja

advanced divider

Alfredo Sampaio Costa SJ

Quando nos perguntamos, na oração, que atitude tomar em tempos de pandemia, insisto sobre algo que pode parecer óbvio, mas não o é na prática: precisamos levar em consideração como podemos servir “mais” na realidade eclesial em que estamos. Esse aspecto nos dá força e coragem para sair do nosso individualismo e sentirmos que se trata de uma decisão da qual muitos outros e outras participam e colaboram. Não estou só na minha resposta, muitos outros me animam a responder e esperam ansiosamente pela minha decisão!

Muitas vezes quando temos que tomar uma decisão importante na nossa vida, retiramo-nos a uma casa de retiros para ali nos dedicarmos à oração e fazermos nosso discernimento. Isso é muito apropriado, mas com um certo cuidado: pois ao tomarmos uma decisão é preciso considerar muito a situação concreta em que nos encontremos. Não é suficiente olhar só para o Evangelho ou cumprir o que me é mandado. É preciso fazer um esforço sério para desmascarar as formas sutis em que o pecado, o egoísmo, a falta de solidariedade, a manipulação e abuso das pessoas se infiltram em nós. A decisão intransferível, em que cada um deve achar a forma concreta da sua imitação de Cristo, é por sua vez um ato de obediência: é ouvir o imperativo individual de Deus, que me colocou nesta situação concreta, para que eu nela prolongue a vida de Cristo(1) .

Paulo dizia que a plenitude cristã consiste em viver buscando responsavelmente o que Deus pode querer de mim nas circunstâncias concretas da minha vida. Em Filipenses 1,9-10 admoestará a seus cristãos que têm que saber “discernir o que é melhor e ficar com ele”(2) . Esse ensinamento segue sendo válido!

Inácio, ao descrever o Terceiro modo de Eleição em que podemos encontrar a Vontade divina, chama a atenção a um critério fundamental: a escolha deve ser movida somente pelo Amor: “Que o amor que me move e faz escolher desça do alto, do amor de Deus. Assim, quem escolhe sinta primeiro em si como o amor maior ou menor ao que elegeu seja motivado apenas pelo seu Criador e Senhor” (EE 184).

O Discernimento não pretende “adivinhar” o que Deus quer, mas sim amar o que Deus ama. Esse Deus que é Amor, e amor pessoal e concreto, se manifesta e vem ao nosso encontro nas circunstâncias e nos processos da vida. Sua palavra, seu desejo, seu projeto de amor e de vida para conosco vão se fazendo explícitos e claros quando vivemos com “atenção”, quando paramos e caímos na conta tanto da profundidade do cotidiano que nos rodeia como do movimento interior de uma semente que Deus planta no nosso interior e que vai crescendo, mesmo enquanto dormimos e sem que saibamos como (Cf. Mc 4, 27). Discernir é viver com “atenção”, com profundidade, acolhendo os apelos e as perguntas da vida (3) .

A eleição realiza o engajamento pleno de uma vida adulta, dá um caráter social e público à troca de vontades entre o Criador e a criatura e introduz na reciprocidade do amor concretamente vivido. A escolha prévia de fazer os Exercícios se abria sobre uma tomada de consciência: o dever de desejar e escolher Deus criador como fim de toda criatura. Esta primeira escolha fez aparecer o obstáculo que é o pecado.

“Que devo fazer por Cristo?” (EE 53): Perdoados e chamados, podemos então decidir nos oferecermos deliberadamente a sofrer humilhações e pobreza em conformidade com Cristo pobre; este era o objetivo do exercício do Reino.

Naquele momento, o conteúdo social que concretizaria esta escolha fundamental permanecia indeterminado. O fim do homem não é mais agora a realização de si mesmo que triunfaria na competição com os demais. A realização de si se realiza em uma relação com os outros fundada sobre a relação com Cristo, em resposta ao seu chamado dirigido a todos os homens e “a cada um em particular” (EE 95). É a escolha fundamental: seguir a Cristo indo contra os seus sonhos, mais ou menos inconfessados, de grandeza e dominação.

Ao fim do processo de discernimento, nossa escolha toma a forma de um engajamento livre na sociedade como livre resposta ao amor com o qual Cristo nos ama. Ela compromete o homem todo, em primeiro lugar a sua sexualidade em uma relação a Deus, doador último do Amor; seja no matrimônio ou uma forma de celibato. Compromete ainda a vida profissional, colocada a serviço da sociedade, onde cada um se oferece em nome de Cristo servidor. A decisão da eleição realiza a escolha primeira de seguir a Cristo. A relação ao Absoluto se investe em uma escolha a ser tomada entre uma pluralidade de meios, todos eles relativos, mas que determinam nossa maneira precisa de viver a vida social na Igreja (4) .

CONCLUSÃO: Uma oração amorosa, unificada, expansiva e consoladora

A vontade de Deus não está esculpida em um desígnio fixo, a ser admirado desde o exterior. É muito mais um movimento. Uma imagem apropriada é a do rio que busca o Oceano; o importante é que a água chegue ao mar; o caminho a ser percorrido está por ser fixado. Por isso há que desbloquear tudo o que impede que a água corra, tudo o que obstaculiza esta imersão que se converterá em uma progressiva transformação da totalidade da pessoa (5) .

A oração durante o tempo de busca da Vontade de Deus segue essa dinâmica: será afetiva e amorosa, comprometendo mais e mais cada um de nós no seguimento amoroso de Cristo; será unificadora, integrando todas as nossas potências na busca da Vontade de Deus; será uma oração que nos abre aos outros, colocando-nos a serviço deles na Igreja; e por fim uma oração consoladora, que nos levará a perceber qual é a Vontade do Senhor em nossas vidas e onde Ele se faz notar com sua Presença consoladora.

1. Cf. Karl Rahner, Dios, amor que desciende. Santander: Sal Terrae 2011, 183.
2. Josef Vives, Vida cristiana y discernimiento, EIDES 40 (2004) 14.
3. Darío Mollá Llácer, El discernimiento, realidad humana y espiritual. Manresa 82 (2010) 7.
4. Adrien Demoustier, Les Exercices Spirituels de S. Ignace de Loyola, 233-234.
5. Javier Melloni, Itinerario hacia una vida en Dios, EIDES 30 (2001) 34-35.

Pe. Alfredo Sampaio Costa SJ é professor e pesquisador no departamento de Teologia da FAJE

...