Pesquisar
Close this search box.

V Colóquio Interfaces

advanced divider

V Colóquio Interfaces

15 a 17/06/2023

Modalidade: Online

Participação gratuita | R$ 10,00 com emissão de certificado

V Colóquio Interfaces

Corpo e teologia na sociedade do controle, do aperfeiçoamento e do cuidado

O Grupo de Pesquisa As Interfaces da Antropologia na Teologia Contemporânea, do Programa de Pós-Graduação em Teologia da FAJE, conclui, com o V Colóquio Interfaces, que terá como temaCorpo e teologia na sociedade do controle, do aperfeiçoamento e do cuidado”, o ciclo iniciado em 2020, cujo objetivo era refletir sobre o corpo a partir de três perspectivas: (1) Biopolítica e corporeidade; (2) Tecnologia e corpo; (3) Corpos padecentes. O eixo transversal que orientou esse novo ciclo foi ainda o da abordagem do corpo como enigma, páthos e dádiva. Cada ano do triênio foi dedicado ao estudo de uma dessas perspectivas. Assim, em 2020, foram estudadas as abordagens de Foucault e Agamben sobre biopolítica e corporeidade. No final daquele ano foi realizado o I Ciclo de Debates Interfaces: “Entre a vida e a morte”, o qual, no contexto da pandemia da Covid-19, refletiu sobre as relações entre pandemia e controle político dos corpos. Em 2021, foram aprofundados alguns dos impactos do uso da tecnologia no “aperfeiçoamento” dos corpos. O Grupo realizou naquele ano o II Ciclo de Debates Interfaces: “Os corpos na sociedade pandêmica”. Em 2022, o Grupo dedicou-se ao estudo da problemática do padecimento dos corpos, com um interesse particular pelo cuidado dos corpos que sofrem. Sem relação direta com essa temática, tendo em vista o centenário da Semana de Arte Moderna, o Grupo realizou, em parceria com o Grupo Filosofia no Brasil (Fibra), o IV Colóquio Interfaces, que teve como tema: “100 anos da Semana de Arte Moderna (1922-2022): repercussões na Filosofia e na Teologia do Brasil”.

As três perspectivas estudadas entre 2020-2022 serão retomadas no V Colóquio Interfaces, na perspectiva de socializar os resultados das discussões feitas no Grupo nesses anos. O tema do controle dos corpos na sociedade contemporânea, abordado, entre outros, por Michel Foucault e Giorgio Agamben, ganhou particular importância nos últimos anos, seja no contexto da pandemia, que suscitou diversas medidas de controle dos corpos, seja nos debates ao redor dos aparatos tecnológicos de segurança, utilizados para rastrear, identificar e controlar os cidadãos na sociedade da vigilância. O tema do aperfeiçoamento dos corpos, que, através da tecnologia, cria artefatos, próteses e terapias que reparam órgãos e membros do corpo defeituosos ou desgastados, e, através da biotecnologia, recorre a fármacos, engenharia genérica e inteligência artificial para aperfeiçoar e expandir as capacidades psicossomáticas do ser humano, tem despertado o interesse de muitas áreas do saber nos últimos anos. Enfim, a dor e do sofrimento, que afetam os corpos de tantas e novas formas nas sociedades contemporâneas, criando muitas formas de cuidado, também têm dado origem a pesquisas em vários campos do saber nos últimos anos. De muitas formas a reflexão teológica dialogou e dialoga com os saberes que abordam essas três temáticas. O V Colóquio Interfaces pretende estabelecer um diálogo interdisciplinar entre a teologia e alguns dos saberes implicados nessas temáticas.

PROGRAMAÇÃO

14/06/23 | Corpo e teologia na sociedade do controle

17h Seminários

  • 1 O controle dos corpos segundo Michel Foucault | Me. Renato Carvalho (Doutorando, PUC Minas)
  • 2 A biopolítica segundo Agamben | Me. Davi Caixeta (FAJE)

19h30: Painel: Pensar os corpos na sociedade do controle

  • Dra. Joana Novaes (Veiga de Almeida/UVA)
  • Castor Bartolomé Ruiz (UNISINOS)

15/06/23 | Corpo e teologia na sociedade tecnológica

16h Comunicações

19h30 Painel: Pensar os corpos na era tecnológica 

  • Dr. Clayson Bruno S. Vimieiro (PUC Minas)
  • Dr. Luiz Antonio Pinheiro (PUC Minas)

16/06/23 | Corpo e teologia na sociedade do cuidado

17h Painel: Pensar os corpos na sociedade do cuidado

  • Dra. Cássia Quelho Tavares (UFRJ)
  • Me. Clarissa França (FAJE)

19h30 Roda de Conversa: Corpo e teologia na sociedade do controle, do aperfeiçoamento e do cuidado

  • Me. Rosana Viveiros (Pontificio Istituto Orientale, Roma)
  • Dr. Dom Vicente Ferreira (Diocese Livramento, BA)
  • Dr. Geraldo De Mori (FAJE)

***

SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO

O resumo deverá ser enviado, até o dia 05/06/06, pelo e-mail secccaeu@faje.asav.org.br. Junto ao recebimento de e-mail de aceite da submissão, o/a proponente receberá um link próprio, para inscrição como apresentador/a de comunicação.

CLIQUE para acessar os Critérios para envio de Comunicações, Resumo e Texto Final

*** 

Participação gratuita | R$ 10,00 com emissão de certificado

INSCREVA-SE AQUI!

***

Comissão Organizadora

Dra. Marília Murta

Me. Elias Fernandes Pinto

Dr. Geraldo De Mori

Me. Patrícia Mara Rodrigues Silva

Me. José Célio dos Santos

 

Comissão Científica

Dr. Paulo Sérgio Carrara (ITESP)

Dra. Áurea Marin Burochi (PUC Minas)

Dra. Lúcia Pedrosa-Pádua (PUC Rio)

Dra. Maria Ines Millen (CES, Juiz de Fora)

Dra. Marcela Manzini (UCA, Argentina)

...