Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

CURSO DE ATUALIZAÇÃO | Projeto de Vida na educação: uma abordagem transdisciplinar

Realização: 02/04 a 25/06
Modalidade: Online (aulas síncronas, pela plataforma TEAMS)
Inscrições: até 15/03/2024

PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO:
UMA ABORDAGEM TRANSDICIPLINAR

2024 | abril a junho | online

O projeto de vida se tornou um dos pilares das mudanças curriculares e metodológicas propostas para a educação básica, no Brasil, desde 2016. Em todos os documentos e marcos regulatórios nacionais publicados desde então, o tema aparece como elemento articulador, convergente do processo educativo, sinalizando, de acordo com eles, uma inovação que visa tornar a escola um ambiente mais significativo para os estudantes e mais correspondente às circunstâncias sociais atuais.

No entanto, as definições conceituais, os fundamentos teóricos e as diretrizes curriculares e metodológicas para a implementação do componente são escassas. Ademais, as abordagens nas bibliografias, manuais e livros didáticos voltados ao tema são variados, mas, não raro, apresentam uma perspectiva voltada à adaptação juvenil no mundo do trabalho, deixando de lado as perspectivas existenciais e éticas envolvidas no ato de projetar-se.

Muitas questões ainda restam diante desse desafio: qual formação o docente que ministra o componente deve ter? Qual foco e abordagem teórica e metodológica mais adequados? Quais espaços para exploração dos diferentes campos disciplinares existe no currículo de projeto de vida? Como organizar o componente em vistas de uma formação integral que inspire e prepare os estudantes para fazer boas escolhas, considerando a sua realização pessoal e a vida coletiva da qual faz parte?

Por isso, a proposta do Curso Projeto de Vida na Educação Básica visa a atender a necessidade de formação conceitual, crítica e metodológica de docentes que atuam no ensino fundamental e ensino médio com esse componente curricular, a partir de uma abordagem transdisciplinar. A transdisciplinaridade garante que o projeto de vida e todas as suas dimensões atravessem as disciplinas já tradicionais no currículo escolar, trabalhando de forma sistêmica tanto o âmbito cognitivo, quanto as demais dimensões que constituem a vida humana.

A proposta é que, a partir desse referencial, os e as educadores possam construir currículos e itinerários formativos para ajudar os e as adolescentes e jovens a desenvolverem seus projetos para a vida pessoal e coletivo.

***

Caracterização:

Carga Horária: 40h/a

Nível Acadêmico: Atualização

Modalidade: Online (aulas síncronas, pela plataforma TEAMS)

Público-alvo: Pessoas vinculadas às áreas de educação básica e informal: docentes, gestores, orientadores educacionais, psicólogos escolares, pastoral e demais interessados.

Coordenação: Me. Vanessa Araújo Correia

Ba. Renato Correia Santos 

Me. Felipe Magalhães Francisco

Estrutura e funcionamento:

Aulas: Terças-feiras, de 19h30 às 22h | 2 seminários aos sábados, de 09h às 12h30.

Aulas remotas síncronas, pela Plataforma TEAMS.

Investimento:

Taxa de Inscrição: R$ 20,00

Valor total do curso: R$ 280,00 (ou em 3x de R$ 93,33).

***

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

IMPORTANTE: Nossas aulas acontecerão na plataforma TEAMS de 19h30 às 22h (síncronas)

EDITAL DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD

TERMO ADITIVO AO EDITAL (CONDIÇÕES DE PAGAMENTO)

INSCREVA-SE AQUI!

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS

enptes
...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.