Pesquisar
Close this search box.

Recolhendo os traços do perfil espiritual de Maria

advanced divider

Alfredo Sampaio Costa SJ

Recolhendo os traços do perfil espiritual de Maria(1)

Todas as dimensões espirituais que caracterizam a linha mística dos pobres de Javé do AT convergem em Maria e compõem o seu retrato espiritual: Pobreza (Lc 1,48), serviço (LC 1,38-48; Jo 2,5), consciência da própria fragilidade (Lc 1,52), senso de justiça (Lc 1,53), solidariedade com o povo de Deus (Lc 1, 52-55), alegria (Lc 1,28.47), abertura e disponibilidade ao plano divino (Lc 1,38.51); confiança no cumprimento das promessas de Deus fiel e misericordioso (Lc 2,19; 2,51) atestam a profunda religiosidade de Maria em sintonia com a piedade bíblica veterotestamentária.

Atribuindo o Magnificat à Virgem, Lucas quis levantar o véu que cobria os seus sentimentos íntimos e o segredo das suas disposições: Maria espera o Salvador e a manifestação da potência e bondade de Deus na fé, disponibilidade, humildade, gratidão, alegria e esperança. O seu canto é o canto dos pobres, de todo o verdadeiro e espiritual Israel, herdeiro das bênçãos messiânicas. Por meio de várias aproximações (Zc 2,14; Ex 40,34-35; Sof 3,14-17; 4 Esd 9,45).

Maria é apresentada como a Filha de Sião, o resto da comunidade de Israel chegado à perfeição, em grau de acolher a alegria messiânica e de atuar a presença salvífica de Deus na humanidade. Em particular a espiritualidade de Maria é caracterizada por algumas atitudes profundas:

  1. A Virgem pobre:

O termo tapéinosis referido a Maria (“a humildade de sua serva”: Lc 1,48) possui um significado complexo que põe em dificuldade os tradutores. Indicaria uma condição obscura ou ignorada, baixeza, humildade, pobreza, impotência radical, conforme os vários autores. Referindo-se ao uso do termo no NT (At 20,19;Ef 4,2; Cl 2,18; 3,12; 1 Pd 5,5) e ao correspondente anawab do AT (1 Sm 1,11; Ne 9,9; Sl 39; 69; 119), a pobreza atribuída a Maria exprime simultaneamente uma condição social e uma atitude religiosa.

A condição de Maria é pobre, obscura e desprezada. Ela mesma se alinha com as classes mais humildes da sociedade: os pobres, os famintos e os oprimidos (Lc 1,52-53). Pelo resgate do menino Jesus não pode oferecer mais do que um par de rolinhas (Lc 2,24), a oferta dos pobres. A sua pátria, a Galileia, e o seu lugarejo de origem, Nazaré, são motivo de desprezo. O insulto de Natanael: “Pode vir algo de bom de Nazaré?” (Jo 1,46) feria também a ela. Mas o mais profundo da existência da esposa do carpinteiro é tocada pela sua virgindade. O que diante de Deus representava uma consagração de inestimável valor, constituía diante aos seus contemporâneos um motivo de desprezo.

A virgindade aparecia como uma espécie de esterilidade, considerada uma maldição de Deus (Lv 20,21; Gn 1,28; 9.1; Dt 7,13-14). Falando da “baixeza da sua serva”, Maria se refere à humilhante situação de Ana, estéril e desprezada. Na condição de pobreza econômica e de obscuridade, Maria alcança, como os pobres de Javé, uma atitude espiritual de abertura e confiança em Deus (cfr. Sof 2,3; Sl 34, 5-11; Pr 15,33).

A pobreza de Maria é confiança total na onipotência de Deus (Lc 1,49) e plena disposição à sua vontade (Lc 1,38). A Virgem pobre vive de modo radical o não esperar de outros a salvação, para esperar de Deus a realização do seu reino. A pobreza de Maria se torna assim a glorificação da transcendência divina, que escolhe a realidade dos fracos deste mundo para fazer resplandecer a sua potência (cf. 1 Cor 1,26-31); e é ao mesmo tempo a condição indispensável para a acolhida espiritual do Messias.

  1. A Filha de Sião exultante:

 O anjo não lhe dirige a saudação ordinária Shalom (A Paz!), mas o “Alegra-te” (Lc 1,28), que retoma o anúncio da alegria messiânica à Filha de Sião (Sof 3,14-17; Zc 9,9; Lm 4,21). E, de fato, o motivo pelo qual Maria é convidada a se alegrar é messiânico: a presença de Deus no seu seio, o reino de Deus que está para irromper na história na pessoa do Filho, que virá “para consolar todos os aflitos de Sião” (cf. Is 61,2). O convite à alegria dirigido pelo anjo à virgem se traduz em uma explosão de alegria no Magnificat.

Os primeiros versículos deste canto (Lc 1, 46-47) são a expressão de uma alegria transbordante. Eles traduzem o agradecimento festivo da Vigem pela ação divina, o júbilo pela salvação escatológica, a admiração pela manifestação da glória de Deus nela. Ela se alegra não porque ignore os males do mundo. Sabe que existem prepotentes como os Faraós e os opressores da Babilônia.

Alegra-se porque crê em Deus grande e magnífico libertador que opera uma mudança de situação: derruba os poderosos dos seus tronos e cuida dos pobres e oprimidos, manifestando o seu amor e a sua fidelidade à aliança. A sua alegria é em tensão entre o “já” e o “ainda não”: alegra-se pelos sinais já presentes do Reino, mas aguarda a sua plena manifestação.

  1. A Serva do Senhor:

Definindo-se como “a serva do Senhor” (Lc 1,38.48), a Virgem se declara disponível ao plano divino, pronta a colaborar ao seu desígnio. O termo “serviço” designa no AT uma relação incondicional de dependência do Senhor que reivindica um domínio total.

O serviço é uma condição de honra e uma síntese de vida consagrada a Deus. Maria, serva do Senhor, está disposta a entrar plenamente na vontade de Deus e a cumprir a missão que lhe é confiada (Lc 1,38). A atitude operativa da serva do Senhor, que empenha as reservas do seu ser na realização do desígnio divino aparece em seguida no relato da Visitação (Lc 1, 39-56). Maria, cheia do Espírito Santo, obedece à potência do Altíssimo que é essencialmente comunicação, intervenção potente de Deus na História em favor do seu povo (Ex 15,6-13; 9,26-29).

O impulso do Espírito Santo que invadiu Maria a leva a anuncia em antecipação a boa nova do Reino e a pregar a grandeza da obra de Deus à casa de Zacarias. A sua saudação é o veículo dispensador da potência do Espírito e da bênção divina: ela provoca a exultação de João Batista e a efusão do Espírito sobre Isabel. Na viagem da Visitação, Maria vive em antecipação a missão da Igreja, que no Pentecostes receberá o impulso do Espírito para anunciar a boa nova de Cristo por meio da pregação e o testemunho.

  1. Peregrina na fé:

A fé é a virtude que Lucas melhor põe à luz ao traçar a figura de Maria. Ao contrário de Zacarias que duvida, ela acolhe a mensagem do anjo sem reservas e é louvada pela sua fé: “Feliz aquela que acreditou que se cumpririam as palavras do Senhor” (Lc 1,45).

Como Abraão, o Pai dos fiéis, Maria encontra graça diante de Deus, é bendita porque acreditou, espera contra toda esperança a realização das promessas messiânicas. Mas, diferentemente de Abraão, Maria é a primeira cristã, porque o termo da sua fé é Cristo na sua missão salvífica.

A adesão da Virgem ao plano de salvação, que virá se especificando progressivamente, é total: é uma fé-doação que põe todo o próprio ser à disposição do Senhor. Mas dado que o projeto de Deus supera as expectativas dos homens, a fé de Maria deverá percorrer um caminho de reflexão, de atenção aos vários sinais reveladores, de aberta à luz do Espírito, para superar a provisória incompreensão dos eventos e penetrar no significado deles. Assim Maria acolhe as mensagens divinas, mas compreende progressivamente o alcance deles.

É a Virgem que medita, que quer entender antes de comprometer-se e supera o estupor e a não-compreensão mediante uma reflexão longa e prolongada. Como os sábios do AT, Maria medita no próprio coração as palavras e acontecimentos que dizem respeito a Cristo, para compreendê-los e atualiza-los na própria vida. A fé de Maria é submetida continuamente ao cadinho da prova para ser purificada, elevada, verificada na sua autenticidade (Tg 1,3; 1 Pd 1,7).

[1] Cf. Stefano DE FIORES, Maria nella vita secondo lo Spirito, Casale Monferratto: Piemme 1998, pp. 62-63.

 

Alfredo Sampaio Costa SJ é professor e pesquisador no departamento de Teologia da FAJE

...