V Encontro de Pesquisa da FAJE

09 e 10 de agosto de 2023 | 14h às 18h

Modalidade: Híbrido (Presencial com atividades online)

Atividade Gratuita | R$ 10,00 com emissão de certificado

V Encontro de Pesquisa da FAJE

“Filosofia e Teologia no mundo em crise: sentido, necessidades e possibilidades da pesquisa acadêmica.”

Em 2023 nos deparamos com muitos desafios. Chegamos até aqui marcados pela pandemia de 2020-2022 e inexoráveis conflitos sociais e políticos no âmbito nacional e internacional. O cenário de incertezas se agrava com o aumento da pobreza, o avanço da violência que se mostra nas esferas educacionais, domésticas e ecológicas, além da disputa por recursos energéticos que geram guerras e instabilidades políticas. Assim, precisamos pensar nas possibilidades que fazem frente a fatos tão preocupantes para a humanidade. Os rastros deixados por essa realidade revelam que precisamos transitar entre inquietudes extremas, marginalidades e distanciamentos entre o mundo real e as perspectivas que abalam a nossa sociedade.

Neste contexto, qual é o papel da pesquisa acadêmica? O que tem modificado drasticamente as relações do ser humano consigo mesmo, com o outro, com Deus e com a natureza? Em nosso caso específico, como a filosofia e a teologia podem contribuir concretamente para a reflexão e a proposição de caminhos viáveis para a sociedade?

O V Encontro de pesquisa da FAJE convida a todos os docentes, discentes, egressos e a comunidade para participarem de uma reflexão acadêmica a fim de dialogar, discutir e comunicar possibilidades filosóficas e teológicas no mundo em que vivemos. Abriremos um espaço de discussão para todos os pesquisadores exporem ideias, trabalhos e pesquisas que geram valor para além das humanidades.

– Clique nos títulos das atividades, para acessar as salas virtuais –

09 de agosto (quarta-feira)

14h às 15h40: Abertura e Mesa Redonda
Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz de Almeida Magalhães (doutora em estudos literários pela Universidade Federal de Minas Gerais)
Dom Joaquim Giovani Mol (mestre em teologia pela FAJE, bispo auxiliar de Belo Horizonte e ex-reitor da PUC Minas)

20 minutos de intervalo

16h às 17h30: Comunicações (Veja a distribuição das mesas de comunicação)

17h30: Momento cultural: exposição dos trabalhos da graduação “Método Científico e Teológico” e apresentação do Grupo FILOSOFAMUS.

10 de agosto (quinta-feira)

14h às 15h30: Oficinas
Oficina 1: Pesquisa no portal de periódicos da CAPES (Vanda Lúcia Abreu Bettio – FAJE)
Oficina 2: Escrita Acadêmica (Verônica Campos – FAJE|Pós-doutorado)

30 minutos de intervalo

16h às 17h30: Comunicações (Veja a distribuição das mesas de comunicação)

17h40: Encerramento com o lançamento do livro “O invisível no visível” de Patrícia Mara Rodrigues Silva e a videoconferência de Laura Freitas “Costurar fendas de outros tempos”.

Link de acesso ao livro: https://www.editorafi.org/ebook/701-invisivel-visivel

Caderno de Resumos: Caderno de Resumos (V Encontro de Pesquisa da FAJE)

INSCREVA-SE AQUI!

SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO

O resumo deverá ser enviado, até o dia 31/07/2023, pelo e-mail secccaeu@faje.asav.org.br. Junto ao recebimento de e-mail de aceite da submissão, o/a proponente receberá um link próprio, para inscrição como apresentador/a de comunicação.

CLIQUE para acessar os critérios para envio de comunicações: CRITÉRIOS PARA ENVIO DO RESUMO E TEXTO COMPLETO

Alunos FAJE: R$ 30,00

Corpo Docente:

Daniel De LucaFrancisco ChagasMarília Murta

Corpo Discente:

Gisleide Gonçalves de Almeida da MataMarlone PedrosaPatrícia Mara Rodrigues SilvaGraziela Bandeira Magalhães