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Ruhe in Frieden! À memória de Lorenz Puntel (22/09/1935 – 16/07/2024)

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Luiz Sureki, SJ

Nascido no Rio Grande do Sul (Sobradinho) em 1935, o Prof. Dr. Lorenz Bruno Puntel fez sua carreira acadêmica na Alemanha, especialmente na Hochschule für Philosophie junto à Ludwig Maximilian Universität (LMU) de Munique, onde se doutorou em filosofia e depois de longos anos como professor titular, concluiu seu magistério. Atuou também como professor visitante nas universidades norte-americanas de Princeton, Harvard e Pittsburgh, escreveu vários livros e deu conferências em diversas universidades brasileiras, especialmente aqui na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Sua formação acadêmica – em lugares como Munique, Innsbruck, Viena, Paris e Roma – contempla filosofia, teologia, filologia e psicologia.

Foi sobretudo nas últimas duas décadas que Puntel se tornou um pouco mais conhecido no contexto filosófico brasileiro. O impulso mais significativo para tanto se deu muito especialmente pela tradução de suas três grandes obras sistemáticas:  Estrutura e Ser [Struktur und Sein] em 2008, Ser e Deus [Sein und Gott] em 2011, e Ser e Nada [Sein und Nichts] em 2023 pela Editora Unisinos. A essas publicações se seguiram respectivamente algumas recensões, artigos, dissertações e alguns livros, como “A Filosofia Estrutural-Sistemática. Uma análise interpretativo-sistemática” de Wellistony Carvalho Viana (2019), “A Metafísica do Ser Primordial: L. B. Puntel e o desafio de repensar a metafísica hoje” de Manfredo Araújo de Oliveira (2022), “Análise e Verdade: investigações de filosofia (sistemática)” de André Henrique Rodrigues (2024).

Os títulos das três obras sistemáticas de Puntel já indicam que o grande tema de sua vida foi o Ser. Profundo conhecedor, tanto da tradição continental quanto da tradição analítica da filosofia, Puntel buscou conciliar o que essas duas tradições têm de melhor: a pretensão de universalidade (sistematicidade) da filosofia continental e a rigorosidade, clareza e transparência da linguagem (estruturalidade) da filosofia analítica. Reuniu e expressou essas duas grandes contribuições no título de sua obra magna: Estrutura e Ser. Enquanto Estrutura diz respeito à linguagem, Ser se refere ao universo ilimitado do discurso filosófico, a tudo o que é tematizável/teorizável pela filosofia. Com esta obra, Puntel recebeu o Findlay Book Prize em 2010, um prêmio concedido pela American Society of Metaphysiks a cada 10 anos para a obra de maior destaque no campo da metafísica.

Com grande originalidade, Puntel elaborou a estrutura fundamental de uma nova filosofia: a Filosofia Sistemático-Estrutural. Desde uma profunda revisão da linguagem, propôs uma nova forma de determinação semântica das sentenças próprias do discurso filosófico e, por fim, ofereceu uma teoria realmente abrangente da realidade, uma Einailogia (uma ciência do Ser como tal e como um todo) capaz de superar a tradicional Ontologia (uma ciência do ente enquanto ente).

O grande insight para o desenvolvimento da filosofia sistemático-estrutural foi o que ele denominou Quadro Referencial Teórico (Theorierahmen). A noção fundamental é a de que toda problemática teórica, toda questão teórica, todo enunciado teórico, toda argumentação, toda teoria etc., só podem ser entendidos e avaliados quando são concebidos como situados dentro de um quadro referencial teórico. Sem esse pressuposto, tudo fica indeterminado. Quanto menos abrangente o quadro referencial adotado for, menor se revelará a universalidade daquele discurso filosófico. Isso significa que há graus de verdade proporcionais aos respectivos quadros. Por exemplo, uma sentença que diz: “o sol nasce às 06:20h em Belo Horizonte” é verdadeira num quadro referencial informacional do cotidiano da nossa vida aqui, mas não é relevante num quadro referencial teórico científico, pois, para início de conversa, o sol não nasce!; além disso a informação transmitida é muito particular: o horário diz respeito a Belo Horizonte e não se aplica a outras regiões, ou seja, a sentença não tem a universalidade nem a clareza semântica exigidas num discurso científico.

Escolas e correntes filosóficas diferentes têm ou se servem de quadros referenciais teóricos diferentes, mais ou menos abrangentes. Também a teologia, enquanto faz uso de quadros referenciais filosóficos (transcendental, dialético, hermenêutico, fenomenológico, analítico etc.), se depara com os limites desses quadros e a consequente dificuldade para expressar a visão de totalidade da realidade que tem a religião cristã. Neste sentido, a fragmentação do discurso teológico está ligada à pluralidade e particularidade dos quadros referenciais empregados pelos teólogos e teólogas.

Puntel era doutor em Teologia e em Filosofia. Estudar a relação entre as duas ciências foi uma constante em sua vida. Recordo que, quando em São Leopoldo (RS) nos idos de 1969, se publicava o primeiro número da Revista Perspectiva Teológica, Puntel escrevia ali um artigo intitulado: “Deus na teologia hoje”, no qual dizia que devido à fragmentação da filosofia com o fim dos grandes sistemas filosóficos, a teologia do século XX se encontrava numa situação de busca do seu objeto, ela tinha um “Deus para cada setor”, combatia em várias frentes tentando responder às críticas que surgiam de todo lado, estava fragmentada. Em 1974 (v.6, n.11), escreveu o artigo “A problemática da dimensão filosófica da teologia”, dimensão esta cuja legitimidade vinha sendo negada – (dentre outros, mas principalmente) – pelo biblicismo por um lado, e o pastoralismo por outro lado. Sem a dimensão filosófica, a teologia, irremediavelmente, se empobrecia.

Em 2001, agora na Síntese – Revista de Filosofia (v.28, n.92), escreveu o artigo: “A teologia cristã em face da filosofia contemporânea”, mostrando como se poderia chegar a uma unidade fundamental entre filosofia e teologia concebendo-as como duas perspectivas diferentes, mas complementares, de uma única dimensão teórica. Em 2015 (v.42, n.134) publicou o artigo: “A Filosofia e a questão de Deus: um novo enfoque sistemático”. Com este novo enfoque, Puntel pretendia reformular radicalmente a questão de Deus, apontando o lugar sistemático desta questão na filosofia. Sua tese assim se expressa: “perguntar por Deus, ou seja, tratar efetivamente a questão e dar-lhe uma resposta racional sob todos os aspectos, só tem filosoficamente um sentido inteligível e adequado no contexto de uma concepção abrangente da realidade, o que significa mais exatamente: no contexto de uma teoria sistemática do Ser como tal e no seu todo” (p.365), afinal o “Deus” das religiões abraâmicas é o Criador do universo, não um ente a mais no universo, nem tampouco um ente fora do universo.

Ainda uma última referência à grande temática da relação filosofia e teologia na vida de Puntel a encontramos por ocasião de sua presença no XII Simpósio Internacional Filosófico-Teológico da Faje, em 2016: “Filosofia e Teologia: tensões e relações”, no qual proferiu a conferência principal: “Filosofia e Teologia: como pensar a sua distinção e a sua diferença”. Após a exposição dos traços essenciais de sua concepção filosófica sistemático-estrutural, apontava o caminho para uma reflexão teológica, de modo que o ponto de chegada da reflexão filosófica (o Ser plenamente explicitado = Deus) podia agora ser tomado como ponto de partida (Deus-revelado) da/para a reflexão teológica; isso porque Filosofia e Teologia se mostravam como duas dimensões ou disciplinas de uma Ciência Unitária Universal, de uma Metafísica Primordial.

Lorenz Bruno Puntel faleceu em Augsburg, Alemanha, no dia 16 de julho último, com 88 anos de idade. Renomado acadêmico e incansável pesquisador, manifestava grande apreço pela ciência filosófica (amor à sabedoria), valorizava imensamente a honestidade intelectual na pesquisa, motivava a busca espiritual pela verdade e o sentido das coisas, e nos deu um belo testemunho da necessária paciência no processo de amadurecimento e consistência do pensamento.

Puntel nos convida a continuar o valioso legado filosófico que nos deixou, explorando novas abordagens dos grandes temas da filosofia sistemática, como Metafísica, Filosofia da Religião, Filosofia da Natureza, Antropologia, Ética e Teoria do Conhecimento.

A bibliografia completa de Lorenz B. Puntel pode ser encontrada na Biblioteca Padre Vaz da Faje, Belo Horizonte (MG).

Luiz Sureki, SJ é professor e pesquisador no departamento de Filosofia da FAJE

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